Apresentação
Objetivos específicos1. Planejar e desenvolver diferentes experiências didáticas em química, reconhecendo os elementos relevantes às estratégias adequadas;
2. Elaborar ou adaptar materiais didáticos de diferentes naturezas, identificando seus objetivos formativos, de aprendizagem e educacionais;
3. Realizar experiências de laboratório;
4. Participar de projetos de Iniciação Científica ou de Extensão Universitária, ou pelo menos elaborar um artigo, comunicação ou monografia;
5. Formar o professor-estudante de maneira contextualizada e interdisciplinar, permitindo que o discente seja um agente de transformação.
Campo de atuaçãoO perfil específico do químico que desejamos formar é de um químico-educador, que se dedica preferencialmente à formação e à disseminação do saber científico em diferentes instâncias sociais, seja através da atuação no ensino escolar formal, seja através de novas formas de educação científica. Dentro deste perfil, busca-se a formação de profissionais com uma visão geral das áreas básicas da Química, conferindo-lhe segurança para se tornar um professor de Química na educação básica, em nível fundamental e médio, e também conhecimentos suficientes para se tornar um profissional que desenvolva outras atividades.
Base LegalInício de Funcionamento: 27/01/2005.
Autorização: Resolução Consu nº 006/2004, publicada em 28/09/2004.
Reconhecimento: Portaria SESu nº 376/2007, publicada no Diário Oficial da União em 04/05/2007.
Renovaço d reconhecimento: Portaria SERES/MEC nº 297/2011, publicada no Diário Oficial da União em 29/07/2011.
Renovação de reconhecimento:Portaria SERES nº 340/2016, publicada em 29/07/2016.
Laboratórios utilizados
Neste laboratório, o estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis. Possui equipamentos como Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora, Peagômetro, Estufa, entre outros. Este laboratório pode ser utilizado para aulas práticas dos componentes curriculares que envolvam a área química (Química Geral e Experimental, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Farmacêutica etc.) ou farmacêutica (Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Farmacognosia, Cosmetologia etc.). Este laboratório possui equipamentos de segurança.
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