Apresentação
Objetivos Específicos: Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com respeito aos direitos humanos, à diversidade, à diferença e à alteridade como valores essenciais para a convivência social e para o reconhecimento de diferentes pessoas, grupos, coletivos e populações. Capacitar profissionais para compreender não apenas as limitações geradas por lesões ou deficiências, mas também as etapas do desenvolvimento humano e os fatores psicossociais, contemplando conceitos ampliados acerca da saúde e o bem-estar. Formar profissionais altamente capacitados, que busquem ativamente a formação continuada por meio de ações pautadas no ensino, pesquisa e extensão, tanto dentro do ambiente universitário como na comunidade. Capacitar ao exercício profissional e seus diferentes modelos e estruturas conceituais de prática, abordagens e quadros de referência interdisciplinares nos campos da saúde, reabilitação, educação, assistência social, meio ambiente/sustentabilidade, esporte, lazer, justiça, trabalho e cultura. Proporcionar ao graduando: habilidades de avaliação focada nas demandas do sujeito/coletivo e demandas ambientais; planejamento terapêutico relevante para o estágio de desenvolvimento da pessoa, hábitos, papéis, preferências de estilo de vida e ambiente; programas de intervenção projetados para facilitar o desempenho das tarefas cotidianas e a adaptação de ambientes em que a pessoa trabalha, vive e socializa; trabalho em equipe nos diferentes níveis de atuação, reconhecendo a importância de cada profissão.
Campo de atuação: O mercado do terapeuta ocupacional é bastante amplo e oferece inúmeras oportunidades de trabalho. A Terapia Ocupacional atua com os diferentes aspectos da ocupação humana, portanto, existem oportunidades de intervenção em todas as faixas etárias, desde recém-nascidos até idosos. As áreas de intervenção são: Contextos de Arte e Cultura, Contextos Educacionais formais e não formais, Contextos Hospitalares, Cuidados Paliativos, Unidades de Terapia Intensiva Contextos Sociais, Direitos Humanos, Reabilitação Esportiva, Gerontologia, Gestão de Serviços e Políticas Públicas, Reabilitação Profissional, Saúde Comunitária e da Família, Saúde Física, Saúde do Trabalhador e suas repercussões, Saúde Mental e na Assistência Social. Além de trabalhar na área clínica, em áreas preventivas e de reabilitação, é possível seguir carreira na área de pesquisas (mestrado, doutorado e pós-doutorado), consultoria e na Assistência Social. O terapeuta ocupacional pode atuar nos setores público e privado, em clínicas, consultórios, Unidades Básicas de Saúde, hospitais, centros de reabilitação física, indústrias, home care, asilos, creches, escolas, nos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializada de Assistência Social.
Laboratórios utilizados
O ambiente possui bancadas de aço inox, tanques para armazenagem de cadáveres e mesa de necropsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes, além de ter acesso ao sistema de simulação de anatomia – Panasonic 3D Anatomy System, um abrangente recurso interativo no estudo da anatomia humana. Fora do horário de aula, os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para estudo livre, tendo à disposição atlas, peças sintéticas e orgânicas, e o serviço de monitoria. O espaço conta também com quatro computadores disponíveis aos alunos para o estudo em livros online, artigos e sites de anatomia. Este laboratório possui equipamentos de segurança.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento da prática de atividades individuais e coletivas por meio do trabalho corporal e de vivências criativas, como: expressão corporal, dança, música, relaxamento, automassagem, brincadeiras e teatro. Possibilita práticas de diferentes componentes curriculares e atende aos cursos de Artes Visuais, Dança, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Teatro e Terapia Ocupacional.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Este laboratório objetiva promover a exploração criativa do potencial terapêutico, com possibilidades do exercício para a reconstrução do cotidiano, das linguagens simbólicas, das relações interpessoais e grupais. Possui mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica e equipamentos para confecção de artesanato, órteses e adaptações. Possibilita também práticas de diferentes componentes curriculares.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Este laboratório tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos empregados para promover a melhoria da função sensório-motora, possibilitar vivências práticas com dispositivos de tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise do movimento. É equipado com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelho e dispositivos auxiliares, como cadeira de rodas, bengalas, muletas. Conta com serviço de monitoria e atende aos cursos de Dança, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Recebe alunos de todos os períodos de Fisioterapia para o desenvolvimento, execução e aprimoramento dos diversos componentes curriculares teórico-práticos. O laboratório também se destina às atividades acadêmicas de pesquisa e atendimento à população, realizados pelos cursos da área de Saúde, principalmente pela Fisioterapia. Foi projetado para melhor atender aos alunos, oferecendo condições de vivenciar um ambiente de trabalho com equipamentos e acessórios fisioterapêuticos muito próximo aos encontrados no mercado profissional.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Laboratório equipado com forno combinado de última geração (Rational), fogões industriais, batedeiras, masseiras, modeladoras, bancadas de apoio de inox, mármore e polietileno (variedade essa que se dá para que nossos alunos aprendam que, para algumas técnicas, é necessário trabalhar com a superfície correta). Projetada também com espelhos suspensos para que os alunos possam visualizar de cima a técnica utilizada pelo chefe de cozinha de qualquer canto do laboratório.
Acesse o vídeo clicando aqui.

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Esta sala de aula é um protótipo de um novo modelo que está sendo implantado na Universidade. Seguindo as tendências em relação aos novos métodos de aprendizagem, a sala busca proporcionar um ambiente menos formal e mais convidativo ao universitário, reconfigurando os antigos padrões, a fim de proporcionar uma maior interação entre professor e aluno, gerando uma experiência mais prazerosa na construção do saber.
Acesse o vídeo clicando aqui.

O laboratório conta com máquina de costura reta industrial e overloque industrial, mesas de corte e equipamentos para confecção, modelagem e passadoria, como: ferros de passar roupa, tábuas de passar roupa, provador, espelho, tesouras de papel e de tecido, réguas de modelagem, tecidos, linhas, fios para overloque, agulhas de mão e para máquina, giz de alfaiate, manequins de moulage DRAFT entre outros insumos necessários para costura e modelagem plana e tridimensional. Conta também com fundo infinito para fotografia.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.
Para informações sobre Congressos e Encontros de Terapia Ocupacional:
Encontros de Terapia Ocupacional, clique aqui
1º Encontro Poiesis: Reflexões em Terapia Ocupacional e Trabalho no Âmbito Nacional, clique aqui
Trabalho de Conclusão de Curso
Clique para conferirMensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 930,69 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital |
Mensalidade de curso matutino | 930,69 | Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade 1º LOTE Inscrições: 19/05 a 26/06/25 Matrículas: Até o dia 27/06/25 |
1.209,90 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 27/06/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 19/05 a 26/06/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade 2º LOTE Inscrições: 27/06 a 31/07/25 Matrículas: De 28/06 a 31/07/25 |
1.396,04 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/07/2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 27/06 a 31/07/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade 3º LOTE Inscrições: 01/08 a 29/08/2025 Matrículas: De 01/08 a 05/09/2025 |
1.675,24 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 05/09/2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 01/08 a 29/08/2025. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade com preço cheio | 1.861,38 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/02
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirMatriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.
3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.
4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.
FALE COM O COORDENADOR
Ao submeter este formulário, você receberá uma mensagem de confirmação de envio por e-mail, no endereço fornecido no campo "Seu E-mail".