Apresentação
Formar profissionais para que possam atuar como professores em diferentes contextos educacionais de instituições públicas e privadas e também nas áreas de planejamento, gestão, execução e avaliação de projetos educacionais.
a) Possibilitar o desenvolvimento de conhecimentos e habilidades necessárias à atuação na Educação Infantil, Ensino Fundamental e nos outros contextos, de maneira crítica, reflexiva e ética;
b) Propor práticas pedagógicas relacionadas ao planejamento, execução e coordenação de tarefas próprias das instituições escolares ou não;
c) Estimular nos graduandos o domínio de métodos, técnicas pedagógicas e o uso de tecnologias que permitam a mediação de conhecimentos para os diferentes níveis de ensino em diversificados contextos de aprendizagem.
A formação do licenciado em Pedagogia possibilita a qualificação para o trabalho:
Em instituições educativas no campo da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, disciplinas pedagógicas de cursos de formação em nível médio e Educação Especial em instituições – escolares ou não – que demandem funções de gestão pedagógica, educacional e institucional;
Como assessor e consultor na área da educação, gerando reflexões e práticas políticas e culturais na ação educativa.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
AVALIAÇÃO DO MEC
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
EDUCAÇÃO E CONTEXTO CONTEMPORÂNEO | |
Pedagogia: Cenários e Campos de Atuação | 80 |
Literaturas Infantil e Juvenil | 80 |
Educação Infantil e Direitos das Infâncias | 80 |
Multimodalidade e Multiletramentos | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Práticas de Alfabetização e Letramento | 80 |
RAÍZES HISTÓRICAS E SOCIAIS DA EDUCAÇÃO | |
Psicologia da Educação | 80 |
Antropologia da Educação | 80 |
História da Educação | 80 |
Educação e Tecnologias | 80 |
Didática | 80 |
Prática Pedagógica 1 | 80 |
AS ARTES E O LÚDICO NA EDUCAÇÃO | |
A Infância e o Lúdico em Educação | 80 |
Educação e Direitos Humanos | 80 |
Fundamentos e Metodologias das Linguagens Artísticas | 80 |
Educação Inclusiva | 80 |
Língua Brasileira de Sinais | 80 |
Prática Pedagógica 2 | 80 |
INTERFACES DA MEDIAÇÃO DOCENTE | |
Psicomotricidade e Movimento | 80 |
Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior | 80 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Língua Portuguesa | 80 |
Políticas Educacionais para a Educação Básica | 80 |
Prática Profissionais: Planejamento Educacional | 80 |
Prática Pedagógica 3 | 80 |
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM | |
Fundamentos e Metodologias do Ensino em História | 80 |
Educação, Temas Transversais e Interdisciplinares | 80 |
Avaliação da Aprendizagem | 80 |
Design Educacional: Produção e Revisão de Materiais Didáticos | 80 |
Práticas Profissionais: Gestão Escolar | 80 |
Prática Pedagógica 4 | 80 |
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE | |
Fundamentação e Metodologias do Ensino de Matemática | 80 |
Sociologia da Educação | 80 |
Gerações e Processos Educativos: Jovens, Adultos e Envelhecimento | 80 |
Práticas Profissionais: Supervisão Educacional | 80 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino de Geografia | 80 |
Prática Pedagógica 5 | 80 |
PRÁTICAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO | |
Currículo, Território e Comunidade | 80 |
Sociedade, Cultura e Cidadania | 80 |
Fundamentos e Metodologias do Ensino em Ciências da Natureza | 80 |
Inovação e Criatividade em Educação | 80 |
Pesquisa em Educação | 80 |
Prática Pedagógica 6 | 80 |
COMPLEMENTAR | |
ATIVIDADES TEÓRICO-PRÁTICAS DE APROFUNDAMENTO EM ÁREAS ESPECÍFICAS | 120 |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PEDAGOGIA | 360 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
3840 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.