V Ciclo de Oficinas sobre Educação problematizadora da área da Saúde
APRESENTAÇÃO
PALESTRANTES
AGENDA
APRESENTAÇÃO
V Ciclo de Oficinas sobre Educação problematizadora da área da Saúde:
uso de evidências em políticas públicas na educação e os reflexos na formação profissional
Coordenação do evento: Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Uniso (PPGCF)
Moderadora e organizadora: Profa. Luciane Cruz Lopes
PALESTRANTES
Aula inaugural – A educação para o futuro: dificuldades e facilidades
Preleção dialogada
Data: 18/09 – 14h-17h
Newton Polimeno, MD
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1975), especialização (Residência Médica) em Medicina Interna e Hematologia (1977) e mestre em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1995). É consultor da área de Educação Médica desde 1990, com experiência na área de Medicina, ênfase em Clínica Médica, Hematologia e Oncologia, e, na área da educação, tem experiência em Educação Médica. Atualmente assessora o curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), câmpus Sorocaba.
Inteligência Artificial na Educação
(preleção dialogada e método ativo)
Data: 16/10 – 14h-17h
Paulo Ricardo Diniz
Educador e Consultor Executivo de Novas Tecnologias, atua há mais de 30 anos no segmento educacional, com foco no desenvolvimento e aplicação de novas tecnologias educacionais no ensino corporativo e no ensino superior, com ênfase em ensino a distância. Idealizador do Sistema de Ensino Presencial Conectado da Unopar/Kroton, atualmente ocupa a função de Chief of Finance Officer – CFO na Flex Major School INC, Sistema de Ensino High School e Middle School regulamentado pelo Estado da Flórida, Estados Unidos, atendendo a clientes no Japão, Espanha, Dubai, Colombia, Grécia e Brasil. Membro do banco de avaliadores Basis/ INEP/MEC, com atribuição de avaliador institucional para credenciamento de instituições de ensino superior. Conselheiro de ética e qualidade da ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância desde 2008 e diretor de Curadoria na ABPRH. Mestre em Ciência da Computação pela UFSC, na área de Tratamento de Linguagem Natural, especialista em Didática e Metodologia do Ensino e especialista em Liderança pela Ohio University, Estados Unidos.
Estrutura curricular inovadora face à tradicional
Data: 23/10 – 14-15h30
Dra. Maria Helena Senger
Médica com graduação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC/SP, pós-doutorado na Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp em 2016, na área de concentração em Ensino na Saúde. É professora titular do Departamento de Medicina, área de Endocrinologia, da Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Sorocaba – PUC/SP. Além das atividades na graduação médica, desde 2011 ministra a disciplina de Metodologia da Investigação Científica aplicada à Educação em Saúde no Programa de Estudos Pós-Graduados – Mestrado Profissional – de Educação nas Profissões da Saúde da PUC-SP. Também possui especialização lato sensu em Educação nas Profissões de Saúde (Universidade Federal do Ceará), área em que vem atuando desde 2001, quando exerceu o cargo de diretora da Faculdade de Ciências Médicas e posteriormente como coordenadora do curso de Medicina. Foi coordenadora da implantação do projeto pedagógico do curso de Medicina de Sorocaba (PUC-SP) e atuou na coordenação e desenvolvimento das atividades de projetos selecionados pelos Ministérios da Saúde, da Educação e OPAS, como PROMED, PRÓ-SAÚDE I e PET-SAÚDE (2009, 2010 e 2011).
O desafio de metodologias ativas aplicadas em turmas grandes no contexto da saúde
Data: 23/10 – 15h30-17h
Dra. Izabel Cristina Ribeiro da Silva Saccomann
Graduação em Enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1983), especialização em Enfermagem do Trabalho, Administração Hospitalar e Licenciatura em Enfermagem. Possui mestrado e doutorado em Enfermagem pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp. Assistente mestre no curso de Enfermagem PUC Sorocaba, tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Médico-Cirúrgica, UTI-adulto e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, estudantes, idosos, cardiopatias e diabetes. Membro do grupo de pesquisa Cuidar-Gerenciar em Enfermagem, com experiência na utilização de metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem. Chefe do Departamento de Enfermagem nas gestões: 2013 a 2015 e 2015 a 2017 e coordenadora da residência multiprofissional em Saúde da Família durante 3 anos, de 2014 a 2017. Atualmente é coordenadora do eixo: Assistência de Enfermagem nas fases do Ciclo Vital na Atenção Básica desde 2010 e Coordenadora da Residência Uniprofissional em Enfermagem Pediátrica.
Avaliação de estudantes baseada em competências no ensino superior
Data: 30/10 – 14h-17h
Newton Polimeno
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1975), especialização (Residência Médica) em Medicina Interna e Hematologia (1977) e mestre em Medicina (Hematologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1995). É consultor da área de Educação Médica desde 1990, com experiência na área de Medicina, ênfase em Clínica Médica, Hematologia e Oncologia, e, na área da educação, tem experiência em Educação Médica. Atualmente assessora o curso de Medicina da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), câmpus Sorocaba.
Competência docente para a educação inovadora
Data: 06/11– 14h-17h
Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta
Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, mestra em Artes pela Universidade de São Paulo e graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na Educação Básica como professora, diretora e Coordenadora de EJA. No Ensino Superior, lecionou — nos cursos de Administração, Turismo e Pedagogia — disciplinas que tratam de: gestão, comunicação, cultura organizacional e administração. Integrou o corpo docente do curso de Pós-graduação em Educação da Universidade de Uberaba (UNIUBE). Atualmente, é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, ambos da Universidade de Sorocaba. É associada ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e ao International Council for Education on Teaching (ICET). Pesquisadora da Red Interuniversitaria Euroamericana de Investigacion (ALFAMED) e da RIDEP – Rede Internacional de Pesquisas sobre Desenvolvimento Profissional de Professores, e líder do Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação (GPESTI). Suas pesquisas tratam sobre formação de professores, avaliação da aprendizagem, competência midiática, fraude acadêmica e ética.
O uso de evidências em políticas públicas de educação e os reflexos na formação profissional
Data: 13/11 – 14h-17h
Prof. Dr. Vinícius Espauluci Campos
Consultor UNESCO no Ministério da Educação, mestre em Política Pública e Governo pela Birkbeck, University of London e bacharel em Ciências e Humanidades e Relações Internacionais pela UFABC. Atuou como gestor de políticas e projetos educacionais em secretarias estaduais e organizações da sociedade civil, abordou o uso de evidências em educação no Brasil em sua dissertação, além de colaborar com organizações britânicas no estudo global sobre Policy Labs.
AGENDA
18/09 | 14h-17h:A educação para o futuro: dificuldades e facilidades – Prof. Me. Newton Polimeno
16/10 | 14h-17h: Inteligência Artificial na Educação – Paulo Ricardo Diniz
23/10 | 14h-15h30:
Estrutura curricular inovadora face à tradicional – Profa. Dra. Maria Helena Senger
15h30-17h: O desafio de metodologias ativas aplicadas em turmas grandes no contexto da saúde – Profa. Dra. Izabel Saccomann
30/10 | 14h-17h: Avaliação da aprendizagem dos estudantes – Prof. Me. Newton Polimeno
06/11 | 14h-17h: Competência docente para a educação inovadora – Profa. Dra. Maria Alzira
13/11 | 14h-17h: Uso de evidências em políticas públicas na educação e os reflexos na formação profissional – Prof. Dr. Vinícius Espauluci Campos
O ciclo será online. Segue o link para todos os dias:
Luciane Lopes está convidando você para uma reunião Zoom agendada.
Tópico: V CICLO DE OFICINAS EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA
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ID da reunião: 828 7917 8250
Senha: 809854