Home 9 Evento
Jornada da Pós-graduação em Educação
Jornada da Pós-graduação em Educação
Jornada da Pós-graduação em Educação
O encontro, com a participação de professores de quatro universidades — três brasileiras (duas de São Paulo e uma de Minas Gerais) e uma da Federação Russa —, abordará duas dimensões da avaliação dos programas de pós-graduação. O atendimento dessas dimensões traz como desafio, para os PPGs, a definição de como fazer e a partir de quais critérios. Neste sentido, a diversidade de realidades representadas no encontro pode oferecer condições de se compreender e enfrentar os desafios..
Data
03 e 04 de abril de 2024
Horário
03/04 - 14h às 16h
04/04 - 9h às 11h
Público-alvo
Estudantes e professores da Universidade, mais especificamente da Pós-Graduação.
PROGRAMAÇÃO
03/04/2024
Mesa-redonda: A Pós-Graduação em Educação: perspectivas de internacionalização e autoavaliação • 14 às 16, no Anfiteatro da Biblioteca.Componentes da mesa: Profa. Dra. Rosa Valeeva – Universidade Federal de Kazan, Rússia Prof. Dr. Aydar Kalimullin – Universidade Federal de Kazan, Rússia Profa. Dra. Martha Prata-Linhares – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG Profa. Dra. Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama – Universidade Federal de São Carlos, SP Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi – Universidade de Sorocaba, SP
04/04/2024
Reunião de trabalho: Rede International Research Networks IRN/WERA • 9h às 11h, na sala de reuniões da Universidade de SorocabaParticipantes Profa. Dra. Rosa Valeeva – Universidade Federal de Kazan, Rússia Prof. Aydar Kalimullin – Universidade Federal de Kazan, Rússia Profa. Dra. Martha Prata-Linhares – Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta – Universidade de Sorocaba, SP
PALESTRANTES
Rosa Valeeva
Professor Titular, desde 1998, na Universidade Federal de Kazan. Chefe do Departamento de Pedagogia, desde 2002, no Instituto de Psicologia e Educação. Presidente do Conselho de Dissertação, desde 2018, da Universidade Federal de Kazan e Especialista da Associação Metodológica Acadêmica Federal no sistema de ensino superior no grupo integrado de Programas de Graduação em Educação e Ciências Pedagógicas.
Martha Maria Prata Linhares
Doutora em Educação pela PUC/SP, com doutorado- sanduíche na Universidade de Queens, Ontário, Canadá. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFTM, orientando no mestrado e doutorado, Pesquisadora e cocoordenadora da Rede International Research Networks (IRNS/WERA) Globalization and teacher education in the BRICS countries: The positioning of research and practice, promotion of integration of university – school systems.
Bárbara Cristina Moreira Sicardi Nakayama
Pós-doutora em Psicologia da Educação (2019) – bolsista CNPq em Educação pela PUC-SP. Doutora em Educação (2008) pela Universidade Estadual de Campinas, Mestra em Educação (2000) e graduada em Pedagogia (1997) pela Universidade Federal de São Carlos. Experiência na área de Educação, em cursos de graduação e especialização lato-sensu presenciais e EaD, com ênfase em Didática, Recursos e Materiais Curriculares e Metodologia e Prática de Ensino de Matemática, trabalhando especialmente com os temas: Narrativas (auto)biográficas, Formação de Professores e trabalho docente e Formação de Professores que ensinam Matemática.
Rafael Ângelo Bunhi
Pós-doutorando no Pós-doutorando no Departamento de Ciências Humanas e Educação da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar (câmpus Sorocaba), doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba (2016), mestre em Educação pela Universidade de Sorocaba (2007), especialista em Gestão e Liderança Universitária pela Universidade de Caxias do Sul - UCS e Instituto de Gestão e Liderança Universitária – Centro IGLU/Brasil (2009), especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade de Sorocaba (2005) e graduado em Administração pela Universidade de Sorocaba (2002). Atualmente, é Coordenador e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade de Sorocaba, além de Assessor Acadêmico e de Planejamento, Procurador Institucional.
APOIADORES
Universidade Federal de Kazan - Federação Russa;
Universidade Federal do Triângulo Mineiro, MG;
Universidade Federal de São Carlos, SP.
ORGANIZAÇÃO
PPGE em Educação
Profa. Maria Alzira Pimenta
Prof. Rafael Bunhi.