Apresentação
O Curso Superior de Tecnologia em Gestão Comercial tem como objetivo geral formar profissionais para atuarem como gestores comerciais em diferentes organizações (industriais, comerciais e de serviços, privadas ou filantrópicas), onde terão a competência necessária para gerenciar negócios comerciais, desenvolvendo uma visão sistêmica e humanística para interagir com as demais áreas da organização, de forma que contribuam para tornar as empresas competitivas.
a) Desenvolver a competência de liderança e capacitar o profissional a ter uma visão flexível e integrada do conjunto da empresa;
b) Capacitar o discente a interpretar e sistematizar fluxos para projetar e executar um sistema de administração de vendas;
c) Possibilitar ao discente a análise crítica dos conceitos e técnicas úteis ao projeto de gerenciamento comercial;
d) Desenvolver a capacidade de comunicação e negociação no trabalho em equipe;
e) Capacitar o discente a administrar conflitos e obter resultados positivos no desenvolvimento de trabalhos em equipe;
f) Capacitar o discente a analisar e interpretar dados e informações de mercado e ter competência para transformá-los em ações de melhoria contínua dos sistemas de relação com o mercado;
g) Promover o entendimento e análise dos fluxos de informações e de materiais e contextualizar a organização no mercado em que atua.
O Tecnólogo em Gestão Comercial estará apto a atuar na gestão comercial de organizações privadas ou filantrópicas, com postura proativa que permita projetar ações que resultem na melhoria e desenvolvimento dos negócios por meio de ações comerciais, bem como estará capacitado para decidir e agir prontamente, diante das rápidas e emergentes mudanças contingenciais. Assim, segundo o Catálogo Nacional dos Cursos Superiores de Tecnologia, o tecnólogo em Gestão Comercial, focado nas transações comerciais, “presta-se à organização, atendendo às diversas formas de intervenção (varejo, atacado, representação etc) de qualquer setor. Como conhecedor das condições de viabilidade econômico-financeiro-tributária, dos instrumentos de relacionamento com o cliente, dos princípios da qualidade, atua no planejamento, operação, implementação e atualização de sistemas de informações comerciais que proporcionem maior rentabilidade e flexibilidade ao processo de comercialização. Atua no fluxo de informações com os clientes, proporcionando maior visibilidade institucional da empresa, definindo estratégias de vendas, serviços e produtos, gerenciando a relação custo e preço final”.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
AVALIAÇÃO DO MEC
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
Gestão, Operções e Organizações | |
Princípios da Administração | 80 |
Liderança e Gestão de Pessoas | 80 |
Análise Matemática para Gestores | 80 |
Características da Logística e Operações | 80 |
Análise Estatística para Gestores | 80 |
Fundamentos em Gestão Financeira | 80 |
Empreendedorismo e Projetos | |
Fundamentos da Economia | 80 |
Negociação Empresarial | 80 |
Marketing para Negócios | 80 |
Estratégias em Gestão de Projetos | 80 |
Empreendedorismo | 80 |
Gestão Ambiental | 80 |
Cenários Mercadológicos | |
Pesquisa e Comportamento do Consumidor | 80 |
Gestão de Custos e Precificação | 80 |
Oratória e Argumentação | 80 |
Gestão do Composto de Marketing | 80 |
Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico | 80 |
Gestão de Canais de Distribuição | 80 |
Estratégias Comerciais | |
Gestão de Vendas e Negociação | 80 |
Marketing Digital e Mídias Digitais | 80 |
Neurociência Aplicada à Vendas | 80 |
Branding e Posicionamento | 80 |
Negociação e Estratégias Comerciais | 80 |
Lean Office | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
1920 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.