EPECOM 2022
Sobre o evento
Edição 2022
Grupos de Trabalhos
Quadro de Datas
Programação
Organização e Comitê Científico
Inscrições Gratuitas
Submissões / Lista de comunicações aprovadas
Sobre o evento
Evento organizado pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso), com colaboração do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA-USP.
O Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM) é organizado pelo corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura (PPGCC), da Universidade de Sorocaba (Uniso), desde 2007. O evento – anual, em âmbito nacional; bienal, em âmbito internacional também – reúne pesquisadores interessados em refletir sobre questões comunicacionais e culturais.
O EPECOM recebe trabalhos resultantes de pesquisas finalizadas ou em andamento nos níveis de graduação – Iniciação Científica e TCC – e de pós-graduação – mestrado, doutorado, pós-doutorado e professores-pesquisadores. Os trabalhos aprovados pela composição, são apresentados nos cinco Grupos de Trabalhos (GTs), correlatos aos grupos de pesquisa que compõem o PPGCC.
A cada ano, o EPECOM traz uma temática que norteia as mesas de abertura e de encerramento do evento e tem por objetivo explorar aspectos do universo da pesquisa em comunicação e cultura, em consonância com a área de concentração e as linhas de pesquisa do PPGCC. A temática também pode servir de inspiração para os expositores de trabalho que participam dos GTs; assim, comunicações em diálogo
com o tema eleito para a edição são bem-vindas.
Desde 2017, foi criado um espaço exclusivo para alunos de graduação, o EPECOM Jr., que tem por objetivo apresentar aos jovens pesquisadores uma oportunidade de experimentar o ambiente científico. O encontro júnior é formado por três GTs em que é proposto um diálogo entre as linhas de pesquisa da Pós-Graduação da Uniso e as áreas de interesse dos graduandos de Comunicação Social, principalmente. São aceitos trabalhos de alunos e grupos de alunos em nível de graduação da Uniso e de outras instituições de ensino superior. Mesmo que os autores cursem graduações de áreas outras que não a comunicação, suas pesquisas podem ser encaminhadas para o EPECOM Jr. se tiverem vínculos com a temática de Comunicação e Cultura.
Os artigos submetidos ao EPECOM e ao EPECOM Jr. aprovados são selecionados para compor os Anais do encontro que, a partir de 2017, são apresentados em versão digital no site do PPGCC (uniso.br > Pós-graduação > Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura > Programa > EPECOM).
O EPECOM sempre é realizado no segundo semestre e a chamada de trabalho é aberta alguns meses antes. Todas as datas e a programação completa ficam disponíveis aos interessados com antecedência no site da Universidade de Sorocaba (uniso.br).
Edição 2022
Mídia e Violência
O Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade de Sorocaba (Uniso) realiza nos dias 26 de setembro de 2022 o XVI EPECOM (Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura) e o VI EPECOM Jr. com o tema Mídia e Violência.
Slavoj Žižek sistematiza em dois grandes grupos as formas da violência: a subjetiva e a objetiva. A primeira se dá de forma mais palpável: está presente nos conflitos violentos, no discurso de ódio e intolerância, no roubo ou assassinato, nos confrontos em manifestações de protestos populares, na guerra. É a violência que se manifesta nas ações dos sujeitos e dos grupos sociais em conflitos que se caracteriza pela perturbação do estado ‘normal’ do cotidiano. A segunda, a objetiva, é menos visível, porém mais efetiva, e se subdivide em sistêmica e simbólica. A sistêmica é inerente ao funcionamento do sistema socioeconômico.
Considerada como “o jeito como as coisas são”... esta forma de violência silencia outros discursos e naturaliza um modelo de governabilidade que justifica o uso de uma violência transversal pelo bem-estar econômico. A simbólica age no interior da linguagem e interfere diretamente na violência subjetiva, sendo esta seu pano de fundo. É essa categoria da violência que impõe um universo de sentidos, e seus efeitos são indissociáveis das complexas relações sociais que se estabelecem dentro do sistema econômico e político vigente.
Em escala global, os anos 2020 e 2021 trouxeram a novidade do coronavírus e, na sua esteira, conflitos e violência, ainda em curso. Nesse cenário, a África abrigando conflitos de ordem étnica e religiosa; as Américas, responsáveis pela morte de jornalistas e funcionários públicos, desaparecimento de pessoas e execuções; o Brasil protagonizando violência contra deficientes e contra indígenas. O ano de 2022 começa com nova fase da pandemia, atingindo, em março, 6 milhões de mortos em todos o mundo e, a partir de 24 de fevereiro, a Rússia invade a Ucrânia, desencadeando uma avalanche de narrativas, abrindo brechas para nosso mergulho nas formas da violência objetiva que subjazem e sustentam a violência subjetiva, conforme descritas por Slavoj Žižek.
No contexto descrito, são bem-vindas pesquisas em andamento ou concluídas que abordem a questão das mídias e a violência contemporânea em suas múltiplas abordagens, além de temas correlatos que incidem em violências físicas e simbólicas e são midiatizadas pelos grandes veículos nacionais/internacionais ou apresentados em mídias alternativas, independentes ou de coletivos específicos.
Grupos de Trabalhos
Os autores podem escolher entre os cinco Grupos de Trabalho que formam o evento:
GT1 Narrativas contemporâneas nas mídias
Espaço para pesquisas que tratam da análise de narrativas contemporâneas nas mídias, com foco nos seus processos de produção e na geração de sentidos, na interface com a cultura e outras áreas de conhecimento e envolvendo dimensões teóricas, epistemológicas e metodológicas, sem deixar de abarcar a importância das narrativas como mediadoras das práticas socioculturais dos intérpretes/usuários.
GT2 Imagens midiáticas
Espaço para pesquisas sobre a produção de sentidos da imagem, na sua relação com a palavra, com a cognição e com a técnica; ou na análise de imagem e de seus processos de visibilidade, interação, subjetividade, identidade e sociabilidade; ou na aplicação e desenvolvimento de metodologias de interpretação de imagens midiáticas.
GT3 Mídia e cidade
Espaço para pesquisas com ênfase na interface mídia e urbano, que abarca a cidade em seus contextos de experimentação e intervenção sociocultural. Nesse sentido, o entendimento de mídia se amplia, com os múltiplos fenômenos de comunicação que pontuam o espaço urbano, especialmente os que se relacionam à arte, à ciência, ao corpo, aos gêneros, à cultura popular, ao consumo, às instituições, às novas tecnologias.
GT4 Mídia, Esporte e Lazer
Espaço para pesquisas que têm como objetivo contribuir para a compreensão das relações entre práticas socioculturais e processos midiáticos relacionados ao campo do lazer, em geral, e do esporte, em particular. Entre outros temas contemplados pelo GT, destacam-se: identidade, subjetividade, cultura e ideologia.
GT5 Mídias Contemporâneas e práticas socioculturais
Espaço para pesquisas com ênfase no processo de formação de identidade cultural e de gênero. Estudos e/ou experimentações que investigam a comunicação como mediação ou espaço de intervenção e produção de efeitos o que compreende sua relação com o debate atual sobre diversidades, minorias, movimentos sociais e culturais.
EPECOM Jr
GT Jr 1 – Comunicação e práticas profissionais
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões teóricas e experimentais sobre o universo das práticas profissionais da comunicação.
GT Jr 2 – Análise de mídia
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem análises de produtos e produções midiáticas em diferentes formatos, como texto escrito, imagem em movimento, imagem estática, áudio, multimídia, entre outras possibilidades.
GT Jr 3 – Comunicação e sociedade
Espaço de debate sobre pesquisas de Iniciação Científica e Trabalhos de Conclusão de Curso (em nível de graduação) que contemplem reflexões sobre os fenômenos comunicacionais em sua relação com comportamentos coletivos e individuais contemporâneos ou históricos.
Quadro de Datas
01/04/22 a 30/08/22 - Submissão de trabalhos.
Observação: Utilize o template do evento e as diretrizes de formatação dos artigos. Para submeter um trabalho, acesse o formulário e envie seu texto.
Dúvidas, entre em contato: epecom.uniso@gmail.com
17/09/22 - Resultado das Submissões
01/04/2022 a 30/08/2022 - Inscrições
26/09/2022 - XVI EPECOM –VI EPECOM Jr.
Programação
EPECOM 2022 - MÍDIA E VIOLÊNCIA
Evento com transmissão pelo Microsoft Teams - EM BREVE
26/09/2022
9h: Abertura do evento
9h30: Palestra: Mídia, violência e direitos humanos | Prof. Dr. Luiz Peres Garzezi – Universitat Autònoma de Barcelona
10h30: Palestra: A comunicação e o poder: entre a violência simbólica e a simbolização da violência | Prof. Dr. Luiz Signates – Universidade Federal de Goiás
Clique aqui - link das salas virtuais.
26/09/2022
14h - 17h: Encontro dos Grupos de Trabalho XVI EPECOM - VI EPECOM Jr
Clique aqui - link das salas virtuais
Encerramento do Evento
Organização e Comitê Científico
Presidente da Comissão Organizadora do XVI Encontro de Pesquisadores em Comunicação e Cultura (EPECOM)
Profa. Dra. Maria Ogécia Drigo (Uniso)
Comissão Organizadora
Profa. Dra. Luciana Coutinho Pagliarini de Souza (Uniso)
Prof. Dr. Paulo Celso da Silva (Uniso)
Andre Luis dos Santos (Uniso)
Georgia de Mattos (Uniso)
Isabella Reis Pichiguelli Scaranello (Uniso)
Murilo Aranha Guimarães Marcello (Uniso)
Comitê Científico
Prof. Dr. Eneus Trindade Barreto Filho (ECA/USP)
Prof. Dra. Maria Clotilde Rodrigues Perez (ECA/USP)
Prof. Dr. Bruno Pompeu Marques Filho (Uniso)
Prof. Dr. Felipe Tavares Paes Lopes (Uniso)
Profa. Dra.
Mara Rovida Martini (Uniso)
Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta (Uniso)
Profa. Dra. Monica Martinez (Uniso)
Profa. Dra. Tarcyanie Cajueiro Santos (Uniso)
Profa. Dra. Thífani Postali Jacinto (Uniso)
Inscrições Gratuitas
Observe com atenção as categorias de participação e forneça corretamente seus dados na hora de fazer a inscrição. Os certificados de participação serão fornecidos posteriormente de acordo com os dados inseridos no formulário, o que inclui o tipo de participação, se no XVI EPECOM - Encontro Internacional de Pesquisadores em Comunicação e Cultura, ou se no VI EPECOM Jr. e se é ouvinte ou expositor de trabalho.
As inscrições para ouvintes estarão abertas até 26 de setembro.
Os certificados são exclusivos para autores e ouvintes participantes. Autores ausentes terão apenas o artigo publicado nos Anais do evento, mas o certificado não será emitido. Por isso, é imprescindível a participação na reunião virtual do respectivo GT, usando o nome da inscrição. As listas de participantes dessas reuniões serão utilizadas como lista de presença para a emissão dos certificados.
Submissões / Lista de comunicações aprovadas
Os trabalhos deverão ser submetidos de 01/04 a 30/08, atendendo às seguintes premissas:
-Utilizar o template do Evento (textos fora do template não serão aceitos), salvando o arquivo na extensão original do template (PDFs não serão aceitos).
- Seguir as diretrizes de formatação de artigos, apresentadas no template.
- Enviar o artigo completo (sem possibilidade de correções posteriores) pelo formulário.
- Indicar em nota de rodapé o Grupo de Trabalho do XVI EPECOM ou do VI EPECOM Jr para o qual se direciona a submissão.
- Incluir todos os dados pessoais solicitados no template (titulação, nome completo e instituição em que é filiado).
- Realizar inscrição completa, preenchendo os dados solicitados no formulário.
Lista de trabalhos aceitos:
Clique aqui