Programa de Iniciação Científica

EPIC

TUTORIAL ASSINATURA ELETRÔNICA GOV.BR

O PROGRAMA

O começo de todas as ciências
é o espanto de as coisas serem o que são.
Aristóteles

O Programa de Iniciação Científica da Universidade de Sorocaba é uma importante ferramenta destinada aos estudantes de graduação para despertar o interesse pela pesquisa científica, desenvolvendo as habilidades de um pesquisador: o desejo de conhecimento e espírito investigativo.

A Iniciação Científica é, assim, o primeiro passo para aqueles que pretendem desenvolver uma carreira acadêmica, sendo comum que o estudo iniciado nesse nível, acabe evoluindo para dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em razão disso, a Iniciação Científica configura-se, também, muitas vezes, como o primeiro estágio no aprimoramento daqueles que, mais tarde, enfrentarão a desafiante carreira docente.

O Programa de Iniciação Científica oferece, de maneiras diferentes, oportunidades para que o estudante seja iniciado no universo do conhecimento científico, sob os cuidados de um professor orientador, que será o responsável pelo projeto a ser desenvolvido pelo estudante.

Compreende as seguintes modalidades:

1. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC/CNPq
  2. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Uniso) – PROBIC
  3. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológica e Inovação – PROBITI
  4. Programa Voluntário de Iniciação Científica – PROVIC

Documentos para inscrição Processo Seletivo 2024 - 2025

O envio da ficha de inscrição do orientador será através de preenchimento do formulário eletrônico abaixo.

Os documentos “Termo de compromisso do orientador” e “Orçamento detalhado do projeto” (se houver), deverão ser baixados, preenchidos e anexados no respectivo formulário.

Os orientadores que já possuírem estudantes a serem indicados, deverão preencher a ficha de inscrição do estudante no próprio formulário.

Ficha de Inscrição Orientador (para preenchimento da ficha de inscrição do orientador, clique aqui)

Valores de Serviços - Laboratórios

RELATÓRIOS, CARTAS E FORMULÁRIOS

Relatório Semestral (Parcial)

O relatório semestral (parcial) deverá ser submetido pelo(a) estudante. Para acessar, clique aqui

A ficha de acompanhamento de atividades do estudante pelo orientador deverá ser preenchida pelo(a) orientador(a) proponente. Para acessar, clique aqui

MODELOS DE CARTAS

PLÁGIO

Antigamente, plagium indicava o delito de reduzir alguém à condição de escravo, suprimindo sua liberdade, tal como nos lembra a Exposição de Motivos da parte Especial do Código Penal.

Hoje, o delito de plágio indica a apropriação indevida da criação intelectual, artística e cultural de uma pessoa por outra, fato que pode ocorrer de diversas formas.

A regulação dos direitos autorias se dá por meio da Lei 9.610/98 (https://bit.ly/4cexJOR), sendo que a sanção penal está prevista no art. 184 do Código Penal (https://bit.ly/45cETkn), sem prejuízo das sanções civis e administrativas.

Violação de Direito Autoral

· Art. 184. Violar direitos de autor e os que lhe são conexos: Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003

Pena – detenção, de 3 (três) meses a 1 (um) ano, ou multa: Redação dada pela Lei nº 10.695, de 1º.7.2003

Além de ser ilegal, o plágio configura uma conduta desonesta, reprovável ética e moralmente, que não combina com o ambiente acadêmico, principalmente, no âmbito da pesquisa científica.

Não importa se música, foto, gráfico, pequeno trecho, texto ou imagem, a apropriação da criação alheia, além de não contribuir em nada com o progresso científico, empobrece o trabalho acadêmico, desonra a imagem do pesquisador/plagiador e prejudica o verdadeiro autor (vítima do plágio).

Por tal razão, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), seguindo orientações da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), recomenda o combate ao plágio no âmbito das instituições de ensino.

EPIC

27º Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica - EPIC 2024

CLIQUE AQUI para acessar o evento.

26º Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica - EPIC 2023

CLIQUE AQUI para acessar o evento.

CADERNO DO EVENTO

ENCONTRO DE PESQUISADORES E DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

O Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica (EPIC) consiste na apresentação dos projetos desenvolvidos pelos estudantes no Programa de Iniciação Científica.

26º EPIC | 21º ENEX | 3º E_PIBID | 2º ERP – 28 a 30 de novembro de 2023

25º EPIC | 20º ENEX – 05 a 07 de dezembro de 2022

23º EPIC | 18º ENEX | 3º E_PIBID – 14 a 16 de dezembro de 2020

22º EPIC | 17º ENEX | 2º E_PIBID – 05 a 07 de novembro de 2019

21º EPIC | 16º ENEX – 06 a 08 de novembro de 2018

20º EPIC | 15º ENEX | 5º E_PIBID – 07 a 09 de novembro de 2017

19º EPIC | 14º ENEX – 07 a 12 de novembro de 2016

18º EPIC | 13º ENEX – 03 a 05 de novembro de 2015

13º EPIC | 8º ENEX – 24 a 26 de maio de 2010

12º EPIC | 7º ENEX – 1 a 3 de junho de 2009

11º EPIC | 6º ENEX – 2 a 4 de junho de 2008

10º EPIC | 5º ENEX – 21 a 23 de maio de 2007

9º EPIC | 4º ENEX – 9 a 11 de outubro de 2006
CLIQUE AQUI para acesso ao Anais do evento.

Os cadernos do evento do 1º ao 8º e 14º ao 17º EPIC, possuem versão física na Biblioteca da Universidade de Sorocaba, buscando por “Encontro de Pesquisadores e de Iniciação Científica”, pelo Pergamum.

Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação
Secretaria do Programa de Iniciação Científica