logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Publicidade e Propaganda
A partir de:
R$837,33
Duração
8 Semestres
Período
Manhã / Noite

Publicidade e Propaganda

Ciências Sociais Aplicadas | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivos específicos• Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional;
• Propor olhar reflexivo sobre o papel social do profissional como agente de transformação;
• Identificar e compreender com mais profundidade fenômenos sociais e culturais e usá-los criativamente para a solução de problemas apresentados pelos clientes/marcas e produtos;
• Desenvolver competências especialistas importantes, como a construção estética de campanhas publicitárias e a organização do olhar para o direcionamento do pensamento estratégico;
• Ter acesso aos vários sistemas teóricos na Publicidade e Propaganda, para desenvolver no discente uma percepção crítica e analítica sobre a sociedade, para compreender que como comunicador tem a função de conferir valor e significado aos produtos e marcas.

Campo de atuaçãoO profissional em Publicidade e Propaganda é capacitado e estimulado tanto para a carreira acadêmica (pesquisador/docente) como ao mercado profissional. O mercado publicitário ocupa uma extensa área de atuação e está cada vez mais exigente. Dentro do universo profissional, destacam-se agências publicidade full service, agências especializadas, com foco em apenas uma área (comunicação digital, promoção, branding, eventos), as house agency (agências internas das empresas), produtoras (rádio, televisão, cinema, internet e gráficas), departamentos de marketing em empresas, veículos de comunicação, consultorias, startups, plataformas digitais, instituto de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. O curso prepara o graduado a ocupar espaço em um mercado tão estimulante e desafiador.

Base Legal
  • Início de Funcionamento: 06/03/1995.
  • Autorização: Resolução Consu nº 004/1994, publicada em 07/12/1994.
  • Reconhecimento: Portaria nº 563/99, publicada no Diário Oficial da União em 24/03/1999.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 948/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 31/08/2021.


Laboratórios utilizados

Laboratório destinado às aulas práticas, com produção de telejornais, boletins, documentários e outros projetos, permitindo ao aluno a vivência em um ambiente profissional, juntando a teoria e prática em um único espaço, além de ser utilizado para lives e formaturas online. O estúdio de TV atende aos requisitos técnicos, comparado às grandes emissoras de televisão. Possui estúdio panorâmico e chroma-key com acústica, três câmeras Panasonic profissionais, as mesmas usadas nas últimas olimpíadas, sistema Broadcast de mesa de corte Tricaster e três ilhas de edição com softwares ADOBE. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O Laboratório de Fotografia atende aos requisitos técnicos profissionais, com toda infraestrutura necessária para o aluno, nas aulas práticas, experimentar o ambiente profissional. Possui iluminação, flash, fundo panorâmico e possibilidade de chroma-key. Os alunos também têm à disposição para empréstimo máquinas profissionais Nikon e Canon de última geração. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O estúdio produz documentários, podcasts, comerciais, jingles e vinheta, além de contar com uma Rádio Web que veicula as produções dos alunos. Esse laboratório é profissional, utilizando equipamentos Broadcast com console BBTECH de 12 canais idênticos aos usados em estúdios de rádio, microfones Eletrovoice RE20, Softwares Vegas e Sound Forge, que atendem aos requisitos técnicos das aulas práticas. Há dois estúdios e uma cabine de locução comum, revestidos acusticamente, para captação de vozes. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

MensalidadeValorObservações
Mensalidade com Creduniso837,33Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino837,33Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.088,53Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02 a 26/12/24
Matrículas: até 30/12/24
1.172,27Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 02 a 29/01/25
Matrículas: até 31/01/25
1.256,00Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: até 06/03/25
1.507,20Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio1.674,67Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

ProfessorComponente CurricularTitulaçãoTempo de Casa
MARIA BEATRIZ BARROS NEGRAO DUARTEARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIAMestre6 anos
MERCIA SEGALA BRUNSARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIAMestre13 anos
EMILIO ALVES DE OLIVEIRACOMUNICAÇÃO DIGITALMestre2 anos
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMESCOMUNICAÇÃO E CULTURAMestre12 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSCOMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PUBLICIDADEDoutor6 anos
ROGER DOS SANTOSESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTEDoutor13 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOSHISTÓRIA E TEORIAS DA COMUNICAÇÃODoutor13 anos
ANGELICA CANIELLOPESQUISA DE MERCADODoutor14 anos
THIAGO HENRIQUE RIBEIRO DOS SANTOSPRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃOMestreUm ano
LUISE MARIANO BERTOLINOPRODUÇÃO EM TVMestreMenos de um ano
FERNANDO C NEGRAO DUARTEPRODUÇÃO EM TVMestre28 anos
ANGELICA CANIELLOPROJETO INTEGRADOR 2: PRÁTICA CIENTÍFICA EM PUBLICIDADEDoutor14 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZAPROJETO INTEGRADOR 4: COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EM VÍDEOMestreUm ano
LIVIA PRADO MUNIZPSICOLOGIA SOCIALMestreMenos de um ano
MARIA BEATRIZ BARROS NEGRAO DUARTEARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIAMestre6 anos
MARIA ANGELA DE OLIVEIRA OLIVEIRAARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIADoutor10 anos
BRUNO ANTONIO DA SILVA MARTINSCOMUNICAÇÃO DIGITALDoutor11 anos
BIANCA DIDONICOMUNICAÇÃO E CULTURAMestreMenos de um ano
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSCOMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL DA PUBLICIDADEDoutor6 anos
OLIVIA CHIAVARETO PEZZINDESIGN GRÁFICO NA PUBLICIDADEMestre6 anos
OLIVIA CHIAVARETO PEZZINDESIGN GRÁFICO NA PUBLICIDADEMestre6 anos
JOANA CLAUDIA PRIETO FERNANDEZESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTEMestre5 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REISFOTOGRAFIA PUBLICITÁRIAMestreUm ano
CLAYTON ESTEVES DOS REISFOTOGRAFIA PUBLICITÁRIAMestreUm ano
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOSHISTÓRIA E TEORIAS DA COMUNICAÇÃODoutor13 anos
THIFANI POSTALI JACINTOMARKETING EM JOGOS DIGITAISDoutor13 anos
ANGELICA CANIELLOPESQUISA DE MERCADODoutor14 anos
BIANCA DIDONIPRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃOMestreMenos de um ano
LUISE MARIANO BERTOLINOPRODUÇÃO EM TVMestreMenos de um ano
FERNANDO C NEGRAO DUARTEPRODUÇÃO EM TVMestre28 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REISPROJETO EXPERIMENTAL: CRIAÇÃOMestreUm ano
ANTONIO JOSE DE SOUZAPROJETO EXPERIMENTAL: MÍDIAMestreUm ano
ANGELICA CANIELLOPROJETO EXPERIMENTAL: PESQUISADoutor14 anos
BRUNO ANTONIO DA SILVA MARTINSPROJETO EXPERIMENTAL: PLANEJAMENTODoutor11 anos
ANGELICA CANIELLOPROJETO INTEGRADOR 2: PRÁTICA CIENTÍFICA EM PUBLICIDADEDoutor14 anos
ANGELICA CANIELLOPROJETO INTEGRADOR 4: COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EM VÍDEODoutor14 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZAPROJETO INTEGRADOR 6: PRODUÇÃO E ESTRATÉGIAS EM PUBLICIDADEMestreUm ano
ANGELICA CANIELLOPROMOÇÃO E LIVE MARKETING NA PUBLICIDADEDoutor14 anos
TAMIRIS CRISTINA GOMES MAZETTOPSICOLOGIA SOCIALDoutorMenos de um ano
ANGELICA CANIELLOAtividades Complementares em Publicidade e PropagandaDoutor14 anos
ANGELICA CANIELLOESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDADoutor14 anos
Pular para o conteúdo