Apresentação
Proporcionar ao professor formação de História, que capacite para a compreensão e a transmissão dos principais temas e problemas relacionados com essa área, assim como para a análise, reflexão crítica e busca de transformação da realidade social em que se insere, à luz de princípios cristãos.
Habilitar o professor de História para enfrentar com sucesso os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar os jovens para a reflexão histórica, bem como transmitir aos alunos o legado da tradição e o gosto pelo pensamento inovador, crítico e independente.
a) Formar professores, partindo do princípio de que a interdisciplinaridade se constrói na ação do coletivo;
b) Situar os momentos históricos nos diversos ritmos de duração e nas relações de sucessão e/ou de simultaneidade;
c) Prover o futuro professor de competências ligadas à leitura, análise, contextualização e interpretação das diversas fontes e testemunhas de épocas passadas e também do presente.
O licenciado em História deverá estar capacitado ao exercício do trabalho de Historiador, em todas as suas dimensões, o que supõe pleno domínio da natureza do conhecimento histórico e das práticas essenciais de sua produção e difusão. Atendidas estas exigências básicas e, conforme as possibilidades, necessidades e interesse da IES, com formação complementar e interdisciplinar, o profissional estará em condições de suprir demandas sociais específicas relativas ao seu campo de conhecimento (magistério nas séries finais do ensino fundamental e no ensino médio, museus e arquivos, preservação do patrimônio, assessorias e entidades públicas e privadas, nos setores culturais, artísticos, turísticos).
O licenciado em História deverá estar habilitado para enfrentar os desafios e as dificuldades inerentes à tarefa de despertar nas crianças, adolescentes e jovens a prática reflexiva, levando em consideração a formação histórica, estabelecendo diálogo entre o tempo histórico, o tempo geológico, o tempo e a natureza, acrescentando nesta dinâmica os ritmos de duração dos acontecimentos históricos.
O licenciado em História deverá dominar a historiografia da época moderna, identificando seus pressupostos e acompanhando as reflexões teóricas a ela relativas.
O licenciado em História deverá estar preparado para atuar na Educação Básica, mas também para prosseguir nos estudos em nível de pós-graduação lato e stricto sensu.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
AVALIAÇÃO DO MEC
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
1º MÓDULO | |
Introdução aos Estudos Históricos | 80 |
História e Estudo Cultural | 80 |
Teoria da História e Historiografia | 80 |
História das Religiões | 80 |
Filosofia da Educação | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 1 | 80 |
2º MÓDULO | |
Psicologia da Educação | 80 |
Antropologia da Educação | 80 |
História da Educação | 80 |
História Antiga | 80 |
Didática | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 2 | 80 |
3º MÓDULO | |
História Medieval | 80 |
História Moderna | 80 |
História da América: Origem e Colonização | 80 |
História da América: Consolidação | 80 |
Língua Brasileira de Sinais | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 3 | 80 |
4º MÓDULO | |
Produção Discursiva: Oralidade e Escrita no Ensino Superior | 80 |
História Contemporânea | 80 |
História da Arte: Criação | 80 |
Políticas Educacionais para a Educação Básica | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 4 | 80 |
5º MÓDULO | |
História da Arte: Transformação | 80 |
História do Brasil Colônia | 80 |
História do Brasil Império | 80 |
História do Brasil Império: Tensões | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 5 | 80 |
6º MÓDULO | |
História do Brasil República | 80 |
Historiografia Brasileira | 80 |
História da América: das Independências aos Desafios Contemporâneos | 80 |
História e Patrimônio Cultural | 80 |
Prática de Ensino e Metodologia do Ensino de História 6 | 80 |
COMPLEMENTAR | |
Estágio Supervisionado em História | 480 |
Outras Formas de Atividades Acadêmico-Científico-Culturais | 240 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
3360 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.