EPES 2022: ANAIS DO EVENTO
GRUPOS DE TRABALHO
GRUPOS DE TRABALHO
Os trabalhos estão divididos por Grupos de Trabalho (GTs). Clique abaixo para abrir cada artigo e/ou fazer download dos arquivos em PDF.
GT COTIDIANO ESCOLAR
por Fernanda Ribeiro Rodrigues e Maria Ogécia Drigo
Cultura da paz e educação para a paz
por Vanessa de Toledo Costa Sanson e Maria Ogécia Drigo
A escola e o contemporâneo: desafios dos tempos atuais
por Bruno Pereira dos Santos
Eles não querem saber de nada: Uma análise sobre práticas escolares através das epistemologias de Kuhn, Bachelard e Boaventura
por Paulo Henrique Ferreira Borges dos Santos
O computador e a internet: delineamentos para práticas educacionais
por José Carlos Francisco Filho e Maria Ogécia Drigo
Entrelaçando discursos, gênero e matemática no cotidiano escolar: contribuições teóricas
por Juliana de Oliveira Hessel Vianna e Ana Leticia Losano
Professores que ensinam matemática desde a perspectiva multicultural: o estado da questão
por Joana D’Arc de Almeida e Ana Leticia Losano
O cotidiano escolar na educação infantil durante a pandemia do Covid-19: relato de experiência de uma professora de creche
por Michele Padilla Pedroso Vígari e João Henrique da Silva
A temática Ginástica nas aulas de Educação Física: um estudo em São Roque-SP
por Vivian Mesquita Gomes
Desafios e possibilidades do trabalho colaborativo na educação infantil: a creche com “professor” no corpo docente
por Marcio José Celestino
GT PRÁTICAS EDUCATIVAS
Práticas Corporais de Aventura: Uma Proposta Inovadora com a Matemática
por Maria Carolina Rebuá Ribeiro, Samuel Caliani Zamparoni, Ana Leticia Losano e Edison Trombeta de Oliveira
Perspectivas docentes sobre o brincar livre em conexão com a natureza e sua efetivação nas práticas educativas cotidianas
por Carolina Caldini e Ana Letícia Losano
Práticas pedagógicas na Educação Especial: Na perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural e da Pedagogia Histórico-Crítica
por Agda Cristina Fogaça Zuliani e João Henrique da Silva
João e o pé de feijão: ludicidade e empreendedorismo na Educação Infantil
por Aléxia Roche e Maria Alzira de Almeida Pimenta
A Literatura Infantil como recurso para o ensino da matemática: estado da questão das produções brasileiras
por Camila Caldini Coutinho e Ana Leticia Losano
O uso das tecnologias para prática de conversação em inglês no Ensino Médio: um relato de experiência
por Cláudia Regina Pinto e Édison Trombeta de Oliveira
Competência midiática, sustentabilidade e práticas pedagógicas no ensino superior: uma experiência a partir do projeto EcoCine
por Aléxia Roche, Daniela Lemos Simões Sobral e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Inovação na Biblioteca Universitária: um olhar além do óbvio
por Ana Claudia Martins Rosa e Edison Trombeta de Oliveira
GT ENSINO POR COMPETÊNCIAS
Telas, fotografia e competências midiáticas: da alegoria da caverna ao conceito de noosfera
por José da Silva Neto e Maria Ogécia Drigo
Competências midiáticas na formação de professores de matemática: contribuições advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais
por Joceélem Diana Fogaça Bellucci e Maria Ogécia Drigo
Formação humanista e ensino de marketing: prática pedagógica baseada no desenvolvimento de competência midiática
por Cristiane Sales Pires e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Teoria do CHA, competência midiática e sustentabilidade em práticas pedagógicas para o Ensino Fundamental II
por Cristiane Bevilaqua Mota, Aléxia Roche e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Estudo para desenvolvimento de questionário sobre valores e virtudes
por Maini Barreira Gonçalves e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Abordagem quantitativa de uma pesquisa qualitativa na educação
por Marinete Aparecida Martins e Maria Alzira de Almeida Pimenta
Avaliação da aprendizagem: compromisso com um projeto educativo
por Ione Aparecida Neto Rodrigues
GT POLÍTICAS E GESTÃO EM EDUCAÇÃO
A permanência dos bolsistas do Programa Universidade para Todos (ProUni): apontamentos a partir de uma revisão bibliográfica
por Henrique Augusto Prinhorato e André Pires
O Processo de Bolonha e a América Latina: a importação via sedex de um currículo caro demais
por Marcos Antonio Martinez Junior
Responsabilidade social e a sociabilização de travestis e mulheres transexuais: uma análise dentro do ambiente acadêmico
por Rafael Augusto Moreira Silva e Rafael Ângelo Bunhi Pinto
A formação continuada: mudanças do trabalho docente no processo de formação por competências na rede municipal de Sorocaba após a implantação da BNCC
por Ana Paula de Oliveira e Jefferson Carriello do Carmo
Expansão da modalidade de ensino à distância na graduação em enfermagem na Região Metropolitana de Sorocaba
por Miriam Sanches do Nascimento Silveira e Rafael Angelo Bunhi Pinto
Percepções de competências didático-pedagógicas em disciplinas em educação a distância na Universidade de Sorocaba
por Otavio Henrique Rossi Pinto Fernandes e Rafael Ângelo Bunhi Pinto
O trabalho da supervisão no sistema municipal de ensino de Sorocaba 1998-2021
por Jessimeire Alessandra Domingues Costa Grosso e Jefferson Carriello do Carmo
GT HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO
Implantação do Curso Superior de Tecnologia em Manufatura Avançada na Fatec-Sorocaba “José Crespo Gonzales”
por Nelson Rampin Filho, Norberto Aranha e Jefferson Carriello do Carmo
O ensino da contabilidade: da origem como ciência ao ensino superior frente às novas tecnologias
por Maria Aparecida Siqueira Souza e Rafael Ângelo Bunhi Pinto
O lobby da Confederação Nacional da Indústria no Congresso Nacional a partir da análise das Agendas Legislativas
por Thaís Fernanda Botelho e Jefferson Carriello do Carmo
Trabalho e Educação no Brasil: o impacto da Indústria 4.0
por Fernando Silveira Melo Plentz Miranda
No âmago da Constituição de 1988: contribuições do arquivo histórico da Câmara dos Deputados para a pesquisa em história da educação
por Greiciane de Oliveira Sanche
Projeto Lugares de Ler: na história da educação do município de Sorocaba
por Leila Regina Oliveira Chinelatto
Panorama da educação escolar brasileira: uma articulação com a abordagem Reggio Emilia e a pandemia
por Aléxia Roche e Maria Alzira de Almeida Pimenta
LANÇAMENTO DE LIVRO
com organização de Jefferson Carriello do Carmo; resumos por capítulo