Apresentação
Formar profissionais que possam atuar como professores com habilitação em Português, Inglês e respectivas Literaturas e também como revisores e tradutores, considerando os diferentes contextos da educação contemporânea e em diálogo com a pesquisa, reflexão e produção de conhecimento nos diferentes campos de atuação.
a) Proporcionar o desenvolvimento das competências e habilidades necessárias para o domínio da expressão oral e escrita em Língua Portuguesa e Língua Inglesa, para que os estudantes possam reconhecer os contextos multiculturais em suas atuações profissionais;
b) Possibilitar o domínio de métodos, técnicas pedagógicas e o uso de tecnologias que permitam a mediação de conhecimentos para os diferentes níveis de ensino em diversificados contextos de aprendizagem;
c) Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional a serviço do progresso e da justiça social.
O profissional docente de Letras pode atuar em diferentes contextos:
a) Como docente de Português, Inglês (e respectivas literaturas) nos contextos do Ensino Fundamental 2, no Ensino Médio, bem como na Educação de Jovens e Adultos e nos sistemas alternativos de ensino - supletivo, cursos pré-vestibulares, preparatórios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para concursos e ensino de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas;
b) Prestando serviços editorais em Português e Inglês – produção, revisão e atividades ligadas à tradução, legendagem e interpretação em Língua Inglesa;
c) Participando de diferentes etapas da elaboração de materiais didáticos para os diferentes contextos educacionais.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
AVALIAÇÃO DO MEC
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
EDUCAÇÃO NO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO | |
Introdução aos Estudos das Linguagens | 80 |
Literaturas Infantil e Juvenil | 80 |
Introdução aos Estudos da Literatura | 80 |
Multimodalidade e Multiletramentos | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Prática Pedagógica e Metodologia de Ensino em Línguas e Literatura 1 | 80 |
LÍNGUA: ORALIDADE E NORMATIVAS | |
Psicologia da Educação | 80 |
Língua Inglesa: Texto Oral | 80 |
Língua Portuguesa: Tópicos em Teorias Gramaticais | 80 |
Educação e Tecnologias | 80 |
Didática | 80 |
Prática Pedagógica e Metodologia de Ensino em Línguas e Literatura 2 | 80 |
LÍNGUA E SOCIEDADE | |
Semiótica Aplicada | 80 |
Literatura: Prosa | 80 |
Língua Inglesa: Texto Escrito | 80 |
Sociolinguística | 80 |
Língua Brasileira de Sinais | 80 |
Prática Pedagógica e Metodologia de Ensino em Línguas e Literatura 3 | 80 |
POESIA E ESCRITA | |
Estudos da Linguagem: Semântica e Pragmática | 80 |
Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior | 80 |
Literatura: Poesia | 80 |
Políticas Educacionais para a Educação Básica | 80 |
Prática Pedagógica e Metodologia de Ensino em Línguas e Literatura 4 | 80 |
DESIGN DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS | |
Práticas Profissionais: Leitura e Revisão em Língua Portuguesa | 80 |
Estudos da Linguagem: Fonética e Fonologia | 80 |
Língua Inglesa: Tópicos em Teorias Gramaticais | 80 |
Design Educacional: Produção e Revisão de Materiais Didáticos | 80 |
Práticas Pedagógicas e Metodologias do Ensino de Literatura Língua Portuguesa 5 | 80 |
MEDIAÇÕES NA PRÁTICA DOCENTE | |
Pesquisa em Letras | 80 |
Literaturas em Língua Inglesa | 80 |
Gerações e Processos Educativos: Jovens, Adultos e Envelhecimento | 80 |
Práticas Profissionais: Revisão e Tradução - Língua Inglesa | 80 |
Práticas Pedagógicas e Metodologias do Ensino de Literatura Língua Portuguesa 6 | 80 |
COMPLEMENTAR | |
Estágio Supervisionado em Letras Português/Inglês | 480 |
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 240 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
3360 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.