Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Publicidade e Propaganda
A partir de:
R$837,33
Duração
8 Semestres
Período
Manhã / Noite

Publicidade e Propaganda

Ciências Sociais Aplicadas | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivos específicos• Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional;
• Propor olhar reflexivo sobre o papel social do profissional como agente de transformação;
• Identificar e compreender com mais profundidade fenômenos sociais e culturais e usá-los criativamente para a solução de problemas apresentados pelos clientes/marcas e produtos;
• Desenvolver competências especialistas importantes, como a construção estética de campanhas publicitárias e a organização do olhar para o direcionamento do pensamento estratégico;
• Ter acesso aos vários sistemas teóricos na Publicidade e Propaganda, para desenvolver no discente uma percepção crítica e analítica sobre a sociedade, para compreender que como comunicador tem a função de conferir valor e significado aos produtos e marcas.

Campo de atuaçãoO profissional em Publicidade e Propaganda é capacitado e estimulado tanto para a carreira acadêmica (pesquisador/docente) como ao mercado profissional. O mercado publicitário ocupa uma extensa área de atuação e está cada vez mais exigente. Dentro do universo profissional, destacam-se agências publicidade full service, agências especializadas, com foco em apenas uma área (comunicação digital, promoção, branding, eventos), as house agency (agências internas das empresas), produtoras (rádio, televisão, cinema, internet e gráficas), departamentos de marketing em empresas, veículos de comunicação, consultorias, startups, plataformas digitais, instituto de pesquisa e organizações sem fins lucrativos. O curso prepara o graduado a ocupar espaço em um mercado tão estimulante e desafiador.

Base Legal
  • Início de Funcionamento: 06/03/1995.
  • Autorização: Resolução Consu nº 004/1994, publicada em 07/12/1994.
  • Reconhecimento: Portaria nº 563/99, publicada no Diário Oficial da União em 24/03/1999.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 948/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 31/08/2021.


Laboratórios utilizados

Laboratório destinado às aulas práticas, com produção de telejornais, boletins, documentários e outros projetos, permitindo ao aluno a vivência em um ambiente profissional, juntando a teoria e prática em um único espaço. O estúdio de TV atende aos requisitos técnicos, comparado às grandes emissoras de televisão. Possui estúdio panorâmico e chroma-key com acústica, três câmeras Panasonic profissionais, as mesmas usadas nas últimas olimpíadas, sistema Broadcast de mesa de corte Tricaster e três ilhas de edição com softwares ADOBE. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O Laboratório de Fotografia atende aos requisitos técnicos profissionais, com toda infraestrutura necessária para o aluno, nas aulas práticas, experimentar o ambiente profissional. Possui iluminação, flash, fundo panorâmico e possibilidade de chroma-key. Os alunos também têm à disposição para empréstimo máquinas profissionais Nikon e Canon de última geração. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O estúdio produz documentários, podcasts, comerciais, jingles e vinheta, além de contar com uma Rádio Web que veicula as produções dos alunos. Esse laboratório é profissional, utilizando equipamentos Broadcast com console BBTECH de 12 canais idênticos aos usados em estúdios de rádio, microfones Eletrovoice RE20, Softwares Vegas e Sound Forge, que atendem aos requisitos técnicos das aulas práticas. Há dois estúdios e uma cabine de locução comum, revestidos acusticamente, para captação de vozes. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Ao submeter este formulário, você receberá uma mensagem de confirmação de envio por e-mail, no endereço fornecido no campo "Seu E-mail".

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 837,33 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 837,33 Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.088,53 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02 a 26/12/24
Matrículas: até 30/12/24
1.172,27 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 02 a 29/01/25
Matrículas: até 31/01/25
1.256,00 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: até 06/03/25
1.507,20 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.674,67 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVA CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre 11 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Doutor 13 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Doutor 13 anos
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 12 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 13 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA HISTÓRIA, TEORIA E TÉCNICAS DA PUBLICIDADE Mestre 2 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA HISTÓRIA, TEORIA E TÉCNICAS DA PUBLICIDADE Mestre 2 anos
MERCIA SEGALA BRUNS INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Mestre 13 anos
MERCIA SEGALA BRUNS INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Mestre 13 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA PLANEJAMENTO DE MÍDIAS Mestre 2 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre Um ano
JOSE FERREIRA DA SILVA NETO PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA Mestre 15 anos
FERNANDO GONCALVES REZENDE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA Mestre Menos de um ano
DANIELE DE OLIVEIRA GARCIA PRODUÇÃO GRÁFICA Doutor 8 anos
CARLOS FELIPE LUVIZOTTO PRODUÇÃO GRÁFICA Mestre Menos de um ano
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR 1: PRÁTICAS CRIATIVAS EM PUBLICIDADE Mestre Um ano
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR 1: PRÁTICAS CRIATIVAS EM PUBLICIDADE Mestre Um ano
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR 3: COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO Mestre Um ano
LUCIANA COUTINHO P SOUZA SEMIÓTICA APLICADA À PUBLICIDADE Doutor 24 anos
LUCIANA COUTINHO P SOUZA SEMIÓTICA APLICADA À PUBLICIDADE Doutor 24 anos
ANGELICA CANIELLO ANÁLISE DE DADOS E NOVAS TECNOLOGIAS Doutor 15 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA ATENDIMENTO E NEGÓCIOS EM PUBLICIDADE Mestre 2 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REIS BRANDING E SISTEMAS DE IDENTIDADE VISUAL NA PUBLICIDADE Mestre 2 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre Um ano
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Doutor 13 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Doutor 13 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REIS CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE Mestre 2 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA CRIAÇÃO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA Mestre 2 anos
OLIVIA CHIAVARETO PEZZIN DESIGN GRÁFICO NA PUBLICIDADE Mestre 6 anos
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 12 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 13 anos
ANGELICA CANIELLO HISTÓRIA, TEORIA E TÉCNICAS DA PUBLICIDADE Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO HISTÓRIA, TEORIA E TÉCNICAS DA PUBLICIDADE Doutor 15 anos
DANIELE DE OLIVEIRA GARCIA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Doutor 8 anos
DANIELE DE OLIVEIRA GARCIA INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Doutor 8 anos
ANGELICA CANIELLO LIVE MARKETING NA PUBLICIDADE Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO MARKETING E COMUNICAÇÃO Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO PESQUISA DE MERCADO Doutor 15 anos
BRUNO ANTONIO DA SILVA MARTINS PLANEJAMENTO CRIATIVO E ESTRATÉGICO Doutor 11 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZA PLANEJAMENTO DE MÍDIAS Mestre 2 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre Um ano
FERNANDO GONCALVES REZENDE PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA Mestre Menos de um ano
JOSE FERREIRA DA SILVA NETO PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA Mestre 15 anos
CARLOS FELIPE LUVIZOTTO PRODUÇÃO GRÁFICA Mestre Menos de um ano
DANIELE DE OLIVEIRA GARCIA PRODUÇÃO GRÁFICA Doutor 8 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PRODUÇÃO PUBLICITÁRIA EM TV E CINEMA Mestre Um ano
ANGELICA CANIELLO PROJETO DE GRADUAÇÃO Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: TRABALHO DE GRADUAÇÃO Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO PROJETO EXPERIMENTAL: PESQUISA Doutor 15 anos
BRUNO ANTONIO DA SILVA MARTINS PROJETO EXPERIMENTAL: PLANEJAMENTO Doutor 11 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REIS PROJETO INTEGRADOR 1: PRÁTICAS CRIATIVAS EM PUBLICIDADE Mestre 2 anos
CLAYTON ESTEVES DOS REIS PROJETO INTEGRADOR 1: PRÁTICAS CRIATIVAS EM PUBLICIDADE Mestre 2 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR 3: COMUNICAÇÃO E PRODUÇÃO EM ÁUDIO Mestre Um ano
CLAYTON ESTEVES DOS REIS PROJETO INTEGRADOR 5: PLANEJAMENTO CRIATIVO Mestre 2 anos
LUCIANA COUTINHO P SOUZA SEMIÓTICA APLICADA À PUBLICIDADE Doutor 24 anos
LUCIANA COUTINHO P SOUZA SEMIÓTICA APLICADA À PUBLICIDADE Doutor 24 anos
ANGELICA CANIELLO Atividades Complementares em Publicidade e Propaganda Doutor 15 anos
ANGELICA CANIELLO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA Doutor 15 anos
CARLOS FELIPE LUVIZOTTO CRIAÇÃO E DIREÇÃO DE ARTE Mestre Menos de um ano
BRUNO ANTONIO DA SILVA MARTINS CRIAÇÃO E REDAÇÃO PUBLICITÁRIA Doutor 11 anos
Pular para o conteúdo