Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Artes Visuais
Noite

Artes Visuais

Linguística, Letras e Artes | Licenciatura

Objetivos Gerais: Objetivo Geral do Curso é formar professores habilitados para lecionar Arte no Ensino Básico, bem como em outras situações de ensino, e que nestas ações sejam capazes de articular todas as linguagens artísticas, a saber, Dança, Teatro e Música, buscando estabelecer relações interdisciplinares, sem perder a hegemonia de cada uma delas. A formação deste profissional está orientada à produção, pesquisa e à crítica das Artes Visuais, a partir do desenvolvimento da percepção, da reflexão e do potencial criativo, dentro das especificidades do pensamento visual, visando também como proposta à formação artística do discente, que, além de dominar os princípios pedagógicos que envolvem o ensino e aprendizagem da arte, deverá ser capaz de atuar como agente cultural em diversos setores da sociedade, configurando-se como professor-artista.

Objetivos Específicos: • Interagir com as manifestações culturais da sociedade onde o Curso se situa, demonstrando sensibilidade e excelência na criação, transmissão e recepção do fenômeno visual;
• Desenvolver pesquisa científica e tecnológica em artes visuais, envolvendo a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura visual;
• Promover, de forma significativa, espaços de experimentação artística, a partir das manifestações visuais, instituídas ou emergentes;
• Interagir com espaços culturais, especialmente em articulação com instituições de ensino específico de artes visuais com competência e ética;
• Estimular criações visuais e sua divulgação como manifestação do potencial artístico, buscando aprimorar a sensibilidade estética dos envolvidos no processo de ensino e aprendizagem artística.

Campo de atuação: Formação do professor para a educação básica, tendo também como proposta a formação do artista, que, além de dominar os princípios pedagógicos que envolvem o ensino e aprendizagem da arte, será capaz de atuar como agente cultural em diversos setores da sociedade, configurando-se, dessa maneira, como professor-artista.

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.

Este laboratório objetiva promover a exploração criativa do potencial terapêutico, com possibilidades do exercício para a reconstrução do cotidiano, das linguagens simbólicas, das relações interpessoais e grupais. Possui mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica e equipamentos para confecção de artesanato, órteses e adaptações. Possibilita também práticas de diferentes componentes curriculares.

Mensalidade com Creduniso 890,76 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
1.157,99 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.247,07 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.336,14 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.603,37 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Mensalidade com preço cheio 1.781,52 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

2. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua independência e autonomia no processo formativo.

3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

MIRELLA AMALIA MOSTONI CERÂMICA Mestre 10 anos
MIRELLA AMALIA MOSTONI CURADORIA E EXPOGRAFIA Mestre 10 anos
TANIA CRISTINA DOS SANTOS BOY DIALOGISMO E PRÁTICAS EM ARTE Doutor 14 anos
MARIA ANGELA DE OLIVEIRA OLIVEIRA EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Doutor 10 anos