Apresentação
b) Oferecer aprimoramento os profissionais que já atuam na área ambiental;
c) Qualificar os profissionais capazes de avaliar, planejar e gerenciar processos ambientais de relevância à comunidade, nas diversas escalas geográficas de sua atuação;
d) Qualificar profissionais para atuarem na educação ambiental;
e) Qualificar profissionais para a conservação ambiental;
f) Qualificar profissionais para a proteção ambiental;
g) Qualificar profissionais para o controle de impactos e riscos ambientais;
h) Capacitar profissionais para proposição de ações inovadoras na solução dos mais diversos problemas ambientais. "
a) Formar um profissional que planeja, gerencia e executa as atividades de diagnóstico, avaliação de impacto, proposição de medidas mitigadoras – corretivas e preventivas – recuperação de áreas degradadas, acompanhamento e monitoramento da qualidade ambiental. Também deverá estar preparado para a regulação do uso, controle, proteção e conservação do meio ambiente; para a avaliação de conformidade legal, análise de impacto ambiental e elaboração de laudos e pareceres; para a elaboração e implantação de políticas e programas de educação ambiental, e para a proposição de ações inovadoras na gestão ambiental, contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade de vida e a preservação da natureza;
b) Formar um profissional plural que, além de analisar as questões ambientais, sob os aspectos ambiental, econômico e social, saiba utilizar as ferramentas necessárias em busca de soluções cotidianas, em um ambiente de constantes alterações e inovações tecnológicas;
c) Formar um cidadão capaz de interagir, refletir, criticar e agir com valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional, que respeite os fundamentos da sustentabilidade e que saiba reconhecer com clareza e propor soluções para os problemas ambientais observados em seu exercício profissional. Em função da realidade regional em que o curso está inserido, o profissional formado deverá também ser dotado de competência para a análise, reflexão e busca de soluções para os problemas ambientais observados na região, tendo como referência o desenvolvimento sustentável e os preceitos da cidadania. Deve ser capaz de atuar na comunidade, caracterizada por um parque industrial diversificado, um centro comercial, financeiro e de serviços que se expande e que precisa de profissionais da área da gestão ambiental capazes de atuar de forma empreendedora e responsável em seu campo profissional.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.