logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Design de Interiores
A partir de:
R$837,33
Duração
4 Semestres
Período
Manhã / Noite

Design de Interiores

Cursos Tecnológicos | Tecnológico
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo Geral
Formar e qualificar, em nível superior, profissionais com consciência globalizante e crítica, agentes de transformações sociais em níveis local, regional e nacional, desenvolvendo estruturalmente a relação entre espaço, lugar e o design, e a reflexão sobre as mudanças na concepção e no planejamento de ambientes, além de criar um conjunto instrumental, técnico e criativo, em sistemas projetivos e construtivos em função das inovações tecnológicas que relacionam o design, o ambiente, seu usuário e a informação.
Capacitar especialistas para atuar no mercado do projeto de interiores com visão dos métodos de apresentação de soluções para problemas espaciais de maneira teórica, crítica e inovadora.
Objetivos Específicos
São objetivos específicos do Curso Superior de Tecnologia em Design de Interiores:
• Propiciar o desenvolvimento de pesquisas, de meios de expressão, criação e experimentações, aliadas ao desenvolvimento de projetos e aos conceitos do universo espacial, ambiental e paisagístico, por intermédio da manipulação de instrumentação projetiva e dos processos de desenvolvimento e execução.
• Formar profissionais competentes, criativos e estratégicos, ampliando o nível de empreendedorismo, definido pelas novas exigências do mercado voltado para design de interior.
• Estimular práticas democráticas.
Perfil do Egresso / Campo de Atuação
Permitirá que o egresso trabalhe em empresas de design e decoração, construtoras, galerias de arte, ou mesmo autonomamente. Esse profissional elabora projetos de interiores, equacionando fatores estéticos, simbólicos, ergonômicos e técnicos, considerando também questões socioeconômicas e culturais. A pesquisa de tendências de comportamento, cores, formas, texturas e acabamentos; a representação gráfica em plantas baixas, cortes e perspectivas; a projeção de ocupação, mobiliário e fluxos do espaço proposto, inclusive jardins, além da análise de viabilidade e funcionalidade do projeto, são algumas das atividades desse profissional.
Áreas relacionadas no Mercado de Trabalho: Como designer de interiores, ele poderá analisar e criar projetos de intervenção em áreas interiores, públicas ou privadas, ou pesquisas históricas.
Base Legal
• Autorização: Resolução Consu nº 037/20, publicada em 28/09/2020.


Laboratórios utilizados

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.


foto laboratório


O Laboratório de Fotografia atende aos requisitos técnicos profissionais, com toda infraestrutura necessária para o aluno, nas aulas práticas, experimentar o ambiente profissional. Possui iluminação, flash, fundo panorâmico e possibilidade de chroma-key. Os alunos também têm à disposição para empréstimo máquinas profissionais Nikon e Canon de última geração. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.


foto laboratório


As principais atividades são aulas práticas de construção civil, materiais de construção civil, e ensaios laboratoriais em argamassa, agregados, aglomerantes, solos e concretos. Além da utilização pela graduação e pós-graduação, são realizados ensaios laboratoriais de resistência mecânica à compressão axial do concreto para obras internas da Universidade.



No Ateliê de Maquetes são realizadas aulas práticas de diversos componentes dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design de Interiores. Por ser um espaço aberto, permite que seja utilizado também fora do horário de aula para o desenvolvimento de trabalhos. O local oferece mesas, bancos específicos e material básico de corte e montagem de maquetes e outras peças relativas aos projetos dos alunos, além de revistas e livros para consulta. Também serve como local de exposição e acervo de trabalhos, e com o telão e datashow atende às aulas expositivas.


foto laboratório


Está equipado com estação total, GPS de navegação, nível laser, nível óptico mecânico, estação meteorológica, clinômetro, entre outros acessórios. É utilizado para as aulas práticas de topografia em diversos cursos da Universidade.


foto laboratório


Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.



FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 837,33 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.088,53 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.172,27 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.256,00 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.507,20 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.674,67 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES CONFORTO AMBIENTAL: LUMINOTÉCNICO Mestre 14 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA DESENHO ARQUITETÔNICO Mestre 9 anos
PAOLA DE OLIVEIRA JAEKEL DESENHO ARQUITETÔNICO Mestre 12 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA DESIGN DE INTERIORES COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 9 anos
ROGER DOS SANTOS ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES E ARQUITETURA: SÉCULOS XV AO XIX Doutor 13 anos
LUIS ROBERTO MOMBERG ALBANO INFORMÁTICA APLICADA: REPRESENTAÇÃO 3D Doutor 9 anos
SILVIA PANNUNZIO PAISAGISMO: FUNDAMENTOS Mestre 10 anos
GRAZIELE MATHILDE DE OLIVEIRA BATHAUS PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA CONTEMPORÂNEA Mestre 14 anos
TIAGO DA GUIA OLIVEIRA PROJETO INTEGRADOR: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 11 anos
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES PROJETO INTEGRADOR: FUNDAMENTOS PROJETUAIS Mestre 14 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA PROJETO: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 9 anos
GRAZIELE MATHILDE DE OLIVEIRA BATHAUS PROJETO: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 14 anos
SILVIA PANNUNZIO PROJETO: PEQUENAS CONSTRUÇÕES Mestre 10 anos
PAOLA DE OLIVEIRA JAEKEL PROJETO: PEQUENAS CONSTRUÇÕES Mestre 12 anos
ANDRE VITOR BONORA PROJETOS COMPLEMENTARES – ENERGIA E TRANSMISSÃO DE DADOS Mestre 5 anos
LUMA CAROLINE DE BARROS PROJETOS COMPLEMENTARES - EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Mestre 7 anos
LUMA CAROLINE DE BARROS SISTEMAS ARQUITETÔNICOS E CONSTRUTIVOS - DRYWALL E STEELFRAME Mestre 7 anos
FERNANDA OTAVIA DIAS AMADIO NASCIMENTO SISTEMAS ARQUITETÔNICOS E CONSTRUTIVOS - FUNDAMENTOS Mestre 8 anos
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES TEORIA DE ARQUITETURA: CONCEITOS E FORMAS Mestre 14 anos
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES CONFORTO AMBIENTAL: LUMINOTÉCNICO Mestre 14 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA DESENHO ARQUITETÔNICO Mestre 9 anos
PAOLA DE OLIVEIRA JAEKEL DESENHO ARQUITETÔNICO Mestre 12 anos
ROGER DOS SANTOS ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES E ARQUITETURA: SÉCULOS XV AO XIX Doutor 13 anos
LUIS ROBERTO MOMBERG ALBANO INFORMÁTICA APLICADA: REPRESENTAÇÃO 3D Doutor 9 anos
GRAZIELE MATHILDE DE OLIVEIRA BATHAUS PAISAGISMO: FUNDAMENTOS Mestre 14 anos
GRAZIELE MATHILDE DE OLIVEIRA BATHAUS PRODUÇÃO ARQUITETÔNICA CONTEMPORÂNEA Mestre 14 anos
TIAGO DA GUIA OLIVEIRA PROJETO INTEGRADOR: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 11 anos
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES PROJETO INTEGRADOR: FUNDAMENTOS PROJETUAIS Mestre 14 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA PROJETO: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 9 anos
GRAZIELE MATHILDE DE OLIVEIRA BATHAUS PROJETO: COMERCIAL E CORPORATIVO Mestre 14 anos
SILVIA PANNUNZIO PROJETO: PEQUENAS CONSTRUÇÕES Mestre 10 anos
PAOLA DE OLIVEIRA JAEKEL PROJETO: PEQUENAS CONSTRUÇÕES Mestre 12 anos
LUIS ROBERTO MOMBERG ALBANO PROJETOS COMPLEMENTARES – ENERGIA E TRANSMISSÃO DE DADOS Doutor 9 anos
LUMA CAROLINE DE BARROS PROJETOS COMPLEMENTARES - EQUIPAMENTOS HIDRÁULICOS Mestre 7 anos
LUMA CAROLINE DE BARROS SISTEMAS ARQUITETÔNICOS E CONSTRUTIVOS - DRYWALL E STEELFRAME Mestre 7 anos
FERNANDA OTAVIA DIAS AMADIO NASCIMENTO SISTEMAS ARQUITETÔNICOS E CONSTRUTIVOS - FUNDAMENTOS Mestre 8 anos
ELISANGELA CRISTINA SORANO GONCALVES TEORIA DE ARQUITETURA: CONCEITOS E FORMAS Mestre 14 anos
LIGIA BEATRIZ CARRERI MAUA ATIVIDADES COMPLEMENTARES - DESIGN DE INTERIORES Mestre 9 anos
Pular para o conteúdo