Pular para o conteúdo
Home 9 Uniso Vida Toda

APRESENTAÇÃO

INSCRIÇÕES

PROGRAMAÇÃO

CURSOS

APRESENTAÇÃO

A Uniso Vida Toda está inserida nas práticas extensionistas universitárias, processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade, estabelecendo a troca de saberes sistematizados, acadêmicos e populares.

Na Uniso, a extensão nasceu fortemente ligada à comunidade local e regional à época da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, quando, nas décadas de 60 e 70, muitas atividades extensionistas foram realizadas. Em 1994, com a instalação da Universidade de Sorocaba, a extensão começou a tomar nova forma e as primeiras propostas, articuladas ao ensino e à pesquisa, tiveram seu início. Neste ano, foram criados os primeiros Núcleos de Estudos dedicados à pesquisa e à extensão, como: o Núcleo de Documentação e Pesquisa Histórica — NDPH, o Núcleo de Estudos Ambientais — NEAS, o Núcleo de Educação em Saúde — NESAU e o Núcleo de Cultura Afro-Brasileira — NUCAB. Iniciaram-se também, por meio do Departamento de Educação, as primeiras atividades voltadas ao envelhecimento.

Em 1998, foi instalado o Núcleo da Maturidade — NEMA, atual Uniso Vida Toda, que tem como proposta a educação permanente. É um programa vinculado à Pró-Reitoria Acadêmica desde o início de 2010, tendo como objetivo a educação ao longo da vida, com foco nas pessoas de 50 anos ou mais, interessadas em atualizar seus conhecimentos, redimensionar seus projetos de vida e ampliar sua rede de relações sociais.

A Universidade considera que pessoas com mais de 50 anos têm condições de manter uma série de atividades profissionais, educacionais e sociais importantes, podendo exercer plenamente sua cidadania, redimensionando o seu lugar social.

Atualmente, a Uniso Vida Toda oferece vários cursos das diversas áreas da temática da extensão: Educação, Saúde, Comunicação, Filosofia, Arte, Cultura e Tecnologia. Além disso, o Programa promove eventos — como aulas abertas, parcerias, oficinas e encontros —, que valorizam o fortalecimento das relações sociais.