SUSTENTABILIDADE
APRESENTAÇÃO
BIODIVERSIDADE
EDUCAÇÃO E PESQUISA
GESTÃO DE RESÍDUOS
MOBILIDADE E CIRCULARIDADE
RECURSOS HÍDRICOS
SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
NOTÍCIAS
APRESENTAÇÃO
O Green Academy é o programa de sustentabilidade da Universidade de Sorocaba. Aqui, apresentamos as principais práticas que vêm sendo implementadas em diversas frentes e que garantiram a inserção da Uniso no UI GreenMetric World University Rankings Network (UIGWURN).
O GreenMetric é um ranking mundial criado pela Universidade da Indonésia para avaliar as ações ambientais desenvolvidas pelas universidades.
Em 2023, 43 instituições de ensino brasileiras, de um total 1.183, foram avaliadas. A Uniso está na posição 336º no geral, na 14ª posição entre as IES brasileiras e na 6ª colocação entre as IES brasileiras privadas.
BIODIVERSIDADE
Áreas de Preservação
A Cidade Universitária, inaugurada em 1999, está localizada em uma área total de 1.431.339m².
O câmpus, que foi instalado em uma área degradada, teve mais de 15 mil mudas plantadas, graças a projetos de reflorestamento, como Banco de Sementes. A região apresenta elementos de Cerrado e Mata Atlântica, e área coberta por vegetação florestal é de 1.288.205 metros quadrados.
Saiba mais em Desenvolvimento sustentável: Como a Uniso transformou uma pastagem infértil num refúgio para a biodiversidade
Clone de Árvore Grande
Em 2002, o Neas iniciou as experiências de “clonagem” da paineira centenária que deu nome ao bairro Árvore Grande e que teve grande importância histórica e paisagística para a cidade. Mediante a técnica de enxerto, o material genético da árvore foi preservado em uma nova muda, plantada próxima ao lado do prédio de Apoio 3, na Cidade Universitária. O objetivo foi garantir a preser¬vação do material genético da Árvore Grande, devido à sua importância na história de Sorocaba.
Outra muda foi plantada no local original, em 2010, em uma parceria com a Prefeitura Municipal, quando chegou ao fim o ciclo de vida da paineira-mãe, que tinha mais de 150 anos e aproximadamente 15 metros de altura. Outros “clones” também foram originados e doados à comunidade. Saiba mais em Núcleo de Estudos Ambientais clonou árvore tradicional de sorocaba
Aves
Além da seriema (Cariama cristata), que se tornou a mascote da Uniso, mais de 100 espécies de aves já foram catalogadas na Cidade Universitária. Saiba mais sobre as “Mais de 100 espécies de aves foram identificadas na Cidade Universitária da Uniso”.
EDUCAÇÃO E PESQUISA
Componentes curriculares
Em 2023, dos 2.658 componentes oferecidos nos 69 cursos de graduação, 344 deles eram relacionados à sustentabilidade, o equivalente a 12,94%.
Eventos
Semanas acadêmicas, palestras, conferências, oficinas, formação prática, entre outros eventos com temática relacionada ao meio ambiente e sustentabilidade, sediados ou organizados pelos cursos da Uniso. Há dois eventos principais realizados na Universidade anualmente.
Semana de Biologia
Semana da Engenharia Ambiental
Núcleo De Estudos Ambientais (NEAS)
Líder regional em questões ligadas à ecologia, ao desenvolvimento sustentável e a pesquisas científicas voltadas à biodiversidade e geologia, o Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso (NEAS) desenvolveu um minucioso levantamento da fauna, flora e aspectos geomorfológicos da região da Cidade Universitária.
Centro de estudos e práticas para os cursos de Agronomia, Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental, o NEAS é responsável pelo Banco de Sementes, que garante a reposição e consequente preservação das principais espécies da vegetação típica do interior do Estado.
No Núcleo, encontram-se mudas de espécies nativas, para venda e doação, e a trilha ecológica, com informações ambientais. Visitas de escolas e outras organizações ao Neas podem ser agendadas.
Projeto Uniso Ciência
Em outubro de 2017, com o intuito de ampliar a divulgação de sua produção científica para além do público especializado, a Universidade lançou o projeto Uniso Ciência, que visa compartilhar com o público em geral o resultado das pesquisas desenvolvidas nos Programas de Pós-Graduação da Instituição, bem como outros projetos e ações de caráter científico, tecnológico e inovador.
O projeto conta com um jornal trimestral, blog e revista semestral bilíngue. Temas relacionados à sustentabilidade já publicados:
Ações institucionais
Meliponicultura no câmpus: por que é importante compartilhar a Universidade com as abelhas?
Uniso passa a fazer parte de rede internacional de universidades orientadas para a sustentabilidade
Com duas plantas fotovoltaicas, Uniso dá o primeiro passo rumo à autossuficiência energética
Desenvolvimento sustentável: Como a Uniso transformou uma pastagem infértil num refúgio para a biodiversidade
Educação ambiental
Experiências sustentáveis promovem compensação de carbono dentro e fora do câmpus
A Floresta Nacional de Ipanema como espaço pedagógico
Em publicação de Oxford, professor da Uniso explora relação entre Paulo Freire e a educação ambiental
Pesquisa analisa a temática da sustentabilidade no ensino superior
Sustentabilidade + arte: abordagem STEAM é ponte entre as ciências duras e as humanidades
Biodiversidade
Megafauna no câmpus: Uma viagem ao passado pré-histórico do estado de São Paulo
Dinossauros no câmpus: uma viagem ao passado pré-histórico do estado de São Paulo
Mais de 100 espécies de aves foram identificadas na Cidade Universitária da Uniso
Biorremediação e recursos hídricos
Cogumelos têm potencial para a remoção de fármacos da água de esgoto
Bactérias podem ser utilizadas para limpar áreas contaminadas por hidrocarbonetos de petróleo
Hormônios na sua água potável e como removê-los
Processos produtivos mais sustentáveis
Pesquisa mostra que pequeno agricultor não cumpre lei que prevê destinação adequada a embalagens de defensivos
Estudo mostra que a qualidade do solo não pode ser definida apenas pela aparência do lugar
Pesquisa faz um raio-x do comércio de sucata ferrosa em Sorocaba
Pesquisa analisa vantagens do uso de ônibus elétricos a bateria
Substrato do cultivo de shiitake pode virar insumo alternativo para a construção civil
“Sustentabilidade precisa oferecer retorno financeiro para ter sucesso nas organizações”, diz pesquisador
Postura preditiva é fundamental para reduzir riscos de acidentes ambientais
Pesquisadora estuda como transformar resíduos de olarias em insumos para concreto
Compartilhamento inteligente de cargas pode ser alternativa de transporte mais amigável para o meio ambiente
Estudo comprova que é possível utilizar dois tipos de lodo na fabricação de tijolos ecológicos
Como uma linha de montagem, mas ao contrário: fluxo reverso permite reciclar até 95% de um automóvel
Diamante Metálico, a liga metálica mais dura do mundo, é viável como ferramenta de corte e 100% livre de cobalto
Mudanças climáticas
Para não esquecer da COP26
Especialistas diversos discutem soluções emergentes para a crise climática
GESTÃO DE RESÍDUOS
Resíduo orgânico
O restante das podas de toda a jardinagem feita na Cidade Universitária é descartado no solo da floresta localizada dentro do câmpus, para decomposição do material orgânico, enriquecendo o solo.
Resíduos inorgânicos
A Universidade possui locais específicos de coleta, como os repositórios de latinhas de refrigerante, e de armazenamento de papel e alumínio, que são recolhidos por empresa de reciclagem.
Acesse: Planilha de Gestão de Resíduos
MOBILIDADE E CIRCULARIDADE
UMOVE
Projeto que possibilita o compartilhamento de bicicletas, contribuindo para a redução do uso de veículos dentro da Cidade Universitária. Além das bicicletas, o projeto também promove o uso compartilhado de livros e guarda-chuvas.
Sinalização para pedestres
Os câmpus possuem sinalização para separação das áreas de uso de pedestres das áreas para veículos; rampas e piso tátil adequado para pessoas com deficiência (PcD) e iluminação em espaços de pedestres.
RECURSOS HÍDRICOS
Poços semiartesianos
Toda água utilizada na Cidade Universitária e no Hospital Veterinário provém de dois poços semiartesianos, responsáveis por 80% do total consumido. Depois de extraída do subsolo por bombeamento, a água é tratada, direcionada para os reservatórios e distribuída, por gravidade, aos pontos de consumo.
Banheiros
Válvulas de descarga e torneiras automáticas de baixo fluxo de água estão instaladas no Bloco F, prédio de Apoio 4 e Hospital de Animais de Grande Porte, na Cidade Universitária.
Utensílio | Número total | Percentual |
Torneiras convencionais | 6 | 1,2 |
Torneiras com uso eficiente de água | 514 | 98,8 |
Banheiro convencional | 6 | 1% |
Vaso sanitário eficiente | 575 | 99% |
Urinol eficiente | 221 | 100% |
SUSTENTABILIDADE ENERGÉTICA
Consumo consciente
Das 11 mil luminarias LED utilizadas pela Universidade, 91% são dispositivos com eficiência energética.
Climatização
O sistema de ar condicionado do câmpus Trujillo usa Gás Natural Comprimido (GNC).
Carregamento USB
A praça Cívica, na Cidade Universitária, conta com 12 pontos para carregamento USB a partir da energia solar gerada na Universidade.
Fontes de energia renováveis
Desde junho de 2020, toda a eletricidade utilizada pela Universidade vem de fonte renovável comprada de empresa particular participante do Mercado Livre de Energia. Esse abastecimento proporciona uma economia de cerca de 30% em relação ao que custaria por meio do fornecimento regular.
Energia solar. A Uniso conta com uma usina fotovoltaica com duas estações para transformação da luz solar em energia elétrica, na Cidade Universitária. Capacidade de cerca de 190MWh (megawatts-hora) por ano, gerando 132 kWp, o que equivale a uma economia anual de cerca de 10% em relação ao que consome o câmpus. Essa energia seria suficiente para manter em funcionamento 3.600 lâmpadas LED de 18W durante 8 horas diárias, 70 residências de 50 m2. As plantas estão instaladas no teto do prédio de Apoio 4 e no solo de uma das áreas de estacionamento.
NOTÍCIAS
2024
05/01/24 – “Seu Otávio” planta árvores pela Uniso
2023
19/12/23 – Mestrados e Doutorados oferecem bolsas de estudo para pesquisa. Meio ambiente é um dos pilares
18/12/23 – Uniso sobe de posição em ranking de sustentabilidade
13/12/23 – Entrevista: Moradora de Sorocaba viveu o drama do afundamento em Maceió
12/12/23 – Sustentabilidade em pauta na Revista Uniso Ciência
30/10/23 – Arquiteto e urbanista renomado Marcos Acayaba faz palestra na Uniso
10/10/23 – Projeto de reciclagem auxilia associação de surdos
05/10/23 – Revista Science publica carta de professor com alunos sobre a exploração de petróleo
14/09/23 – Levitação magnética é tema de curso
06/09/23 – MOBI é lançado em evento para mais de 150 pessoas
01/09/23 – Evento da Uniso reunirá cidades no Parque Tecnológico
01/09/23 – Palestras apresentam projeto de trem
25/08/23 – Uniso recebe selo “Amigo do Lixo Zero”
21/08/23 – Evento discutirá economia descarbonizada com a Região
30/06/23 – Professores tomam posse como conselheiros ambientais
05/06/23 – Entrevista: Dia Mundial do Meio Ambiente
05/06/23 – Dia Mundial do Meio Ambiente
26/05/23 – Edição Sustentabilidade do Uniso Experience fica marcado pela conscientização
08/05/23 – Uniso Experience: Sustentabilidade é o tema
08/04/23 – Uniso Ciência: Pesquisa confirma contaminação por chumbo na zona industrial de Sorocaba
08/04/23 – Uniso Experience: Sustentabilidade é o tema
24/03/23 – Seriema é notícia no portal Tem Mais
18/02/23 – Figueiras são impróprias para os canteiros da avenida São Paulo
03/02/23 – Uniso inaugura novo Museu da Biodiversidade
2022
25/10/22 – Uniso instala caixas para preservação de abelhas
21/09/22 – 1º Circuito Bike Uniso: confira as fotos
16/09/22 – Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais obtêm nota máxima
12/09/22 – Uniso participa de seminário sobre educação no campo
22/09/22 – Cursos plantam mudas no Dia da Árvore
09/09/22 – 2º Circuito de Bike tem nova trilha
15/06/22 – Semana do Meio Ambiente recebe cerca de 400 pessoas
26/05/22 – I Circuito de Bike Uniso será neste domingo (29/5)
28/04/22 – Novos Laboratórios no Núcleo de Estudos Ambientais
01/04/22 – Conheça o programa de sustentabilidade da Uniso
26/03/22 – Semana do Meio Ambiente recebe inscrições
2021
01/12/21 – Trekking ecológico recebe 19 equipes
09/11/21 – TEDx Uniso aborda sustentabilidade
05/11/21 – Estudantes desenvolvem projetos de revitalização
29/10/21 – Crise hídrica é tema do Uniso Ciência
29/09/21 – Usina de energia solar é inagurada
10/09/21 – Medicina Veterinária participa de ações de combate a incêndio
01/04/21 – Semana do Meio Ambiente recebe inscrições