I Colóquio Interdisciplinar PPGCF e PPGPTA, o IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas e o II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais
APRESENTAÇÃO
APOIADORES
COMISSÃO ORGANIZADORA
COMISSÃO CIENTÍFICA
INSCRIÇÕES
RESUMOS
ANAIS
CERTIFICADOS
PALESTRANTES
PROGRAMAÇÃO
APRESENTAÇÃO DE POSTER
APRESENTAÇÃO
I Colóquio Interdisciplinar PPGCF e PPGPTA
IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas
II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais
Uma inovação na Pesquisa Científica foi reconhecer e incorporar a interdisciplinaridade tanto na pesquisa básica quanto na aplicada.
Nos últimos anos, a integração entre diferentes campos do conhecimento tem se mostrado essencial para o avanço científico e tecnológico, especialmente em áreas como as Ciências Farmacêuticas e os Processos Tecnológicos e Ambientais. Com o intuito de fomentar essa interseção, o I Colóquio Interdisciplinar PPGCF e PPGPTA, o IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas e o II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais se apresentam como um marco significativo na construção de pontes entre essas áreas.
O evento, a ser realizado nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, na Universidade de Sorocaba, reunirá acadêmicos, egressos, pesquisadores e profissionais da indústria para discutir e explorar as sinergias entre a pesquisa científica e as demandas do setor produtivo e ambiental. A proposta deste encontro é não apenas compartilhar o conhecimento acumulado nas áreas de concentração dos programas de pós-graduação envolvidos, mas também incentivar a colaboração interdisciplinar, buscando soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios atuais.
O I Colóquio Interdisciplinar PPGCF e PPGPTA, o IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas e o II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais são uma oportunidade para fortalecer a conexão entre a academia e o mercado, estimulando a formação de profissionais qualificados e reflexivos, capazes de contribuir para o desenvolvimento científico, farmacêutico, tecnológico e ambiental. Em um cenário global cada vez mais complexo, é imperativo que a ciência e a tecnologia caminhem juntas, com vistas à promoção de um futuro sustentável e inovador.
APOIADORES
Empresas:
COMISSÃO ORGANIZADORA
Profa. Dra. Angela Faustino Jozala
Profa. Dra. Denise Grotto
Profa. Dra. Luciane Cruz Lopes
Profa. Dra. Valquíria Miwa Hanai Yoshida
Discentes:
Giovanna Maria de Souza Nanini - PPGCF
Natasha Lien de Almeida Ibanez - PPGCF
Marcelo Edilson Andreoli - PPGPTA
Joana Garrossino Magalhães – PPGPTA
COMISSÃO CIENTÍFICA
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas
Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais
INSCRIÇÕES
- Inscrições com trabalho: até 30 de setembro de 2024
- Inscrições somente para o evento: até 23 de outubro de 2024
RESUMOS
ANAIS
Anais do I Colóquio Interdisciplinar PPGCF e PPGPTA, o IV Simpósio em Ciências Farmacêuticas e o II Simpósio em Processos Tecnológicos e Ambientais
Anais, v. 1, 2024CERTIFICADOS
Os certificados serão enviados no e-mail cadastrado na inscrição.
PALESTRANTES
PLENÁRIA 1
Márcia Bento Moreira é Coordenadora Adjunta na Câmara I (Agrárias e Meio Ambiente), responsável por Programas de Pós-Graduação Profissionais no Brasil, área Interdisciplinar (45) na CAPES (desde março de 2023). Foi Presidente do Fórum de Coordenadores de Programas de Pós-Graduação Interdisciplinares do Brasil (Jun/2019 a Fev/2022). Coordena o Laboratório de Multiespécies (desde 2020). Coordena a Liga Acadêmica em Anestesiologia Veterinária, Dor e Terapia Intensiva - MANDRÁGORA (desde 2018. É a Coordenadora Geral, desde maio de 2022, do CRC - Centro de Recondicionamento de Computadores conveniado ao Ministério das Comunicações e do Curso de Graduação em Medicina Veterinária na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.
Renato H.L. Pedrosa é Pesquisador associado do Instituto de Estudos Avançados da USP e membro notório saber da Conaes/MEC. É professor aposentado da Unicamp, nas áreas de matemática e política científica e tecnológica, com foco na educação superior (1981-2020). Engenheiro (ITA, 1978), Mestre (Unicamp, 1981) e Doutor (UC Berkeley, 1988) em Matemática. A partir do trabalho como coordenador de pesquisa e depois coordenador geral do vestibular da Unicamp (2003-2011), passou a pesquisar sobre políticas de educação superior, incluindo acesso, ações afirmativas, avaliação e outros temas. Coordenou o programa especial sobre indicadores de ciência, tecnologia e inovação da Fapesp (2013-2024), onde atualmente atua como consultor, além dos projetos dos Planos Diretores da Ed. Superior (2006) e de CTI (2015) do Estado de São Paulo. Foi ou é atualmente consultor da Unesco, OCDE, Banco Mundial, Lumina Foundation, INEP/MEC, CGEE, Instituto Península, entre outros.
PLENÁRIA 2
Anapatrícia Morales Vilha é Doutora em Política Científica e Tecnológica pela UNICAMP. Professora dos Programas de Pós-Graduação de Economia e de Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (UFABC). Assessora da Diretoria Científica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de SP (FAPESP). Foi Diretora da Agência de Inovação da UFABC (2014-2018), Consultora científica da UNESCO e Coordenadora de Transferência de Tecnologia (2019-2020). Também atuou como Coordenadora da região Sudeste do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) em dois mandatos (2017-2018 e 2019-2020). Possui livros e trabalhos publicados em periódicos especializados e em eventos nacionais e internacionais.
Anne Pereira tem uma trajetória marcada por passagens em organizações como a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Cerá, Grupo 3 Corações e Ativa Consultoria. Atualmente, atua como Especialista em Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação no Senai São Paulo, na estratégia de empreendedorismo industrial - UpLab. Mentora em iniciativas como o Expo Favela, Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará e Programa Corredores Digitais apoia desenvolviment de empreendedores e empreendedoras. Foi voluntária no World Creativity Day, Techstars Startup Weekend e Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp, se destaca pela sua dedicação à inovação. Especialista em Gestão Estratégica pela Unicamp e em processo de especialização em Inovação, Tecnologia e Inteligência pelo Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR School). Atualmente, no Senai SP, gerencia projetos em Sorocaba e região, de inovação industrial, aceleração de startups e desenvolvimento de ecossistemas de empreendedorismo e conexão com a indústria.
Henrique Rafael da Silva Romão é Mestre em administração na área de inovação, especialista em Gestão Financeira e graduado em Ciências Econômicas. Consultor de inovação e negócios no Sebrae São Paulo, liderando programas e projetos de inovação, startups e gestão empresarial em São Paulo e Sorocaba. Professor de empreendedorismo, inovação e economia na UNISO. Conselheiro do CMCTI em Sorocaba e no Comitê Técnico Científico do INOVA.
PLENÁRIA 3
Cátia Favale é graduada em Farmácia, mestre em Biotecnociência da Universidade Federal do ABC (UFABC). Trabalhou por mais de 20 anos como executiva da indústria farmacêutica e em outras empresas do mesmo setor. Tem extensa experiência no desenho e implementação de novos projetos no segmento, da prospecção à negociação, incluindo aspectos técnico-regulatórios, mercado e comerciais, além de recursos e competências para inovar. Foi professora por 4 anos em cursos de graduação de Farmácia e Bioquímica e atualmente ministra cursos e palestras de atualização sobre Inovação e Sustentabilidade. Trabalha como consultora e auditora de processos de implementação de estratégias da indústria farmacêutica. Trabalha também em projetos de disseminação das melhores práticas de empreendedorismo junto a professores e alunos na UFABC. Foi mentora de startups no Programa de Treinamento em Empreendedorismo de Alta Tecnologia (Pipe Empreendedor) da FAPESP em várias edições e atualmente coordena as capacitações do PIPE START.
Solange Cristina Garcia é professora titular de Toxicologia, na Faculdade de Farmácia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Compõe o Comitê de Assessoramento de Farmácia do CNPq. Estuda a influência de xenobióticos sobre a saúde humana, investigando promissores biomarcadores precoces de doenças/alterações fisiopatológicas, atraves das tecnologias omics e biologia molecular. Além disso, tem trabalhado no estabelecimento de modelos para avaliação nanotoxicológica in vivo, in vitro e modelos alternativos, tanto com nanocarrreadores como com nanomateriais de fonte ocupacional/ambiental.
Coordenou/Presidiu o Toxi-Latin 2014 e 2018; coordenou a Escola de Altos Estudos em Toxicologia na UFRGS em 2014; foi uma das fundadoras da AstoxiLatin, sendo sua presidente desde 2024. Esteve na diretoria da Sociedade Brasileira de Toxicologia por dois mandatos. Foi vice coordenadora e coordenadora do PPGCF-UFRGS, e vice-presidente do Fórum dos coordenadores dos Programas de Pós-Graduação em Farmácia. Participa ativamente de Fóruns e Comissões voltadas à saúde do trabalhador e ambiental.
PROGRAMAÇÃO
APRESENTAÇÃO DE POSTER
Distribuição das apresentações dos pôsters entre 24 e 25, CLIQUE AQUI.