Apresentação
Com um desempenho superior ao dos demais cursos de Fisioterapia do país, o curso da Uniso se destacou no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2019. Ele obteve nota 4, em uma escala que varia de 1 a 5. Em Formação Geral, a média do curso da Uniso foi de 40,4, enquanto a média nacional foi 37,3; já em Conhecimento Específico, sua média de 42,7 ultrapassou a média nacional de 38,6. Na média final, ficou com 42,1, acima da média nacional 38,2, e da regional, de 39,2
Objetivos específicos Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se em programas de promoção, manutenção, prevenção, proteção e recuperação da saúde;
Contribuir para a manutenção da saúde, bem-estar e qualidade de vida das pessoas, famílias e comunidade, considerando suas circunstâncias éticas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas;
Realizar consultas, avaliações e reavaliações fisioterapêutica do paciente, permitindo elaborar criticamente um diagnóstico cinético-funcional para eleger e quantificar as intervenções e condutas fisioterapêuticas apropriadas;
Tratar as disfunções no campo da Fisioterapia, em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica;
Exercer a profissão de forma articulada ao contexto social, entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social, na prevenção, cura e reabilitação de doenças.
Campo de atuaçãoA atuação do Fisioterapeuta é ampla e exige um contato direto com a atividade funcional , entre outras, para atender pessoas de qualquer faixa etária, portadoras de dificuldades sociais, sensoriais, ortopédicas, neurológicas, geriátricas, respiratórias, uroginecológicas e de desenvolvimento, em suas necessidades de promoção, prevenção, manutenção, tratamento, reabilitação, adaptação funcional e /ou ambiental e inclusão na vida social.
O Fisioterapeuta é habilitado a realizar anamnese, avaliação, elaboração e execução de programa fisioterapêutico, em instituições públicas, filantrópicas ou privadas, tais como: unidades básicas de saúde, ambulatórios de especialidades, clínicas, centros de reabilitação, hospitais gerais e especializados, asilos, centros de convivência e integração social, escolas, creches, indústrias, bem como programas para crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, presídios, ou quaisquer locais nos quais se pretenda melhorar a convivência e torná-la mais saudável e produtiva.
Base LegalInício de Funcionamento: 01/02/1998.
Autorização: Resolução Consu nº 005/97, publicada em 16/09/1997.
Reconhecimento: Portaria nº 211/2002, publicada no Diário Oficial da União, em 29/01/2002.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 301/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 31/03/2021. Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021.
Laboratórios utilizados
O ambiente possui bancadas de aço inox, tanques para armazenagem de cadáveres e mesa de necropsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes, além de ter acesso ao sistema de simulação de anatomia – Panasonic 3D Anatomy System, um abrangente recurso interativo no estudo da anatomia humana. Fora do horário de aula, os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para estudo livre, tendo à disposição atlas, peças sintéticas e orgânicas, e o serviço de monitoria. O espaço conta também com quatro computadores disponíveis aos alunos para o estudo em livros online, artigos e sites de anatomia. Este laboratório possui equipamentos de segurança.
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Este laboratório objetiva promover a exploração criativa do potencial terapêutico, com possibilidades do exercício para a reconstrução do cotidiano, das linguagens simbólicas, das relações interpessoais e grupais. Possui mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica e equipamentos para confecção de artesanato, órteses e adaptações. Possibilita também práticas de diferentes componentes curriculares.
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Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento da prática de atividades individuais e coletivas por meio do trabalho corporal e de vivências criativas, como: expressão corporal, dança, música, relaxamento, automassagem, brincadeiras e teatro. Possibilita práticas de diferentes componentes curriculares e atende aos cursos de Artes Visuais, Dança, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Teatro e Terapia Ocupacional.
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Este laboratório tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos empregados para promover a melhoria da função sensório-motora, possibilitar vivências práticas com dispositivos de tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise do movimento. É equipado com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelho e dispositivos auxiliares, como cadeira de rodas, bengalas, muletas. Conta com serviço de monitoria e atende aos cursos de Dança, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
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O laboratório atende às aulas práticas de componentes curriculares como: Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular, Imunologia, entre outros. Possui torneiras fotoelétricas em cada pia e Bico de Bunsen em cada bancada de estudo, além de equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Nas aulas práticas, o estudante também tem acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Este laboratório conta com equipamentos de segurança.
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Recebe alunos de todos os períodos de Fisioterapia para o desenvolvimento, execução e aprimoramento dos diversos componentes curriculares teórico-práticos. O laboratório também se destina às atividades acadêmicas de pesquisa e atendimento à população, realizados pelos cursos da área de Saúde, principalmente pela Fisioterapia. Foi projetado para melhor atender aos alunos, oferecendo condições de vivenciar um ambiente de trabalho com equipamentos e acessórios fisioterapêuticos muito próximo aos encontrados no mercado profissional.
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Neste laboratório, as bancadas são desenhadas com características ergonômicas adequadas, contendo um microscópio binocular por bancada, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante. Possui microscópio trinocular com câmera acoplada em um televisor, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de equipamentos como: microcentrífuga para hematócrito, contador de células, centrífuga, espectrofotômetro, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Citologia, Histologia e Embriologia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia, Zoologia Geral, Fisiologia Vegetal, Botânica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.
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É um espaço destinado aos alunos do curso de Enfermagem para aprendizagem de cenários práticos. A estrutura dispõe de simuladores eletrônicos, DEA - Desfibrilador Externo Automático, espaço internação com monitor multiparâmetro e carro de emergência, espaço para práticas de exame físico, posto de enfermagem para preparo de medicação, espaço pediátrico com simuladores de RCP - reanimação cardiorrespiratória infantil e pediátrico. O laboratório conta também com simuladores eletrônicos de parto e cateterismo vesical.
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Trabalho de Conclusão de Curso
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