logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Gastronomia
A partir de:
R$1.159,91
Duração
4 Semestres
Período
Manhã

Gastronomia

Cursos Tecnológicos | Tecnológico
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

O curso Superior de Tecnologia em Gastronomia visa formar e atualizar profissionais especializados para os segmentos da gastronomia, capacitando-os a transformar, produzir, criar e controlar atividades voltadas para a área de produção de alimentos e bebidas, oferecendo componentes curriculares práticos e teóricos relacionados ao exercício da profissão. Oferece duas Certificações de Qualificação Profissional: Chef de Cozinha Nacional e Chef de Cozinha Internacional.
Campo de Atuação O tecnólogo em Gastronomia é um profissional que, com base em técnicas de planejamento e procedimentos em serviços prestados em cozinhas comerciais em nível nacional e internacional, estará capacitado a planejar o desenvolvimento de uma gastronomia criativa em cozinhas e outros centros de serviços alimentícios, tais como: caterings, fast-food, restaurantes, hotéis, centros de lazer e recreação, clubes, parques, aviões, navios, trens e serviços de buffets, além de pesquisar e desenvolver produtos destinados ao mercado consumidor.

Base Legal
  • Início de Funcionamento: 27/01/2005.
  • Autorização: Resolução Consu nº 005/2004, publicada em 28/09/2004.
  • Reconhecimento: Portaria SETEC nº 87/2007, publicada no Diário Oficial da União em 05/01/2007.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 210/2020, publicada no Diário Oficial da União, em 07/07/2020.

Diferencial O curso oferece duas Certificações de Qualificação Profissional, a saber: Chef de Cozinha Nacional e Chef de Cozinha Internacional. Possui laboratórios com equipamentos de última geração Participação em Concursos Nacionais Gastronômicos. Entre os 7 Finalistas no Concurso da BUNGUE Brasil – 2007
Infraestrutura
Apresentação Os laboratórios do curso de Gastronomia são utilizados para o desenvolvimento das aulas práticas dos componentes curriculares que tem caráter teórico-prático. Compõem-se de Cozinha Pedagógica, Laboratório de Confeitaria, Panificação e Cozinha Demonstração, e Laboratório de Bar e Salão. O curso também utiliza os laboratórios de informática da instituição, para o desenvolvimento de aulas práticas de sistemas de controles específicos da área.
Produções No laboratório são desenvolvidas atividades da Cozinha Quente e Cozinha Fria, que abordam a Cozinha Nacional e Internacional, além da Confeitaria e Panificação. Os laboratórios de Gastronomia apresentam Infraestrutura adequada para o desenvolvimento de atividades diversas do curso (aulas práticas, eventos, festivais gastronômicos, etc.), em relação aos equipamentos e materiais, em ambiente agradável e seguro.
Também, são desenvolvidas nestes laboratórios as Jornadas de Gastronomia e os Concursos promovidos anualmente, bem como os eventos específicos da área, como apresentações, cursos de extensão entre outros.


Laboratórios utilizados

Nossa cozinha pedagógica é equipada com fogões, geladeiras, freezer, bancadas, forno combinado, batedeiras, processadores, todos tipos de utensílios necessários para que os alunos coloquem em prática o que está sendo passado dentro de sala de aula, como manipulação alimentos, cortes, técnicas de cocção, entre outras coisas.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Nosso laboratório de bar possui uma infraestrutura completa para aulas práticas na área de Alimentos & Bebidas, onde trabalhamos com aulas de degustação, harmonização e produção de bebidas. O espaço é também utilizado para práticas que envolvam técnicas de atendimento ao cliente, tipos de serviços, organização e montagem de eventos.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Laboratório equipado com forno combinado de última geração (Rational), fogões industriais, batedeiras, masseiras, modeladoras, bancadas de apoio de inox, mármore e polietileno (variedade essa que se dá para que nossos alunos aprendam que, para algumas técnicas, é necessário trabalhar com a superfície correta). Projetada também com espelhos suspensos para que os alunos possam visualizar de cima a técnica utilizada pelo chefe de cozinha de qualquer canto do laboratório.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Área destinada ao desenvolvimento do componente curricular Avaliação e Vigilância Nutricional, provida de equipamentos atuais e específicos, como balanças, estadiômetros, adipômetros e bioimpedância elétrica, permitindo a simulação de atendimento ao paciente para realização de avaliação nutricional, inclusive do paciente acamado. Dispõe, também, de material ilustrativo e complementar para desenvolvimento de atividades do componente curricular Educação Nutricional.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Laboratório destinado ao processamento de produtos de origem vegetal e bebidas. Nele são realizadas as aulas práticas para produção de geleias, doces, polpas de fruta, cervejas, refrigerantes, além de conservas vegetais como picles e frutas em calda. As conservas recebem tratamento térmico em autoclave após serem enlatadas e fechadas na recravadeira. Os doces são produzidos em tacho aberto encamisado e têm o processo monitorado em refratômetro digital. Os vegetais minimamente processados e/ou congelados são embalados a vácuo. As bebidas alcoólicas e não-alcóolicas, como cerveja e refrigerantes, também são produzidas e gaseificadas aqui.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Nesse laboratório é realizado o processamento de produtos cárneos e derivados de leite. Aqui são realizadas as aulas práticas para produção de presunto, linguiça, salsicha, mortadela, bacon, hambúrguer, empanado de frango e outros produtos cárneos embutidos, curados, emulsionados, cozidos e/ou defumados, utilizando equipamentos como: cutter, moedor, embutideiras, estufas, freezers e fritadeiras. Nesse laboratório também é realizada a produção de diversos derivados lácteos. O queijo é produzido em tachos encamisados e pode ser maturado na estufa que também é utilizada na produção de produtos fermentados como o iogurte.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Nesse laboratório são realizadas análises sensoriais para: avaliar a aceitação de novos produtos desenvolvidos, verificar se existe diferença sensorial entre amostras e/ou comparar produtos concorrentes. Ele é equipado com 7 cabines individuais com isolamento acústico, área de treinamento sensorial e área de preparação totalmente equipada para finalização de amostras quentes e frias. Para se obter resultados estatísticos confiáveis, a análise sensorial precisa ser realizada em condições padronizadas. Por isso, o projeto desse laboratório segue todas as normas da ABNT em testes sensoriais aplicados a alimentos, cosméticos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e doméstica, entre outros bens de consumo.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Nesse laboratório são realizadas as análises físico-químicas e bromatológicas de alimentos de origem animal e vegetal para determinação da composição para fins de rotulagem nutricional e controle de qualidade. O laboratório é totalmente equipado para realização dessas análises, possui dez bancadas redondas que facilitam trabalhos em equipe e, ao mesmo tempo, permitem que os alunos executem procedimentos analíticos para cada tipo de amostra. O laboratório conta com todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos analíticos com segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

MensalidadeValorObservações
Mensalidade com Creduniso1.159,91Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.507,89Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02 a 26/12/24
Matrículas: até 30/12/24
1.623,88Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 02 a 29/01/25
Matrículas: até 31/01/25
1.739,87Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: até 06/03/25
2.087,85Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio2.319,83Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

ProfessorComponente CurricularTitulaçãoTempo de Casa
CARLOS ALBERTO MARTINSCOZINHA FRIAMestre23 anos
MARIA APARECIDA LOPES DA COSTAFUNDAMENTOS DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOSDoutor22 anos
CARLOS ALBERTO MARTINSGASTRONOMIA ORIENTALMestre23 anos
MARIA APARECIDA LOPES DA COSTAPANIFICAÇÃODoutor22 anos
ROSANGELA CRISTINA ALVESPESQUISA EM ALIMENTOSMestre6 anos
JULIANA TONON OLIVEIRAPROJETO INTEGRADOR: PESQUISA E INOVAÇÃO APLICADA À GASTRONOMIAMestre14 anos
CARLOS ALBERTO MARTINSAtividades Complementares - GastronomiaMestre23 anos
Pular para o conteúdo