logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Engenharia Agronômica
A partir de:
R$964,30
Duração
10 Semestres
Período
Manhã / Noite

Engenharia Agronômica

Ciências Agrárias | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral Formar profissionais capazes de atuar de forma crítica e criativa na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos tecnológicos, políticos, econômicos, sociais, ambientais, gerenciais, organizativos e culturais, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. Para tanto, as atividades do Curso devem resultar de um processo integrado de ensino, pesquisa e extensão de qualidade, capaz de dotar os discentes de discernimento e habilidades para pesquisar, propor, gerenciar e conduzir tecnicamente mudanças, bem como a utilizar racionalmente os recursos disponíveis, além de conservar o equilíbrio ambiental.

Objetivos específicos Formar profissionais aptos a promover, orientar e administrar a utilização dos fatores de produção, com vistas a racionalizar a produção vegetal e animal, em harmonia com o ecossistema;

Capacitar os futuros profissionais ao planejamento, pesquisa e utilização de processos e técnicas adequadas à solução de problemas relacionados ao desenvolvimento qualitativo e quantitativo dos produtos agropecuários, tanto no contexto regional e nacional;

Proporcionar formação técnica e humanista ao corpo discente, de modo a promover o desenvolvimento de sua capacidade de compreensão da realidade e de sua habilidade para criar e implementar decisões;

Proporcionar condições para o desenvolvimento de profissionais que sejam capazes de buscar novas fronteiras de atuação e contribuir para o avanço econômico e social, por meio da adaptação, criação e/ou desenvolvimento de tecnologias.

Campo de atuaçãoO agrônomo pode trabalhar no campo ou nas cidades, em instituições públicas ou privadas e, ainda, construir uma carreira autônoma como consultor.

Em empresas particulares, o principal contexto de trabalho na carreira em agronomia é a administração de propriedades rurais. O agrônomo pode exercer essa função em locais como fazendas, granjas e abatedouros, gerenciando todas as etapas da produção vegetal e animal, realizando funções ligadas:
• ao manejo do solo;
• ao combate às pragas;
• ao uso de fertilizantes;
• ao processamento de produtos agropecuários;
• à produção vegetal e animal;
• à administração rural;
• à mecanização dos processos;
• à nutrição animal;
• ao melhoramento genético.

Ainda na iniciativa privada, esse profissional pode ocupar postos de trabalho nas indústrias agropecuárias. Nesses espaços, ele realiza atividades ligadas à fabricação, ao armazenamento e à distribuição de produtos, utilizando seus conhecimentos para garantir a qualidade e a produtividade.

Base LegalInício de Funcionamento:04/02/2013.
Autorização: Resolução Consu 020/2012, publicada em 28/08/2012.
Reconhecimento: Portaria SERES nº. 1.012/2017, publicada no Diário Oficial da União, em 27/09/2017.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021.


Laboratórios utilizados

O CEPAgri é a área experimental da Engenharia Agronômica, com irrigação própria, onde são realizadas as práticas das aulas, os projetos de Iniciação Cientifica, os Trabalhos de Conclusão de Curso e o Dia de Campo. Há uma área de café, um pomar e a área de hortícolas e de grandes culturas.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Este laboratório é utilizado nas disciplinas de Anatomia Descritiva dos Animais Domésticos I e II e Anatomia Médico Cirúrgica. Sala ampla conta com mesas de metal e recipientes para acondicionamento das peças anatômicas, além de uma sala para acondicionamento dos ossos.


foto laboratório


Nesse laboratório são realizadas as análises físico-químicas e bromatológicas de alimentos de origem animal e vegetal para determinação da composição para fins de rotulagem nutricional e controle de qualidade. O laboratório é totalmente equipado para realização dessas análises, possui dez bancadas redondas que facilitam trabalhos em equipe e, ao mesmo tempo, permitem que os alunos executem procedimentos analíticos para cada tipo de amostra. O laboratório conta com todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos analíticos com segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Neste laboratório, o estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis. Possui equipamentos como Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora, Peagômetro, Estufa, entre outros. Este laboratório pode ser utilizado para aulas práticas dos componentes curriculares que envolvam a área química (Química Geral e Experimental, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Farmacêutica etc.) ou farmacêutica (Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Farmacognosia, Cosmetologia etc.). Este laboratório possui equipamentos de segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Conta com dezesseis bancadas redondas que possibilitam, em trabalhos de equipe, que cada estudante observe o que está sendo realizado. Conta com microscópio trinocular com câmera acoplado ao datashow para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de outros equipamentos, como: estereomicroscópio binocular, microscópio óptico binocular, balança analítica e balança semianalítica, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Botânica, Farmacobotânica, Fisiologia Vegetal, Farmacodinâmica, Imunologia, Parasitologia, Patologia Clínica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O Laboratório de Conforto Ambiental tem como objetivos oferecer apoio ao processo de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo e desenvolver estudos, levantamentos e pesquisas de interesse da comunidade interna e externa. De forma integrada às disciplinas de Conforto Ambiental (térmico, acústico e luminoso) realizam-se atividades práticas como: simulações das condições de insolação e ventilação dos espaços construídos, levantamento de dados térmicos, lumínicos e acústicos de ambientes internos e externos.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O laboratório atende às aulas práticas de componentes curriculares como: Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular, Imunologia, entre outros. Possui torneiras fotoelétricas em cada pia e Bico de Bunsen em cada bancada de estudo, além de equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Nas aulas práticas, o estudante também tem acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Este laboratório conta com equipamentos de segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com a realização de diversos tipos de experiências, particularmente os ensaios físico-químicos, tendo acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Contempla equipamentos como: Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Friabilômetro, Câmara de Ultravioleta, Agitador de Tubos, Estufa, Durômetro, Refratômetro, Ponto de Fusão, Desintegrador de Comprimidos, entre outros. Neste Laboratório são ministradas aulas práticas dos componentes curriculares como: Bioquímica, Toxicologia, Análise Instrumental, Físico-química, Química e Controle Físico-químico. Este laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 60 m², conta com 4 bancadas de trabalho e 4 bancadas com instalação elétrica adequada (trifásico, motores, geradores, transformadores, variacs, chaves, etc.) para o desenvolvimento de experimentos com máquinas elétricas, tanto em regime de corrente contínua quanto em regime de corrente alternada, além de equipamentos eletrônicos de apoio, multímetros, amperímetros, osciloscópios e wattímetros, para a realização dos experimentos.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Neste laboratório, as bancadas são desenhadas com características ergonômicas adequadas, contendo um microscópio binocular por bancada, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante. Possui microscópio trinocular com câmera acoplada em um televisor, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de equipamentos como: microcentrífuga para hematócrito, contador de células, centrífuga, espectrofotômetro, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Citologia, Histologia e Embriologia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia, Zoologia Geral, Fisiologia Vegetal, Botânica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Está equipado com estação total, GPS de navegação, nível laser, nível óptico mecânico, estação meteorológica, clinômetro, entre outros acessórios. É utilizado para as aulas práticas de topografia em diversos cursos da Universidade.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

MensalidadeValorObservações
Mensalidade com Creduniso964,30Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.253,59Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02 a 26/12/24
Matrículas: até 30/12/24
1.350,02Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 02 a 29/01/25
Matrículas: até 31/01/25
1.446,45Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: até 06/03/25
1.735,74Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio1.928,60Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

ProfessorComponente CurricularTitulaçãoTempo de Casa
HEITOR ZOCHIO FISCHERAGROECOSISTEMAS E O AMBIENTEDoutor10 anos
RENAN ANGRIZANI DE OLIVEIRAAGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIADoutor6 anos
BRUNO GUSMAO KANBACHAVALIAÇÕES E PERÍCIAS RURAISMestre14 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULACÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2Mestre23 anos
LUCAS MATEUS RIVERO RODRIGUESCONTROLE DE PLANTAS DANINHASDoutor5 anos
JOAO AUGUSTO GALIENGENHARIA E INOVAÇÃOMestre10 anos
ANDRE VITOR BONORAENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOSMestre5 anos
VIDAL DIAS DA MOTA JUNIOREXTENSÃO RURAL E SUSTENTABILIDADEDoutor21 anos
SALVADOR MANGINI FILHOFÍSICA DO MOVIMENTOMestre15 anos
LUCAS MATEUS RIVERO RODRIGUESFITOSSANIDADE DE CULTURAS TROPICAISDoutor5 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCIFORRAGICULTURA E NUTRIÇÃO ANIMALDoutor6 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAFRUTICUTURA TROPICAL E SUBTROPICALMestre3 anos
SETIMO HUMBERTO MARANGONGESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, HIDROLOGIA E DRENAGEMMestre19 anos
ODIRLEI AMARO FERREIRAGESTÃO E LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIOMestre13 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCIGRANDES CULTURASDoutor6 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCISISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLADoutor6 anos
FERNANDA OTAVIA DIAS AMADIO NASCIMENTOHIDRÁULICAMestre8 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAHORTICULTURA CONVENCIONALMestre3 anos
NIKOLAS VIEIRA SPIMMECÂNICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLASMestreMenos de um ano
REGINA MARIA NASCIMENTO AUGUSTO BLAITTPESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: PROJETODoutor11 anos
ANDREZA COSTA SCATIGNOPROJETO INTEGRADOR AGRO EM NÚMEROSDoutor9 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAPROJETO INTEGRADOR: CRIAÇÃOMestre3 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAPROJETO INTEGRADOR: TROPICALMestre3 anos
RENAN ANGRIZANI DE OLIVEIRAQUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLODoutor6 anos
ARIANE DINIZ SILVAREPRESENTAÇÕES GRÁFICASDoutor15 anos
RENATO VAZ GARCIATEORIA ECONÔMICAMestre14 anos
MIRIAM RODRIGUES IUAMATOPOGRAFIA E CARTOGRAFIAMestre10 anos
NATALYA GARDEZANI ABDUCHZOOTECNIA DE RUMINANTESMestre2 anos
VANESSA CEZAR SIMONETTIAGROECOLOGIA E SILVICULTURADoutor6 anos
BRUNO GUSMAO KANBACHAGROMETEOROLOGIA E CLIMATOLOGIAMestre14 anos
ELISA CAROLINE DA SILVA SANTOS IKEGAMIBIOLOGIA DO SOLODoutor2 anos
JESAIAS DA SILVA SOUZACÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 1Doutor13 anos
SARAH TANUSCÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2Mestre29 anos
FABIOLA MARIA GONCALVES RIBEIROCIÊNCIAS DO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADEMestre13 anos
LUCAS MATEUS RIVERO RODRIGUESCONTROLE DE PLANTAS DANINHASDoutor5 anos
JOAO AUGUSTO GALIENGENHARIA E INOVAÇÃOMestre10 anos
CIBELI NIERIENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOSMestre12 anos
NORBERTO ARANHAFÍSICA DO MOVIMENTODoutor18 anos
BRUNO GUSMAO KANBACHFÍSICA DO MOVIMENTOMestre14 anos
RENAN ANGRIZANI DE OLIVEIRAFÍSICA DO SOLODoutor6 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTROFISIOLOGIA DAS PLANTASDoutor14 anos
LUCAS MATEUS RIVERO RODRIGUESFITOSSANIDADE DE CULTURAS TROPICAISDoutor5 anos
NATALYA GARDEZANI ABDUCHFORRAGICULTURA E NUTRIÇÃO ANIMALMestre2 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAFRUTICUTURA TROPICAL E SUBTROPICALMestre3 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCIFRUTICULTURADoutor6 anos
VANESSA CEZAR SIMONETTIGESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS, HIDROLOGIA E DRENAGEMDoutor6 anos
ODIRLEI AMARO FERREIRAGESTÃO E LOGÍSTICA DO AGRONEGÓCIOMestre13 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCIGRANDES CULTURASDoutor6 anos
FABIOLA BERGAMASCO DA SILVA MARCONDES PALINKASHIDRÁULICAMestre9 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAHORTICULTURA CONVENCIONALMestre3 anos
FABIOLA BERGAMASCO DA SILVA MARCONDES PALINKASIRRIGAÇÃO E DRENAGEMMestre9 anos
NIKOLAS VIEIRA SPIMMECÂNICA DE MÁQUINAS AGRÍCOLASMestreMenos de um ano
FABIO MARCIO SQUINAPESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: PROJETODoutor7 anos
HEITOR ZOCHIO FISCHERPROJETO INTEGRADOR AGRO EM NÚMEROSDoutor10 anos
HEITOR ZOCHIO FISCHERPROJETO INTEGRADOR: CRIAÇÃODoutor10 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAPROJETO INTEGRADOR: PLANTECHMestre3 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILAPROJETO INTEGRADOR: TROPICALMestre3 anos
VANESSA CEZAR SIMONETTIQUÍMICA E FERTILIDADE DO SOLODoutor6 anos
ARIANE DINIZ SILVAREPRESENTAÇÕES GRÁFICASDoutor15 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCISISTEMAS AGROINDUSTRIAISDoutor6 anos
PATRICIA FAVORETTO RENCISISTEMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLADoutor6 anos
PAULA CASTANHO BORGES DE AVILASISTEMÁTICA VEGETALMestre3 anos
RENATO VAZ GARCIATEORIA ECONÔMICAMestre14 anos
MIRIAM RODRIGUES IUAMATOPOGRAFIA E CARTOGRAFIAMestre10 anos
NATALYA GARDEZANI ABDUCHZOOTECNIA DE RUMINANTESMestre2 anos
HEITOR ZOCHIO FISCHERAGROECOSISTEMAS E O AMBIENTEDoutor10 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTROATIVIDADES COMPLEMENTARES - ENGENHARIA AGRONÔMICADoutor14 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTROESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENGENHARIA AGRONÔMICADoutor14 anos
Pular para o conteúdo