Home 9 Evento

EPECOM 2025

SOBRE O EVENTO

EDIÇÃO 2025

GRUPOS DE TRABALHOS

QUADRO DE DATAS

PROGRAMAÇÃO

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO

INSCRIÇÕES GRATUITAS

SUBMISSÕES / LISTA DE COMUNICAÇÕES APROVADAS

ANAIS DO EPECOM 2025

SOBRE O EVENTO

O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM) é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC) da Universidade de Sorocaba (Uniso) desde 2007. O evento — anual, em âmbito nacional; bienal, em âmbito internacional — reúne pesquisadores interessados em refletir sobre questões comunicacionais e culturais. O EPECOM recebe trabalhos resultantes de pesquisas finalizadas ou em andamento nos níveis de graduação — Iniciação Científica e TCC — e de pós-graduação — mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores-pesquisadores. Os trabalhos aprovados pela Comissão Organizadora, que conta com docentes do PPGCC na sua composição, são apresentados nos cinco Grupos de Trabalhos (GTs), correlatos aos grupos de pesquisa que compõem o PPGCC.

A cada ano, o EPECOM traz uma temática que norteia as mesas de abertura e de encerramento do evento e tem por objetivo explorar aspectos do universo da pesquisa em comunicação e cultura, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCC. A temática também pode servir de inspiração para os expositores de trabalho que participam dos GTs, assim, comunicações em diálogo com o tema eleito para a edição são bem-vindas.

Desde 2017, foi criado um espaço exclusivo para alunos de graduação, o EPECOM Jr., que tem por objetivo apresentar aos jovens pesquisadores uma oportunidade de experimentar o ambiente científico. O encontro júnior é formado por três GTs que propõem um diálogo entre as linhas de pesquisa da Pós-Graduação da Uniso e as áreas de interesse dos graduandos de comunicação social, principalmente. São aceitos trabalhos de alunos e grupos de alunos em nível de graduação da Uniso e de outras instituições de ensino superior. Mesmo que os autores cursem graduações de áreas outras que não a comunicação, suas pesquisas podem ser encaminhadas para o EPECOM Jr. se tiverem vínculos com a temática de comunicação e cultura.

Os artigos submetidos ao EPECOM e ao EPECOM Jr. aprovados são selecionados para compor os Anais do encontro, que, a partir de 2017, são apresentados em versão digital no site do PPGCC (uniso.br > Pós-Graduação > Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura > Programa > EPECOM).

O EPECOM é sempre realizado no final de setembro, e a chamada de trabalhos é aberta no primeiro semestre, entre fevereiro e março de cada ano. Todas as datas e a programação completa ficam disponíveis aos interessados com antecedência, no site da Universidade de Sorocaba (uniso.br).

EDIÇÃO 2025

Era da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Comunicação

XIX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura - EPECOM 2025

Com o tema Era da Inteligência Artificial: Desafios e Oportunidades para a Pesquisa em Comunicação, o XIX Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, será um espaço de análise e debate sobre os impactos da IA para a comunicação, o jornalismo e a educação.

Desde o advento das IAs generativas, como o ChatGPT no final de 2022, a inteligência artificial tem se tornado um assunto onipresente, discutido tanto em círculos acadêmicos quanto no cotidiano das pessoas. No entanto, o conceito de IA remonta a 1956, quando o matemático britânico John McCarthy cunhou o termo com a proposta de que o aprendizado e outros aspectos da inteligência poderiam ser descritos com tamanha precisão que seria possível criar máquinas capazes de simulá-los.

Com o tempo, porém, ficou evidente que a questão é muito mais complexa. Afinal, o que define a inteligência orgânica? O simples fato de um ser humano tomar decisões, armazenar informações e aprender é suficiente para qualificá-lo como inteligente? O aprendizado é sempre evolutivo? Por que o comportamento humano ao resolver problemas complexos deveria ser o padrão-ouro para esses sistemas?

Refletir sobre a inteligência artificial no contexto da Comunicação, do Jornalismo e da Educação torna-se essencial, considerando que esses sistemas operam a partir de lógicas matemáticas e computacionais, muitas vezes distantes da complexidade sociopolítica, econômica, de inclusão, gênero e diversidade do mundo real. A Profa. Dra. Roseli Fígaro, por exemplo, desenvolve pesquisas sólidas que evidenciam as implicações da inteligência artificial para a sociedade.

É fundamental, portanto, questionar a visão dicotômica que permeia o debate sobre IA. De um lado, a tecnologia é demonizada, vista como uma ameaça capaz de substituir o pensamento humano e instaurar o caos. De outro, é idealizada como uma entidade salvadora, capaz de transformar radicalmente as relações e dinâmicas da comunicação, tornando-as mais rápidas, eficazes, acessíveis e padronizadas. Ambas as perspectivas alimentam desinformação, fantasias e ilusões que podem comprometer a produção de conhecimento e, em última instância, a própria democracia.

Diversos pesquisadores das áreas de Comunicação, Jornalismo e Educação vêm se dedicando a essa temática, e estudos de revisão sistemática de literatura já apontam como essas comunidades científicas estão abordando o assunto. Como destaca o Prof. Dr. Luis Roberto Momberg Albano, as IAs atuais são eficazes na identificação de padrões e na realização de previsões, com base em aprendizado supervisionado ou não. Modelos generativos, no entanto, são apenas sistemas de produção textual, e não repositórios de conhecimento. O futuro, segundo ele, está no desenvolvimento de modelos contextuais para a tomada de decisão e na transferência de aprendizagem. Já o Prof. Dr. Bruno Aguilar da Cunha destaca a importância do uso e do desenvolvimento ético e responsável da IA no país.

Aprofundamentos e questionamentos sobre essas e outras questões são bem-vindos por meio de comunicações que apresentem resultados de pesquisa relevantes para os Grupos de Trabalho, cujas denominações e ementas vocês encontrarão na aba: GRUPOS DE TRABALHOS.

GRUPOS DE TRABALHOS

GT1 Narrativas contemporâneas nas mídias
Espaço para discussões sobre pesquisas que tratam da análise de narrativas contemporâneas nas mídias, com foco nos seus processos de produção e na geração de sentidos, na interface com a cultura e outras áreas de conhecimento, envolvendo dimensões teóricas, epistemológicas e metodológicas, sem deixar de abarcar a importância das narrativas como mediadoras das práticas socioculturais dos intérpretes/usuários.

GT2 Imagens midiáticas
Espaço para discussões sobre pesquisas que envolvem a produção de significados da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.

GT3 Mídia e cidade
Espaço de discussão para pesquisas com ênfase na interface mídia e urbanidade, que abarca a cidade em seus contextos de experimentação e intervenção sociocultural. Nesse sentido, o entendimento de mídia se amplia, com os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, aos gêneros, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias.

GT4 Práticas Jornalísticas
Espaço de discussão sobre pesquisas acerca das práticas jornalísticas desenvolvidas no âmbito do jornalismo profissional, bem como as desenvolvidas de forma orgânica pela sociedade e vistas como fenômenos socioculturais de comunidades, grupos e coletivos de diversas configurações. Tais práticas podem ser observadas e analisadas nas suas relações com a cultura, a ciência, as artes, os saberes tradicionais, o mundo do trabalho, a cidade, o espaço urbano, o consumo, novas tecnologias e instituições atuais.

GT5 Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social
Espaço dedicado à discussão de pesquisas sobre Jornalismo Literário e Narrativas de Transformação Pessoal e Social. Este espaço abrange uma ampla gama de plataformas de apresentação, incluindo mídias impressas, eletrônicas e digitais. As pesquisas podem abordar diversos tipos de pesquisa e aspectos, como estética, gênero, história, ideologia, técnica e ética, entre outros. Além disso, são bem-vindas as pesquisas que buscam estabelecer diálogos transdisciplinares com estudos de gênero.

GT 6 Mídias, dominação e resistência
Espaço para debates sobre pesquisas que tratem do papel das mídias na produção, reprodução e/ou transformação das relações que caracterizam as sociedades atuais, levando em conta as mediações e os dispositivos comunicacionais., envolvendo processos de subjetivação, práticas de consumo e identidade cultural, gênero, sexualidade, ideologia, resistência, violência, ativismo, entretenimento, marcadores sociais da diferença, racismo, sexismo, problemas sociais, interseccionalidade, democracia e (anti)fascismo.

GT7 Comunicação urbana e decolonialidade
Espaço para debates sobre pesquisas que tratam dos fenômenos de comunicação que permeiam o cenário urbano, na perspectiva da decolonialidade, e com ênfase nas manifestações produzidas à margem do circuito midiático dominante.

GT8 Educação Midiática
Espaço para discussões sobre pesquisas que tratam de educação midiática, envolvendo linguagens das mídias, o conceito de representação e suas implicações nos processos de interpretação de produtos midiáticos, os processos de produção e o consumo midiático, bem como pesquisas que tratem de práticas educacionais que visem à educação midiática.

Também serão bem-vindas pesquisas que envolvam alunos de graduação, para o EPECOM Jr/2024, para três Grupos de Trabalho, cujas denominações e ementas são as seguintes:

GT Jr 1 – Comunicação e práticas profissionais
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões teóricas e experimentais sobre o universo das práticas profissionais da comunicação.

GT Jr 2 – Análise de mídia
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem análises de produtos e produções midiáticas em diferentes formatos, como texto escrito, imagem em movimento, imagem estática, áudio, multimídia, entre outras possibilidades.

GT Jr 3 – Comunicação e sociedade
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões sobre os fenômenos comunicacionais em sua relação com comportamentos coletivos e individuais contemporâneos ou históricos.

QUADRO DE DATAS

12/5 a 31/7/2025 - SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1 Comunicação
Para submeter uma comunicação, acesse o formulário e envie no ato da inscrição.

2 Lançamento de Livros
Enviar os seguintes dados: Autor, Título, Editora, ano do lançamento e um resumo com 200 palavras, para o e-mail: epecom2025@gmail.com

Dúvidas, entre em contato: epecom2025@gmail.com

12/5 a 19/9/2025 - Inscrições
Para garantir certificado* de participação e acesso às salas do evento, faça sua inscrição pelo formulário.

29/8/25 - Resultado das Submissões
Divulgado no site do evento e por e-mail cadastrado no momento da submissão.

22 e 23/9/25 - XIX EPECOM –VIII EPECOM Jr
* Exclusivo para autores e ouvintes presentes — autores ausentes terão apenas o artigo publicado nos Anais do EPECOM, mas o certificado não será emitido. Por isso, é imprescindível que as listas de presença sejam preenchidas.

*** NÃO HAVERÁ PRORROGAÇÃO DE PRAZO. ***

PROGRAMAÇÃO

22 de setembro de 2025 – Manhã

9h às 9h30 – Abertura
9h30 às 10h30 – Palestra: Literacias de Mídia e Informação | Profa. Dra. Roseli Fígaro |Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo
10h30 às 11h – Sessão de perguntas e respostas

22 de setembro de 2025 - Tarde
14h às 17h – Grupos de Trabalho
17h às 18h – Lançamento de livros

Dia 23 de setembro de 2025 – Manhã
9h às 9h30 – Abertura
Mesa-redonda – Entre o Bem e o Mal: Inteligência Artificial, Visões Antagônicas e os Estudos em Comunicação | Integrantes da mesa: Bruno Aguilar da Cunha (Uniso); Florence Dravet (PUC-BSB) e Luis Roberto Albano (Uniso) | Mediação: Guilherme Profeta

Dia 23 de setembro de 2025 – Tarde
14h às 17h – Grupos de Trabalho do EPECOM Jr.

ORGANIZAÇÃO E COMITÊ CIENTÍFICO

COMISSÃO ORGANIZADORA
Antônio Anderson da Silva
Carlos Carvalho Cavalheiro
Evenize Batista
Fábio Mascarenhas
Fernanda Brunheroto Soares
Felipe Adam
Jéssica Bastida
Juliana Fernandes
Malu Francine do Nascimento
Paulo Celso da Silva
Thífani Postali
Vernihu Oswaldo Pereira Neto

COMISSÃO CIENTÍFICA
Guilherme Augusto Caruso Profeta
Luciana Coutinho Pagliarini de Souza
Mara Rovida Martini
Maria Alzira de Almeida Pimenta
Maria Ogécia Drigo
Miriam Cristina Carlos Silva
Tarcyanie Cajueiro Santos

INSCRIÇÕES GRATUITAS

Observe com atenção as categorias de participação e forneça corretamente seus dados na hora de fazer a inscrição. Os certificados de participação serão fornecidos posteriormente de acordo com os dados inseridos no formulário, o que inclui o tipo de participação, se no XIX EPECOM — Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, ou se no VIII EPECOM Jr. e se é ouvinte ou expositor de trabalho.

Clique aqui para se inscrever

As inscrições para ouvintes estarão abertas até 20 de setembro.

Os certificados são exclusivos para autores e ouvintes participantes. Autores ausentes terão apenas o artigo publicado nos Anais do evento, mas o certificado não será emitido. Por isso, é imprescindível a participação na reunião virtual do respectivo GT, usando o nome da inscrição. As listas de participantes dessas reuniões serão utilizadas como lista de presença para a emissão dos certificados.

SUBMISSÕES / LISTA DE COMUNICAÇÕES APROVADAS

Os trabalhos deverão ser submetidos de 12/5 a 31/7/2025, atendendo às seguintes premissas:

  • Utilizar o template do Evento (textos fora do template não serão aceitos), salvando o arquivo na extensão original do template (PDFs não serão aceitos).
  • Seguir as diretrizes de formatação de artigos, apresentadas no template.
  • Enviar o artigo completo (sem possibilidade de correções posteriores) pelo formulário (em breve).
  • Indicar em nota de rodapé o Grupo de Trabalho do XIX EPECOM ou do VIII EPECOM Jr para o qual se direciona a submissão.
  • Incluir todos os dados pessoais solicitados no template (titulação, nome completo e instituição em que é filiado).
  • Realizar inscrição completa, preenchendo os dados solicitados no formulário.

Lista de trabalhos aceitos:
Em breve...

ANAIS DO EPECOM 2025

Em breve...
Ir para o conteúdo