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EPES 2025

SOBRE O EVENTO

EDIÇÃO 2025

GRUPOS DE TRABALHOS

QUADRO DE DATAS

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO

SUBMISSÃO DE TRABALHOS / LISTA DE APROVADOS

EDIÇÕES ANTERIORES

SOBRE O EVENTO

O Encontro de Pesquisadores em Educação Escolar da Universidade de Sorocaba (Epes-Uniso) é realizado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Uniso desde 2022.

O evento, 100% online, gratuito e com certificação, tem a proposta de ser um espaço de reflexões sobre diferentes temáticas de interesse para a educação escolar, com participação de pesquisadores do Brasil.

O Epes aceita propostas para apresentação em seis Grupos de Trabalho (GTs): Políticas e Gestão em Educação, História da Educação, Cotidiano Escolar, Práticas Pedagógicas, Ensino por Competências e Formação de Professores, sendo os trabalhos submetidos como RESUMO EXPANDIDO.

Podem participar pesquisadores dos níveis de Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e da Graduação (Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso).

EDIÇÃO 2025

IV ENCONTRO DE PESQUISADORES EM EDUCAÇÃO ESCOLAR (EPES) - PPGE-UNISO

Tema: Meio ambiente, democracia e o futuro da educação escolar

O ano de 2025 é marcado, entre outras tantas datas emblemáticas, por três acontecimentos históricos que estão diretamente relacionados com os caminhos — presentes e futuros — traçados não somente pela sociedade brasileira, mas pela própria humanidade. O primeiro é o ano de 1945, que, entre maio e agosto, é balizado pelo final da 2ª Guerra Mundial e pelo lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, que alteraram as relações geopolíticas e econômicas entre as nações, e também mudaram os rumos da Humanidade, pautada entre o medo da hecatombe nuclear e os conflitos políticos-ideológicos.

O segundo momento é o final da ditadura civil-militar e o retorno das possibilidades de participação democrática da sociedade brasileira, a partir de março de 1985, com a posse de um presidente civil após 21 anos do regime autoritário que marcou a República.

E o terceiro acontecimento é justamente a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima ou 30ª Conferência das Partes (30th Conference of Parties ou COP-30), agendada para ocorrer na cidade de Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, e cuja responsabilidade é definir os rumos da humanidade em relação às alterações climáticas.

Nesse sentido, o IV EPES tem como horizonte pensar o futuro da escola e da educação escolar a partir das dimensões democrática e ecológica, entre outras, no sentido de discutir como elas estão posicionadas e quais serão os seus papéis perante as ameaças que as circundam, tanto no que diz respeito às liberdades, autonomias e criatividades que deveriam pautar os cotidianos escolares, as práticas educativas e a formação de professores/as, quanto no que tange às tragédias que se avizinham e espalham, colocando não só a escola, mas a própria existência humana sob risco e na berlinda.

Data: 3 de novembro de 2025

Conferências de abertura: 9h – 11h
Convidados confirmados:
- Prof. Dr. Marcio Rodrigo Vale Caetano (UFPel)
- Prof. Dr. Leandro Belinaso Guimarães (UFSC)

As apresentações nos GTs das 13h30 às 17h30

GRUPOS DE TRABALHOS

GT Cotidianos Escolares
Abrange pesquisas que consideram o cotidiano escolar como um espaço-tempo complexo, em permanente transformação, em que diversos sujeitos criam, recriam e atualizam saberes e fazeres. Entre outras temáticas, serão bem-vindas pesquisas que focalizem os aspectos históricos, sociais, políticos, éticos e estéticos do cotidiano escolar, assim como aqueles que envolvam temas contemporâneos e transdisciplinares.

GT Práticas Educativas
Compreende pesquisas relacionadas às práticas educativas entendidas como relações triádicas, que envolvem os discentes, os docentes e os assuntos das disciplinas escolares (conhecimentos em geral e em específico: matemática, línguas e ciências) em contextos sociais, históricos e culturais específicos. Serão especialmente acolhidas pesquisas com foco em práticas pedagógicas desenvolvidas no contexto pandêmico, seus desafios e potencialidades, além de estudos voltados à educação especial.

GT Ensino por Competências
Engloba pesquisas que abordem o conceito de competência e sua aplicação na aprendizagem. Tais estudos podem abranger temáticas como: o histórico e a teoria do CHA na educação; a competência pedagógica e formação na educação; a fragilidade do trabalho com atitudes, valores e virtudes; a educação baseada em competência; currículo, metodologias ativas e avaliação; entre outras.

GT Formação de Professores
Abrange pesquisas com foco na formação inicial ou continuada de professores, considerando os diversos contextos socioculturais de aprendizagem docente. Serão bem-vindos trabalhos sobre contextos formativos que propiciam o desenvolvimento profissional docente, estudos sobre identidade profissional docente, ambientes colaborativos, entre outros temas vinculados à formação de professores.

GT Políticas e Gestão em Educação
Compreende pesquisas que tratem da educação escolar, tanto no que diz respeito à Educação Básica quanto à Educação Superior, sob a mediação política, econômica, social e cultural, com foco em Estado e políticas educacionais, gestão educacional e gestão escolar, avaliação institucional e trabalho docente.

GT História da Educação
Aceita pesquisas que abordem a educação escolar, tanto no que diz respeito à Educação Básica quanto à Educação Superior, sob a mediação histórica e que enfatizem a história e a memória das instituições escolares, bem como a relação entre trabalho e educação.

QUADRO DE DATAS

03/11 - EPES

10/06 a 01/09 - Submissão de trabalhos

06/10 - Resultado dos trabalhos aprovados

Dúvidas, entre em contato:

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO

Organização geral do evento
Rodrigo Barchi

Comissão Organizadora
1. Prof. Dr. Roger dos Santos
2. Prof. Dr. Guilherme Augusto Caruso Profeta
3. Profa. Dra. Ana Letícia Losano
4. Prof. Dr. Fernando Silveira Melo Plentz Miranda

Comissão discente
1. Davi Fernandes Costa
2. Paula Odani Oliveira
3. Samuel Caliani Zamparoni
4. Érica Monteiro Nunes Bastida
5. Luis Gustavo Manganhato
6. Diego de Morais Benegas
7. Michael Toledo
8. Isabelle Sampaio Bussola

COMISSÃO CIENTÍFICA
Prof. Dr. André Pires (PPGE-Uniso)
Profa. Dra. Ana Letícia Losano
Prof. Dr. Édison Trombeta de Oliveira (PPGE-Uniso)
Prof. Dr. Fernando Silveira Melo Plentz Miranda (PPGE-Uniso)
Prof. Dr. José Renato Polli (PPGE-Uniso)
Prof. Dr. Guilherme Augusto Caruso Profeta (PPGE-Uniso)
Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta (PPGE-Uniso)
Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo (PPGE-Uniso)
Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi Pinto (PPGE-Uniso)
Prof. Dr. Rodrigo Barchi

REALIZAÇÃO
Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE
Universidade de Sorocaba – Uniso
Cidade Universitária “Prof. Aldo Vannucchi”
Rod. Raposo Tavares, km 92,5
Vila Artura | 18023-000 | Sorocaba | SP | Brasil

SUBMISSÃO DE TRABALHOS / LISTA DE APROVADOS

A submissão de resumos expandidos será realizada entre 10 de junho e 1° de setembro e, para serem publicados nos anais, deverão estar normalizados de acordo com o template disponibilizado abaixo.

Template: clique aqui

Envio de trabalhos pelo e-mail: epes@uniso.br
No título do e-mail deverá estar: “Submissão de resumo-expandido ao IV EPES PPGE UNISO 2025”
No corpo do e-mail deverão constar as seguintes informações, respectivamente:

Título do Trabalho:
Nomes das/os autoras/es e instituição acadêmica vinculada de cada um:
GT em que apresentará os trabalhos:

EDIÇÕES ANTERIORES

Anais v. 1, 2024 (Em breve)

Anais v. 2, 2023

Anais v. 1, 2022

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