Apresentação
O Curso de Sociologia está orientado pelo princípio pedagógico de formar pessoas para sua capacitação analítica, interpretativa e intervenção junto à realidade social.
a)Oferecer uma estrutura curricular que estimule e possibilite aos estudantes o exercício da autonomia intelectual, de uma perspectiva crítica diante da sociedade, bem como a aquisição de uma formação humanística;
b) Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada nas três áreas do curso – Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
c) Fornecer instrumentos para que os estudantes possam estabelecer relações entre a pesquisa e a prática social;
d) Garantir oportunidades efetivas para o aprendizado de competências fundamentais para o futuro exercício profissional dos alunos;
e) Promover a reflexão sistemática sobre o conhecimento adquirido através de experiências práticas em conexão com conteúdos teóricos;
f) Promover a articulação entre as disciplinas, as linhas e os núcleos de pesquisa, as áreas de formação e os projetos de extensão desenvolvidos pelos departamentos que atuam no curso;
g) Conciliar a autonomia dos estudantes na composição de seu currículo com uma oferta mais estruturada de disciplinas, no sentido de concentração de esforços formativos;
h) Permitir e estimular o conhecimento sobre as possibilidades de inserção profissional e identificação de novos campos de atuação.
O perfil desejado do egresso do curso de Sociologia só poderá ser entendido se discutirmos, primeiramente, o papel do sociólogo na sociedade contemporânea. Por excelência, o papel do sociólogo é o de pesquisar e analisar os processos políticos, sociais e culturais com a finalidade de produzir conhecimentos acerca desses processos. Num sentido amplo, o sociólogo deve ser formado para produzir conhecimento, cuja natureza deve ser pluralista, crítica e criativa. Por poder adquirir, ao longo do curso, uma sólida formação teórico-metodológica nos três eixos fundamentais que constituem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), o licenciado em Sociologia deverá ser capaz de compreender criticamente a sociedade na qual vive e para a qual deve buscar alternativas, bem como ter competência para relacionar, de maneira adequada, a teoria à prática. Ou seja, deverá desenvolver a habilidade de relacionar os estudos teóricos com a reflexão sobre aspectos da realidade social que vivencia.
A inserção profissional do licenciado em Sociologia é diversa, pois, além de ser qualificado para atuar no magistério na educação formal (ensinos fundamental, médio e superior) e não-formal, estará também apto a exercer funções nas áreas de assessoria, consultoria, formação e planejamento em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, partidos políticos e ONGs, bem como continuar sua formação em pós-graduação. Espera-se que o egresso do curso, além de um profissional capacitado para atuar em instituições educacionais públicas e particulares, seja também um intelectual crítico e pró-ativo, apto a questionar e a intervir sobre as práticas e padrões atualmente hegemônicos em nossa sociedade.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
1º MÓDULO | |
Introdução à Teoria Sociológica | 80 |
Introdução à Antropologia | 80 |
Introdução à Ciência Política | 80 |
Economia | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de Sociologia 1 | 80 |
2º MÓDULO | |
Psicologia da Educação | 80 |
Antropologia da Educação | 80 |
Ciência Política e Teoria Geral do Estado | 80 |
Política Social | 80 |
Didática | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de Sociologia 2 | 80 |
3º MÓDULO | |
Estudos Culturais e Antropológicos | 80 |
História Moderna | 80 |
Psicologia Social | 80 |
Estatística | 80 |
Língua Brasileira de Sinais | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de Sociologia 3 | 80 |
4º MÓDULO | |
Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior | 80 |
Pensamento Social | 80 |
Sociologia da Religião | 80 |
Políticas Educacionais para a Educação Básica | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de Sociologia 4 | 80 |
5º MÓDULO | |
Sociologia Contemporânea | 80 |
Economia Política | 80 |
Elaboração e Implementação de Políticas Públicas | 80 |
Gestão Ambiental | 80 |
Prática Pedagógica e Metodologia do Ensino de Sociologia 5 | 80 |
6º MÓDULO | |
Antropologia da Religião | 80 |
Sociologia da Educação | 80 |
Geografia da Mundialização | 80 |
Questão Social, Direitos Humanos e Diversidade | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de Sociologia 6 | 80 |
COMPLEMENTAR | |
Estágio Supervisionado em Sociologia | 480 |
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 240 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
3360 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.