Apresentação
Objetivos específicos: 1.Projetar e especificar instalações industriais, equipamentos, linhas de produção e utilidades, bem como estudar a viabilidade técnico-econômica para a implantação de empreendimentos na área de alimentos e bebidas;
2.Estudar, especificar, controlar a qualidade sensorial, físico-química e microbiológica, recomendar e controlar as condições de armazenamento de matérias-primas e produtos acabados;
3.Especificar materiais e fazer o dimensionamento geométrico e funcional de embalagens para alimentos, bem como a rotulagem geral e nutricional;
4.Desenvolver novos produtos, auditar e fiscalizar, bem como conduzir tecnicamente o processamento e inovação na indústria de alimentos .
5.Desenvolver habilidades de organização, liderança, trabalho em equipe e perfil empreendedor e pró-ativo.
Campo de atuação: O Engenheiro de Alimentos formado pela Uniso estará apto a exercer suas atividades nas seguintes áreas:
1.Produção/Processos: Racionalização e melhoria de processos e fluxos produtivos para incremento da qualidade e produtividade, e para redução dos custos industriais.
2.Garantia de Qualidade: Determinação dos padrões de qualidade para os processos (desde a matéria-prima até o transporte do produto final), planejamento e implantação de estruturas para análise e monitoramento destes processos, e treinamento de pessoal para prática da qualidade como rotina operacional.
3.Pesquisa e Desenvolvimento: Desenvolvimento de produtos e tecnologias com objetivo de atingir novos mercados, redução de desperdícios, reutilização de subprodutos e aproveitamento de recursos naturais disponíveis.
4.Projetos: Planejamento, execução e implantação de projetos de unidades de processamento ("plant lay-out", instalações industriais, equipamentos), bem como seu estudo de viabilidade econômica.
5.Comercial / Marketing: Utilização do conhecimento técnico como diferencial de marketing na prospecção e abertura de mercados, na assistência técnica, no desenvolvimento de produtos junto aos clientes e apoio à área de vendas.
6.Fiscalização de Alimentos e Bebidas: Atuação junto aos órgãos governamentais de âmbito municipal, estadual e federal, objetivando o estabelecimento de padrões de qualidade e identidade de produtos, e na aplicação destes padrões pelas indústrias, garantindo assim, os direitos do consumidor.
Base LegalInício de Funcionamento:04/02/2013.
Autorização: Resolução Consu nº 024/2012, publicada em 28/08/2012.
Reconhecimento: Portaria SERES nº 98/2018, publicada no Diário Oficial da União, em 16/02/2018.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021.
Laboratórios utilizados
Nesse laboratório são realizadas as análises físico-químicas e bromatológicas de alimentos de origem animal e vegetal para determinação da composição para fins de rotulagem nutricional e controle de qualidade. O laboratório é totalmente equipado para realização dessas análises, possui dez bancadas redondas que facilitam trabalhos em equipe e, ao mesmo tempo, permitem que os alunos executem procedimentos analíticos para cada tipo de amostra. O laboratório conta com todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos analíticos com segurança.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Nesse laboratório são realizadas análises sensoriais para: avaliar a aceitação de novos produtos desenvolvidos, verificar se existe diferença sensorial entre amostras e/ou comparar produtos concorrentes. Ele é equipado com 7 cabines individuais com isolamento acústico, área de treinamento sensorial e área de preparação totalmente equipada para finalização de amostras quentes e frias. Para se obter resultados estatísticos confiáveis, a análise sensorial precisa ser realizada em condições padronizadas. Por isso, o projeto desse laboratório segue todas as normas da ABNT em testes sensoriais aplicados a alimentos, cosméticos, medicamentos, produtos de higiene pessoal e doméstica, entre outros bens de consumo.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Laboratório equipado com forno combinado de última geração (Rational), fogões industriais, batedeiras, masseiras, modeladoras, bancadas de apoio de inox, mármore e polietileno (variedade essa que se dá para que nossos alunos aprendam que, para algumas técnicas, é necessário trabalhar com a superfície correta). Projetada também com espelhos suspensos para que os alunos possam visualizar de cima a técnica utilizada pelo chefe de cozinha de qualquer canto do laboratório.
Acesse o vídeo clicando aqui.
O laboratório atende às aulas práticas de componentes curriculares como: Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular, Imunologia, entre outros. Possui torneiras fotoelétricas em cada pia e Bico de Bunsen em cada bancada de estudo, além de equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Nas aulas práticas, o estudante também tem acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Este laboratório conta com equipamentos de segurança.
Acesse o vídeo clicando aqui.
O estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com a realização de diversos tipos de experiências, particularmente os ensaios físico-químicos, tendo acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Contempla equipamentos como: Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Friabilômetro, Câmara de Ultravioleta, Agitador de Tubos, Estufa, Durômetro, Refratômetro, Ponto de Fusão, Desintegrador de Comprimidos, entre outros. Neste Laboratório são ministradas aulas práticas dos componentes curriculares como: Bioquímica, Toxicologia, Análise Instrumental, Físico-química, Química e Controle Físico-químico. Este laboratório possui equipamentos de segurança.
Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Neste laboratório, as bancadas são desenhadas com características ergonômicas adequadas, contendo um microscópio binocular por bancada, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante. Possui microscópio trinocular com câmera acoplada em um televisor, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de equipamentos como: microcentrífuga para hematócrito, contador de células, centrífuga, espectrofotômetro, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Citologia, Histologia e Embriologia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia, Zoologia Geral, Fisiologia Vegetal, Botânica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Nesse laboratório é realizado o processamento de produtos cárneos e derivados de leite. Aqui são realizadas as aulas práticas para produção de presunto, linguiça, salsicha, mortadela, bacon, hambúrguer, empanado de frango e outros produtos cárneos embutidos, curados, emulsionados, cozidos e/ou defumados, utilizando equipamentos como: cutter, moedor, embutideiras, estufas, freezers e fritadeiras. Nesse laboratório também é realizada a produção de diversos derivados lácteos. O queijo é produzido em tachos encamisados e pode ser maturado na estufa que também é utilizada na produção de produtos fermentados como o iogurte.
Acesse o vídeo clicando aqui.
FALE COM O COORDENADOR
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 964,30 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital |
Mensalidade de curso matutino | 964,30 | Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade LOTE 1 Inscrições: 15/10 a 27/11/24 Matrículas: Até o dia 29/11/24 | 1.253,59 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 2 Inscrições: 02 a 26/12/24 Matrículas: até 30/12/24 | 1.350,02 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 3 Inscrições: 02 a 29/01/25 Matrículas: até 31/01/25 | 1.446,45 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 4 Inscrições: 03 a 26/02/25 Matrículas: até 06/03/25 | 1.735,74 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade com preço cheio | 1.928,60 | Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/01
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirEnsino por Competências
Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Matriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.
3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.
4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.