Home 9 Evento
Semana da Consciência Negra 2025
Nos dias 17 a 19 de novembro, será realizada a Semana da Consciência Negra 2025 na Universidade de Sorocaba, com palestras, rodas de conversa e exposições que visam demonstrar a importância da cultura afro-brasileira e estimular a reflexão e a luta contra o racismo socialmente implantando no Brasil.
Público-alvo:
Alunos, funcionários e professores da Universidade
Data:
17, 18 e 19 de novembro
Horários:
Das 19h às 22h; exceto no dia 18/11, que contará com atividades das 8h às 11h20 e das 19h às 22h
Programação:
17/11 | Segunda-feira
19h : A arte como documento da história: Literatura como documento histórico e História e Cinema negro
Convidados: Carolinne Mendes – Professora de História, realizou pós-doutorado, doutorado e mestrado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisas nas áreas de relações de raça e gênero no audiovisual brasileiro e educação para as relações étnico-raciais. Atua na organização da sociedade civil Ação Educativa, com pesquisas sobre políticas públicas e formação de profissionais da educação, e no Colégio Santa Cruz, como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É autora de “O negro no cinema brasileiro” (LiberArs, 2017). Cícero Santos – Formado em Letras: Português e Inglês pela Uniso e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP, 2024). Interessado no registro da memória em tempos de crise, pesquisa literatura contemporânea e patrimônio por uma perspectiva marxista e interseccional. Coorganizou a obra “Pensar e Repensar Sorocaba” (Cubile Editorial, 2024) e é professor, cofundador e editor da Cubile Editorial.
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h : Oficina documentação – Visita ao Nucab, compreensão da documentação e possibilidades de trabalho
Convidado: Pedro Carvalho – Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP,) e em Arquivologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI, 2023). Mestre em História Social (USP, 2025), tendo estudado a correspondência da população brasileira a presidentes da república. Atua em instituições de memória desde 2017 e é professor de História da rede pública e privada de ensino. É co-fundador e editor da Cubile Editorial e coorganizador da obra Pensar e Repensar Sorocaba (Cubile Editorial, 2024).
Local: Anfiteatro da Biblioteca
18/11 | Terça-feira
8h : Roda de conversa e lançamento da obra coletiva “Negritando do Direito do Trabalho” – Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Convidadas: Luana Raposo – Mestra em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas, além de membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP). Adriana da Conceição Silva – Especialista em Direito Constitucional e em Direito Penal pela Faculdade Gran Tietê, especialista em Advocacia Trabalhista pela Ebradi, especialista em Ciências Políticas pela UCAMPROMINAS, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em História pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Local: EMI – Térreo do bloco F
19h : Roda de conversa: Saberes e Sabores Ancestrais
Convidada: Maria de Lourdes Moraes (Mãe Lourdes Lieje) – Psicopedagoga, fundadora e criadora do grupo Cia. Abayomi’n de Dança Afro e sacerdotisa do Candomblé (Iyalorixá). Possui experiência em percussão (ritmos ijexá e alujá), em coreografia e na organização de oficinas, além de vivências em manifestações como capoeira e jongo (caxambu).
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h – Roda de conversa: “Dr. Ademir Barros: o poeta, o pesquisador, o griot, o ancestral” – Homenagem póstuma ao professor Ademir Barros dos Santos, o “Ed Mulato”
Convidadas: Eloísa Gonçalves – Graduada em Letras Português/Inglês e pós-graduada em Linguística, possui especialização em Gestão Sistêmica baseada em valores Humanos e em Psicanálise: Teoria e Prática. É membro do Coletivo Encruzilhadas, Laços, Nós, e atua como psicanalista clínica voltada a adolescentes e adultos, além de coordenar, desde 1996, a Câmara de Estudos de Literaturas Brasileira e Africanas do Nucab. Atualmente, ocupa a cadeira nº 11 da Academia Sorocabana de Letras. Gleice Marciano – Graduada em Letras: Português/Inglês, pesquisadora da musicalidade e da linguística africana, cantora e uma das primeiras estagiárias do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, o Nucab. Descendente de uma das famílias mais importantes no cenário histórico, musical e da valorização dos penteados afros da cidade de Sorocaba, atualmente é Coordenadora de Assuntos Gerais e de Apoio às Câmaras do Nucab, núcleo que integra há quase 30 anos.
Mediação: Rafael Filho (Nucab)
Local: Anfiteatro da Biblioteca
19/11 | Quarta-feira
19h : Roda de conversa: Corpo, Raiz e Voz: Resistência, Autoestima e Arte Exibição do curta-metragem musical “Em Construção”
Convidadas: Lalis (Cantora e compositora) e Gleice Sales (Historiadora e Educadora de Tecnologias e Artes Sesc/Sorocaba)
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h : Palestra: Diáspora africana: Patrimônio Histórico e Arqueologia
Convidada: Luciana Bozzo Alves – Doutora em Arqueologia, especialista em História da África, bacharel em Oceanografia e Diretora de Projetos Arqueológicos. Local: Anfiteatro da Biblioteca
Palestrantes:
Carolinne Mendes: Professora de História, realizou pós-doutorado, doutorado e mestrado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisas nas áreas de relações de raça e gênero no audiovisual brasileiro e educação para as relações étnico-raciais. Atua na organização da sociedade civil Ação Educativa, com pesquisas sobre políticas públicas e formação de profissionais da educação, e no Colégio Santa Cruz, como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É autora de “O negro no cinema brasileiro” (LiberArs, 2017).
Cícero Santos: Formado em Letras: Português/Inglês pela Uniso e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP, 2024). Interessado no registro da memória em tempos de crise, pesquisa literatura contemporânea e patrimônio por uma perspectiva marxista e interseccional. Coorganizou a obra “Pensar e Repensar Sorocaba” (Cubile Editorial, 2024) e é professor, cofundador e editor da Cubile Editorial.
Pedro Carvalho: Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em Arquivologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI, 2023). Mestre em História Social (USP), tendo estudado a correspondência da população brasileira a presidentes da república. Atua em instituições de memória desde 2017 e é professor de História da rede pública e privada de ensino. É cofundador e editor da Cubile Editorial e coorganizador da obra Pensar e Repensar Sorocaba (Cubile Editorial, 2024).
Luana Raposo: Mestra em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas, além de membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP).
Adriana da Conceição Silva: Especialista em Direito Constitucional e em Direito Penal pela Faculdade Gran Tietê, especialista em Advocacia Trabalhista pela Ebradi, especialista em Ciências Políticas pela UCAMPROMINAS, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em História pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Maria de Lourdes Moraes (Mãe Lourdes Lieje): Psicopedagoga, fundadora e criadora do grupo Cia. Abayomi’n de Dança Afro e sacerdotisa do Candomblé (Iyalorixá). Possui experiência em percussão (ritmos ijexá e alujá), em coreografia e na organização de oficinas, além de vivências em manifestações como capoeira e jongo (caxambu).
Eloísa Gonçalves: Graduada em Letras Português/Inglês e pós-graduada em Linguística, possui especialização em Gestão Sistêmica baseada em valores Humanos e em Psicanálise: Teoria e Prática. É membro do Coletivo Encruzilhadas, Laços, Nós, e atua como psicanalista clínica voltada a adolescentes e adultos, além de coordenar, desde 1996, a Câmara de Estudos de Literaturas Brasileira e Africanas do Nucab. Atualmente, ocupa a cadeira nº 11 da Academia Sorocabana de Letras.
Gleice Marciano: Graduada em Letras: Português/Inglês, pesquisadora da musicalidade e da linguística africana, cantora e uma das primeiras estagiárias do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, o Nucab. Descendente de uma das famílias mais importantes no cenário histórico, musical e da valorização dos penteados afros da cidade de Sorocaba, atualmente é Coordenadora de Assuntos Gerais e de Apoio às Câmaras do Nucab, núcleo que integra há quase 30 anos.
Lalis: Cantora e Compositora
Gleice Sales: Historiadora e Educadora de Tecnologias e Artes Sesc/Sorocaba
Luciana Bozzo Alves: Doutora em Arqueologia, especialista em História da África, bacharel em Oceanografia e Diretora de Projetos Arqueológicos.
Público-alvo:
Alunos, funcionários e professores da Universidade
Data:
17, 18 e 19 de novembro
Horários:
Das 19h às 22h; exceto no dia 18/11, que contará com atividades das 8h às 11h20 e das 19h às 22h
Programação:
17/11 | Segunda-feira
19h : A arte como documento da história: Literatura como documento histórico e História e Cinema negro
Convidados: Carolinne Mendes – Professora de História, realizou pós-doutorado, doutorado e mestrado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisas nas áreas de relações de raça e gênero no audiovisual brasileiro e educação para as relações étnico-raciais. Atua na organização da sociedade civil Ação Educativa, com pesquisas sobre políticas públicas e formação de profissionais da educação, e no Colégio Santa Cruz, como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É autora de “O negro no cinema brasileiro” (LiberArs, 2017). Cícero Santos – Formado em Letras: Português e Inglês pela Uniso e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP, 2024). Interessado no registro da memória em tempos de crise, pesquisa literatura contemporânea e patrimônio por uma perspectiva marxista e interseccional. Coorganizou a obra “Pensar e Repensar Sorocaba” (Cubile Editorial, 2024) e é professor, cofundador e editor da Cubile Editorial.
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h : Oficina documentação – Visita ao Nucab, compreensão da documentação e possibilidades de trabalho
Convidado: Pedro Carvalho – Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP,) e em Arquivologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI, 2023). Mestre em História Social (USP, 2025), tendo estudado a correspondência da população brasileira a presidentes da república. Atua em instituições de memória desde 2017 e é professor de História da rede pública e privada de ensino. É co-fundador e editor da Cubile Editorial e coorganizador da obra Pensar e Repensar Sorocaba (Cubile Editorial, 2024).
Local: Anfiteatro da Biblioteca
18/11 | Terça-feira
8h : Roda de conversa e lançamento da obra coletiva “Negritando do Direito do Trabalho” – Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (GPTC) da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo
Convidadas: Luana Raposo – Mestra em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas, além de membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP). Adriana da Conceição Silva – Especialista em Direito Constitucional e em Direito Penal pela Faculdade Gran Tietê, especialista em Advocacia Trabalhista pela Ebradi, especialista em Ciências Políticas pela UCAMPROMINAS, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em História pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Local: EMI – Térreo do bloco F
19h : Roda de conversa: Saberes e Sabores Ancestrais
Convidada: Maria de Lourdes Moraes (Mãe Lourdes Lieje) – Psicopedagoga, fundadora e criadora do grupo Cia. Abayomi’n de Dança Afro e sacerdotisa do Candomblé (Iyalorixá). Possui experiência em percussão (ritmos ijexá e alujá), em coreografia e na organização de oficinas, além de vivências em manifestações como capoeira e jongo (caxambu).
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h – Roda de conversa: “Dr. Ademir Barros: o poeta, o pesquisador, o griot, o ancestral” – Homenagem póstuma ao professor Ademir Barros dos Santos, o “Ed Mulato”
Convidadas: Eloísa Gonçalves – Graduada em Letras Português/Inglês e pós-graduada em Linguística, possui especialização em Gestão Sistêmica baseada em valores Humanos e em Psicanálise: Teoria e Prática. É membro do Coletivo Encruzilhadas, Laços, Nós, e atua como psicanalista clínica voltada a adolescentes e adultos, além de coordenar, desde 1996, a Câmara de Estudos de Literaturas Brasileira e Africanas do Nucab. Atualmente, ocupa a cadeira nº 11 da Academia Sorocabana de Letras. Gleice Marciano – Graduada em Letras: Português/Inglês, pesquisadora da musicalidade e da linguística africana, cantora e uma das primeiras estagiárias do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, o Nucab. Descendente de uma das famílias mais importantes no cenário histórico, musical e da valorização dos penteados afros da cidade de Sorocaba, atualmente é Coordenadora de Assuntos Gerais e de Apoio às Câmaras do Nucab, núcleo que integra há quase 30 anos.
Mediação: Rafael Filho (Nucab)
Local: Anfiteatro da Biblioteca
19/11 | Quarta-feira
19h : Roda de conversa: Corpo, Raiz e Voz: Resistência, Autoestima e Arte Exibição do curta-metragem musical “Em Construção”
Convidadas: Lalis (Cantora e compositora) e Gleice Sales (Historiadora e Educadora de Tecnologias e Artes Sesc/Sorocaba)
Local: Anfiteatro da Biblioteca
21h : Palestra: Diáspora africana: Patrimônio Histórico e Arqueologia
Convidada: Luciana Bozzo Alves – Doutora em Arqueologia, especialista em História da África, bacharel em Oceanografia e Diretora de Projetos Arqueológicos. Local: Anfiteatro da Biblioteca
Palestrantes:
Carolinne Mendes: Professora de História, realizou pós-doutorado, doutorado e mestrado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), com pesquisas nas áreas de relações de raça e gênero no audiovisual brasileiro e educação para as relações étnico-raciais. Atua na organização da sociedade civil Ação Educativa, com pesquisas sobre políticas públicas e formação de profissionais da educação, e no Colégio Santa Cruz, como professora da Educação de Jovens e Adultos (EJA). É autora de “O negro no cinema brasileiro” (LiberArs, 2017).
Cícero Santos: Formado em Letras: Português/Inglês pela Uniso e mestre em Letras pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da Universidade de São Paulo (USP, 2024). Interessado no registro da memória em tempos de crise, pesquisa literatura contemporânea e patrimônio por uma perspectiva marxista e interseccional. Coorganizou a obra “Pensar e Repensar Sorocaba” (Cubile Editorial, 2024) e é professor, cofundador e editor da Cubile Editorial.
Pedro Carvalho: Formado em História pela Universidade de São Paulo (USP) e em Arquivologia pelo Centro Universitário Leonardo Da Vinci (UNIASSELVI, 2023). Mestre em História Social (USP), tendo estudado a correspondência da população brasileira a presidentes da república. Atua em instituições de memória desde 2017 e é professor de História da rede pública e privada de ensino. É cofundador e editor da Cubile Editorial e coorganizador da obra Pensar e Repensar Sorocaba (Cubile Editorial, 2024).
Luana Raposo: Mestra em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), especialista em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) e especialista em Direito Constitucional pela PUC-Campinas, além de membro do Grupo de Pesquisa Trabalho e Capital (USP).
Adriana da Conceição Silva: Especialista em Direito Constitucional e em Direito Penal pela Faculdade Gran Tietê, especialista em Advocacia Trabalhista pela Ebradi, especialista em Ciências Políticas pela UCAMPROMINAS, bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP) e Licenciada em História pela Universidade de Sorocaba (Uniso).
Maria de Lourdes Moraes (Mãe Lourdes Lieje): Psicopedagoga, fundadora e criadora do grupo Cia. Abayomi’n de Dança Afro e sacerdotisa do Candomblé (Iyalorixá). Possui experiência em percussão (ritmos ijexá e alujá), em coreografia e na organização de oficinas, além de vivências em manifestações como capoeira e jongo (caxambu).
Eloísa Gonçalves: Graduada em Letras Português/Inglês e pós-graduada em Linguística, possui especialização em Gestão Sistêmica baseada em valores Humanos e em Psicanálise: Teoria e Prática. É membro do Coletivo Encruzilhadas, Laços, Nós, e atua como psicanalista clínica voltada a adolescentes e adultos, além de coordenar, desde 1996, a Câmara de Estudos de Literaturas Brasileira e Africanas do Nucab. Atualmente, ocupa a cadeira nº 11 da Academia Sorocabana de Letras.
Gleice Marciano: Graduada em Letras: Português/Inglês, pesquisadora da musicalidade e da linguística africana, cantora e uma das primeiras estagiárias do Núcleo de Cultura Afro-Brasileira, o Nucab. Descendente de uma das famílias mais importantes no cenário histórico, musical e da valorização dos penteados afros da cidade de Sorocaba, atualmente é Coordenadora de Assuntos Gerais e de Apoio às Câmaras do Nucab, núcleo que integra há quase 30 anos.
Lalis: Cantora e Compositora
Gleice Sales: Historiadora e Educadora de Tecnologias e Artes Sesc/Sorocaba
Luciana Bozzo Alves: Doutora em Arqueologia, especialista em História da África, bacharel em Oceanografia e Diretora de Projetos Arqueológicos.