INSCRIÇÕES ABERTAS
APRESENTAÇÃO
PATROCINADORES
COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO
PALESTRANTES
AGENDA
INSCRIÇÃO
COMO CHEGAR?
CERTIFICADOS
APRESENTAÇÃO
VII International Workshop in Rational Use of Medicine
IV Worknowledge in Evidence-Informed Policy
I Encontro Integrado de NATS/REBRATS NEVs/EVIPNet e Coalizão Brasileira pelas Evidências
A pandemia da Covid-19 intensificou a importância das discussões envolvendo o uso de evidências para apoiar a tomada de decisões e a formulação de políticas públicas. O movimento das Políticas Informadas por Evidências (PIE) foi originado na década de 90, pelo Reino Unido, e vem impulsionando a ampliação do uso de evidências científicas por governos e pela própria Organização Mundial da Saúde.
O evento VII International Workshop in Rational Use of Medicine, IV Worknowledge in Evidence-Informed Policy e I Encontro Integrado de NATS/REBRATS, NEVs/EVIPNet e Coalizão Brasileira pelas Evidências se apresenta como um marco significativo no campo da utilização de evidências para a formulação de políticas públicas. O evento será realizado nos dias 8 e 9 de agosto de 2024, e reunirá membros da academia, da sociedade civil e da gestão pública para discutir e fortalecer a integração entre a produção científica e a tomada de decisões em políticas e intervenções sociais. Este encontro é oportunidade única para a troca de conhecimentos e experiências, promovendo a cultura da PIE, crucial para o desenvolvimento social e econômico sustentável.
A importância deste evento se reflete na variedade e profundidade das atividades ofertadas. As oficinas de capacitação, como a elaboração de Planos de Tradução do Conhecimento, a aplicação da ferramenta AMSTAR 2, e a condução de Síntese Rápida de Evidências Qualitativas são fundamentais para aprimorar as habilidades técnicas dos participantes. Essas oficinas não só visam capacitar os indivíduos, mas também facilitar a colaboração entre academia e gestão pública, promovendo a utilização eficaz das evidências na formulação de políticas. As sessões plenárias, por sua vez, abordarão temas cruciais, como a integração de ecossistemas de evidências e o uso de evidências qualitativas na avaliação de tecnologias em saúde, ampliando a discussão para áreas além da saúde, como direitos humanos, educação e meio ambiente.
Justifica-se a realização deste evento pela necessidade urgente de aprimorar a qualidade e a efetividade das políticas públicas por meio do uso sistemático de evidências. Em um contexto em que as decisões políticas podem ter impactos profundos e duradouros na sociedade, é imperativo que gestores e formuladores de políticas estejam equipados com as melhores ferramentas e conhecimentos disponíveis. Ao promover a interação entre diferentes atores e fomentar a discussão sobre estratégias de tradução de evidências para o impacto local, o evento busca construir pontes entre a ciência, a sociedade e as políticas públicas.
PATROCINADORES
- Rebrats
- EvipNet – Brasil
- Coalização Brasileira pelas Evidências
- Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCF) – Uniso
COMITÊ DE ORGANIZAÇÃO
- GT de Articulação e de Comunicação da Coalização Brasileira pelas Evidências
- Núcleo de Evidências para Políticas – Seriema - UNISO
PALESTRANTES
Ana Cristina Atz dos Santos - É apoiadora regional do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (COSEMS-RS), bolsista do Programa de avaliação e qualificação da política nacional de atenção integral à saúde das pessoas privadas de liberdade no sistema prisional (QUALISAP-PNAISP) e do Laboratório de inovação na atenção primária à saúde – Dourados Ministério da Saúde Fiocruz. Especialista em Saúde Pública, Gestão em Saúde. Mestranda em Saúde da Família pela Fiocruz Mato Grosso do Sul (PROFSAUDE). Membro do NEv Pantanal -Fiocruz MS.
Antonio Bresolin - Diretor executivo do D³e - Dados para um Debate Democrático na Educação. Mestre em Administração Pública pela FGV e bacharel em Ciências Econômicas pela USP. Atuou em institutos, fundações empresariais e organizações da sociedade civil com pesquisa aplicada e avaliação de políticas e projetos sociais.
Cintia de Freitas Oliveira - Obstetriz, Sanitarista e Doutoranda em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (FSP/USP). Atualmente é Diretora do Núcleo de Fomento e Gestão de Tecnologias de Saúde do Instituto de Saúde (NFGTS- IS) e pesquisadora do NEv-IS. Possui experiência na área de Sínteses de Evidências, Políticas Informadas por Evidências (PIE), Avaliação de Políticas e Tradução do Conhecimento.
Daniela Rego - Servidora pública federal - Analista Técnica de Políticas Sociais, em exercício no Ministério da Saúde até 2023, onde participou da criação do Serviço de Produção de Evidências para apoio à tomada de decisão e coordenou as ações da EVIPNet Brasil, à frente da Coordenação-Geral de Evidências em Saúde. Atualmente, compõe a Coordenação-Geral de Indicadores e Evidências em Direitos Humanos do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, atuando em 2 principais frentes: Observatório Nacional dos Direitos Humanos e a Rede Nacional de Evidências em Direitos Humanos. Odontóloga e Mestra em Ciências da Saúde pela UnB, especialista em Avaliação em Saúde pela Fiocruz e doutoranda em Saúde Baseada em Evidências pela Unifesp.
Davi Romão - Consultor especialista em Políticas Informadas por Evidências pela Organização Mundial da Saúde. Mestre em políticas públicas pela Universidade de Oxford, psicólogo e mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela USP, e especialista em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências pelo Ministério da Saúde/Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa. Ex-diretor executivo adjunto do Instituto Veredas. Foi Coordenador de Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública e também coordenou o Programa de Qualidade de Vida no Trabalho para Profissionais de Segurança Pública.
Debora Aligieri - Advogada graduada em Direito pelo Mackenzie e atua como Assessora Técnica na Câmara Municipal de São Paulo. Especializada em Direito Processual Civil pela GVLaw. Mestra em Ciências pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Portadora de diabetes, e administradora do blog Diabetes e Democracia. Cumpriu dois mandatos como representante dos usuários no Conselho Municipal de Saúde de São Paulo. Consultora do Movimento Influencers Diabetes Brasil. Integrante da União dos Movimentos Populares de Saúde e do conselho consultivo da revista Diabetes Magazine. Sua atuação e pesquisa se concentram na participação social, ciberativismo, direito à saúde, políticas públicas, avaliação de tecnologias em saúde, protagonismo dos usuários, políticas públicas, comunicação em saúde e mídias digitais.
Eduardo Georjão Fernandes - Diretor do Instituto Cíclica e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política da UVV. Doutor e Mestre em Sociologia pela UFRGS. Bacharel em Direito pela UFRGS e em Psicologia pela PUCRS. Tem experiência em pesquisa social aplicada, atuando em temas como direitos humanos, participação social e movimentos sociais.
Fernanda Campos de Almeida Carrer - Possui mestrado em Odontologia (Patologia Bucal) pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade de São Paulo. Atualmente é professora associada da Faculdade de Odontologia (FOUSP) da Universidade de São Paulo, credenciada como orientadora permanente do programa de Pós-graduação em Ciências Odontológicas da FOUSP. Atualmente, coordena o grupo de pesquisa em Formulação de Políticas públicas em saúde bucal Informadas por Evidência Científica da FOUSP (CNPq) e o Núcleo de Evidências e Análises Econômicas (EvipOralHealth) credenciado pelo Ministério da Saúde e EVIPNET.
Fernanda Serpa - Formada em História pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2013), especialista em Análise de Dados (ENAP) e Avaliação de Políticas Pública de Saúde (FIOCRUZ), mestranda em Governança e Desenvolvimento pela ENAP. Membro do “Núcleo de Pesquisa em Avaliação e Uso de Evidências em Políticas Públicas (Nave)” - ENAP. Atuou como Analista Técnico de Políticas Sociais do Ministério da Saúde (MS) por 10 anos, com experiência em Análise de Dados e Monitoramento e Avaliação em Saúde. Integrou a Coordenação-Geral de Evidências do MS, atuando na elaboração de sínteses de evidências e avaliações. Integra a Coordenação-Geral de Avaliação e Organização de Evidências, da Diretoria de Altos Estudos da ENAP.
Gabriel Valdes - Enfermeiro. Especialista em Gestão da Clínica nas Regiões de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês. Mestre em Saúde da Família pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Compõem a Equipe Técnica do Núcleo de Evidências da Prefeitura Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, onde atua na aquisição, avaliação, adaptação e aplicação do resultado de pesquisas científicas para apoiar a formulação de políticas sanitárias e informar decisões de trabalhadores e gestores do Sistema Único de Saúde.
Geisa Colebrusco de Souza Gonçalves - Enfermeira. Professora Adjunta do Departamento de Administração em Serviços de Saúde e Enfermagem na Escola Paulista de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo - EPE UNIFESP. Mestre e Doutora em Ciências pela USP. Articuladora da região sudeste na Rede Brasileira de Educação e Trabalho Interprofissional em Saúde (REBETIS). Compõem o Núcleo C.A.R.E: Políticas Informadas por Evidências da UNIFESP, que integra a Rede EVIPNet Brasil e a Coalizão Brasileira pelas Evidências. Atua na elaboração de pesquisas de sínteses de evidências, sobretudo sobre gestão do trabalho e dos trabalhadores da área da saúde para melhor informar políticas, nos níveis micro, meso e da macro gestão.
Ilana Mirian Almeida Felipe Da Silva - Pós-Doutora (bolsista FAURGS no Projeto Saúde com Agente) em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da UFRGS. Enfermeira sanitarista, Mestre em Saúde Coletiva pela UFMA e Doutora em Saúde Pública pela EERP-USP. Consultora e Especialista em PIE-PROJETO ESPIE 2019-2020 pelo Sírio Libanês/MS/Proadi-SUS. Coordena a Rede Aberta de Pesquisa do Núcleo de Evidências em Saúde do Maranhão (REPENEv-MA) ligado à Rede EViPnet Brasil e Coalizão Brasileira pelas Evidências. É líder do GEPETEv (Grupo de Pesquisa em Educação, Novas Tecnologias e Evidências). É Docente-pesquisadora da UFMA (Educação profissional, Graduação e Pós-Graduação Mestrado/Doutorado da Rede Nordeste em Formação de Saúde da Família RENASF/FIOCRUZ/UFMA).
Laura dos Santos Boeira - É diretora executiva do Instituto Veredas e co-diretora do Hub de Evidências da América Latina e do Caribe (Hub LAC). É mestre em Bioética pela UnB e doutoranda em Psicologia Social pela PUCRS.
Mariana Del Grossi - Mariana Del Grossi Moura - Fisioterapeuta. Especialista em Terapia Intensiva pela UNICAMP. Doutora em Ciências Farmacêuticas pela Uniso. Pós-doutora pela Uniso em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde e Ministério da saúde, com atuação em estudos de Avaliação de Tecnologias em Saúde e bolsista CAPES com atuação em Políticas de Saúde Informadas por Evidências. Atua na linha de pesquisa "Uso Racional de Medicamentos" principalmente em revisões sistemáticas que retratam condições de saúde e uso de medicamentos pela população. É membro do NATS-Uniso que pertence a REBRATS-MS-Brasil, responsável por avaliações de tecnologias em saúde. Membro do Núcleo de Evidências para Políticas informadas por evidências SERIEMA- PAHO-EVIPNet-Brasil. Atua como consultora para assuntos relacionados a registros de novas indicações de medicamentos e elaboração de pareceres técnicos. Atualmente é fisioterapeuta do Hospital Sírio-Libanês.
Jardel Correa de Oliveira Filho - Médico de Família e Comunidade (MFC), professor de medicina da UFSC, com especialização em Saúde da Família pela UFSC/SC e em Geriatria e Gerontologia pela UENP/PR. Mestre em Ciências Farmacêuticas / Uso Racional de Medicamentos - pela UNISO/SP. Atua como médico na APS, preceptor da residência de MFC e como coordenador da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Tem experiência na área de saúde coletiva, principalmente com farmacologia clínica, terapêutica, medicamentos essenciais e avaliação de tecnologias em saúde. Atuou como consultor do Ministério da Saúde na seleção de medicamentos essenciais na COMARE e de fitoterápicos na COMAFITO.
Jessica Farias Dantas Medeiros - Arte-educadora graduada em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal do Ceará (IFCE), mestre em Saúde Coletiva pela UNICAMP, especialista em Saúde Coletiva pelo Instituto de Saúde de São Paulo e Doutoranda em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília (UNB). Integrante e ativista do People's Health Movement, círculo Brasil. Atualmente é coordenadora de articulação de redes no Hub de Evidências da América Latina e do Caribe (Hub LAC) e representa o Instituto Veredas no GT de Comunicação e de Articulação da Coalizão Brasileira pelas Evidências.
Jorge Otávio Maia Barreto - Bacharel em Direito (UFC), especialista em Gestão em Saúde (ENSP) e em Economia e Avaliação de Tecnologias em Saúde (FIPE), Mestre e Doutor em Políticas Públicas (UFPI). Pesquisador em Saúde Pública titular da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Brasília). Membro do Comitê Consultivo da EVIPNet Global (OMS) e Brasil (Ministério da Saúde). Membro do Comitê Científico da Bireme (OPAS). Pesquisa Políticas Informadas por Evidências (PIE) e Sistemas de Saúde.
Luciane Cruz Lopes - É Coordenadora do Núcleo de Evidências para Políticas SERIEMA, professora- pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Universidade de Sorocaba (PPGCF-Uniso). Farmacêutica com doutorado em Farmacologia e pós-doutorado em Epidemiologia Clínica. Líder do Grupo Latino Americano da Sociedade Internacional de Farmacoepidemiologia. Diretora Científica da Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica. Membro do Cochrane Musculoskeletal and Hematology, membro da EvipNet, do NATS/UNISO da rede REBRATS, da ABCF, do ISPE, da SBFC e da Coalizão Brasileira pelas Evidências.
Luis Phillipe Nagem Lopes - Luis Phillipe Nagem Lopes - Farmacêutico (UFRJ, 2022), Mestre em Ciências Farmacêuticas (UNISO, 2024), Especialista em economia da saúde com ênfase em Avaliações de Tecnologias em Saúde (ATS) (UNICAMP, 2024) e Doutorando em Saúde Coletiva com enfâse em ciências humanas e saúde (IMS/UERJ). Atuou como metodologista do Ministério da Saúde na área de ATS, saúde mental e equidade em saúde (2021-atual). É membro do capítulo brasileiro de estudantes da Sociedade Internacional de farmacoepidemiologia e compõe a Coalizão brasileira pelas evidências. Desenvolve pesquisas em ATS, políticas informadas por evidências, pesquisas qualitativas, antropologia de medicamentos, saúde mental, saúde da criança e estudos sociais da ciência.
Marcela Torres - Pharm D. Master's degree in clinical epidemiology. PhD in public health. Consultant of the Science and Knowledge for Impact Unit of the Department of Evidence and Intelligence for Health Action at Pan American Health Organization Headquarters. She has experience in the development of systematic reviews, clinical practice guidelines, clinical protocols, policy briefs, normative documents and provides technical assistance to member states in evidence-informed decision-making.
Maritsa Carla de Bortoli - Nutricionista, Mestre e Doutora pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é Pesquisadora Científica III no Instituto de Saúde (IS/SES-SP), atuando principalmente nas linhas de tradução do conhecimento, políticas informadas por evidências e pesquisa de implementação. Coordena o Núcleo de Evidências do Instituto de Saúde - afiliado à Rede EVIPNet, é docente permanente do programa de Mestrado Profissional em Saúde Coletiva do Instituto de Saúde, membro do colegiado e docente do Programa de Especialização em Saúde Coletiva, e coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa do Instituto de Saúde.
Maria Sharmila Alina de Sousa - Biomédica, Doutora em Medicina/Endocrinologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo, e possui MSc in Medicine, Science & Society pelo King's College London. Experiência em pesquisa translacional e ciência da implementação em contextos de organizações multilaterais, governamental, acadêmico, indústria e terceiro setor glocais. Atua também como representante do Patient & Citizen Involvement Interest Group no Scientific Development & Capacity Building Committee da Health Technology Assessment International, e como consultora especialista em métodos mistos de síntese de evidências e tradução de conhecimentos em projeto de parceria entre a Fiocruz Brasília e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, e projeto da BIREME-OPAS para o enfrentamento de hiper e desinformação.
Mônica de Oliveira Nunes de Torrenté - Médica psiquiatra, PhD em Antropologia pela Universidade de Montreal, Professora Titular do Instituto de Saúde Coletiva – UFBA, Coordenadora do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Saúde Mental – NISAM, Coordenadora da Rede Gerar de Economia Solidária em Saúde Mental do ISC-UFBA, Coordenadora da Cooperação Técnica com a Comissão de Incorporação de Tecnologias em Saúde do Ministério da Saúde, Membro do GT de Saúde Mental da Associação Brasileira em Saúde Coletiva-ABRASCO, Pós-Doc na Universidade Paris V (2011) e Professora visitante no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2022), Membro do Conselho Editorial da EDUFBA.
Patricia de Campos Couto - É Analista Técnica de Políticas Sociais e está lotada no Departamento de Ciência e Tecnologia (DECIT) do Ministério da Saúde. Atualmente, atua como Coordenadora-Geral de Evidências em Saúde (CGEVI/DECIT/SCTIE/MS) no DECIT. É mestre em Avaliação em Saúde pela ENSP e doutoranda em Ciências e Tecnologias em Saúde pela UnB.
Patricia Ziegelmann - Professora Titular da UFRGS com graduação (UFRGS), mestrado (USP-São Paulo) e Doutorado (University of Kent – Inglaterra) em Estatística. Atua como docente e pesquisadora no PPG Epidemiologia e no PPG Cardiologia UFRGS e no IATS (Instituto de Avaliação em Tecnologias em Saúde). ). Tem larga experiência no campo de estudos clínicos e síntese de evidência já tendo ministrados diversos cursos na área. Atualmente coordena o grupo de pesquisa PIT Cancer – Pesquisa Integrativa Translacional em Cancer onde tem trabalhado com análises de sobrevivência de pacientes com diagnóstico de câncer baseadas em dados de mundo real.
Sara Emanuela de Carvalho Mota - Analista de Políticas Sociais, atua na Coordenação Geral de Evidências e Indicadores em Direitos Humanos do MDHC. Possui graduação em Nutrição (UFBA), especialização em Gestão Pública e em Democracia Participativa, República e Movimentos Sociais (UFMG), em Gestão de Políticas de Alimentação e Nutrição (FIOCRUZ), em Saúde Indígena (UNIFESP), em Epistemologias do Sul (CLACSO/UC), em Políticas informadas por Evidências (Sírio Libanês) e em Políticas Públicas/Master of Public Policy (ENAP- Columbia University). Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho (FAMED/UFBA). Doutora em Saúde Pública (ISC/UFBA). Estágio Pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e no Instituto de Saúde Coletiva da UFBA. Participa do Grupo de Trabalho "Salud Internacional y soberanía sanitaria" (Clacso) e da Coalizão Brasileira por Evidências.
Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira - Sandra Maria do Valle Leone de Oliveira, Atua como Pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, na área de educação e com pesquisa em vigilância em saúde.Pós doutorado na Fiocruz (Brasília-2019) e Doutorado em Doenças Infecciosas e Parasitárias (UFMS-2011). Editora associada da Revista de Epidemiologia e Serviços de Saúde (RESS) do Ministério da Saúde e docente na pós-graduação (supervisão de pós-doutorado, mestrado e doutorado). Especialista em Politicas informadas por evidências (ESPIE-2007) e Avaliação de Tecnologias em Saúde (HAOC-2009).
Tanja Kuchenmuller - M.A., M.Sc, coordinates the Evidence to Policy and Impact unit in the Research for Health Department, Science Division, at World Health Organization Headquarters. The unit has the dual mandate of (1) strengthening country capacity in generating, translating and using the best available research evidence in policies and practice, and (2) providing leadership on policies in research to ensure access and scale-up.
Tatiana Yonekura - Bacharel em Enfermagem (USP), especialista em Gerontologia e Geriatria (UNIFESP), Mestre e Doutora em Ciências da Saúde (USP). Especialista de projetos no Hcor. Pesquisa Políticas Informadas por Evidências (PIE), em parceria com o Ministério da Saúde.
Vanessa Gubert - Assistente da Coordenação-Geral de Avaliação e Organização de Evidências da Diretoria de Altos Estudos da ENAP. Pós-Doutora em Políticas Informadas por Evidências (UFMS). Especialista em Saúde Pública (UNIDERP), Mestre e Doutora em Doenças Infecciosas e Parasitárias - UFMS. Membro da Coalizão Brasileira pelas Evidências (GT-Educação), Núcleo de Evidências (NEv-MS) e do Laboratório de Evidências em Saúde (UFMS), membro dos grupos de pesquisa CNPQ NAVE (ENAP). Experiência em pesquisa clínica, Comitê de Ética em Pesquisa, Doenças Infecciosas, Coordenação e Preceptoria em Residência Multiprofissional, Estudos de Utilização e Padronização de Medicamentos, Farmácia Hospitalar/Ambulatorial, Revisão Sistemática, Síntese de Evidências e Diálogo de Políticas.
Verônica Abdala - Possui graduação em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade de Brasília. Ocupou o cargo de tecnóloga do Ministério da Ciência e Tecnologia. Foi comissionada na BIREME, Centro Especializado da Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde e atualmente ocupa o mesmo cargo de gerente de Serviços e Fontes de Informação. Tem experiência na área de Gestão da Informação e Conhecimento Científico com ênfase em Ciências da Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: acesso à informação em saúde, biblioteca virtual, gestão e recuperação da informação, desenvolvimento de Portais de Acesso à Informação, tradução do conhecimento, evidências mapas, sínteses de evidências, informações para tomada de decisão em saúde, gestão de projetos de cooperação técnica em informação científica e técnica na área de saúde.
Vinícius Espauluci Campos - Consultor UNESCO no Ministério da Educação. Mestre em Política Pública e Governo pela Birkbeck, University of London e bacharel em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela UFABC. Atuou como gestor de políticas e projetos educacionais em Secretarias estaduais e organizações da sociedade civi, abordou o uso de evidências em educação no Brasil em sua dissertação, e colaborou com organizações britânicas no estudo global sobre Policy Labs.
AGENDA
Grupos de coral “Vozes de Araçoiaba” e “Por todo canto”
INSCRIÇÃO
Clique aqui e inscreva-se.
Os certificados serão enviados, por e-mail, após o término do evento para aqueles que se inscreverem na lista de presença durante cada um dos painéis.
COMO CHEGAR?
CERTIFICADOS
Certificados serão enviados por email após o evento