Home 9 Evento

Jornada Internacional de Inteligência Artificial e Educação

Jornada Internacional de Inteligência Artificial e Educação

Jornada Internacional de Inteligência Artificial e Educação

Nos últimos dois anos, com a facilidade de acesso, o uso de Inteligência Artificial Generativa-IAG, no processo de ensino e aprendizagem, tem se intensificado. Concomitantemente, delineiam-se expectativas e desafios por parte dos educadores.
Embora seu potencial para facilitar o aprendizado e personalizar experiências pedagógicas seja reconhecido, há uma preocupação crescente quanto ao uso indiscriminado da IAG pelos estudantes e professores. Sendo assim, faz-se necessário entender como funciona, o que de fato oferece para colaborar na educação e refletir sobre os cuidados necessários ao utilizá-la. Compreender e refletir sobre a integração da IAG como recurso pedagógico pode contribuir para que ela auxilie no desenvolvimento da autonomia, da criatividade e da criticidade de estudantes e professores.
Com o objetivo de instigar reflexões e trazer informações sobre a ferramenta IAG e sua aplicação no processo de aprendizagem, o GPESTI (Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Educação – Uniso) e a Rede de Pesquisa Alfamed Brasil convidam você para a Jornada Internacional de Inteligência Artificial e Educação, que ocorrerá no dia 29 de maio, das 8h30 às 17h. A Jornada é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, ambos da Universidade de Sorocaba.
O evento contará com palestras e oficina prática sobre a IA no processo de ensino e aprendizagem, com a participação de pesquisadores nacionais e internacionais. A jornada será online, gratuita e com certificado de participação.
Público-alvo
Estudantes de licenciatura, mestrandos(as), doutorandos(as), docentes e demais interessados(as) na temática

Data
29/05/2025
Horário
8h30 às 17h
Local
Transmissão online
Clique aqui

INSCRIÇÕES
Clique aqui

PROGRAMAÇÃO

Abertura (8h30 – 9h): Boas-vindas e apresentação do evento | Prof. Dr. Rafael Ângelo Bunhi – Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso; Prof. Dr. Paulo Celso; e Profa. Dra. Gabriela Borges – Coordenadora da Alfamed Brasil.

Palestra 1 (9h – 9h40): Ambivalências da educação na era da Inteligência Artificial Generativa
Palestrante: Prof.ª Dr.ª Lucia Santaella
Rodada de perguntas (9h40 - 10h15)
Mediação: Luciana Coutinho Pagliarini de Souza

Oficina 1 (10h15 – 12h15) Taller: Explorando la IAG en la educación obligatoria
Responsável: Prof. Dr. Carlos Guallart Moreno – Universidad de Zaragoza
Mediação: Maria Alzira de Almeida Pimenta

Intervalo (12h15 – 14h)

Palestra 2 (14h – 14h40): Alfabetización mediática en la era de IA
Palestrante: Prof. Dr. Alfonso Gutiérrez-Martín
Rodada de perguntas (14h40 - 15h)
Mediação: Aléxia Roche

Mesa-redonda (15h - 16:30h): A IAG nos processos de ensino e aprendizagem
Palestrantes: Prof. Dr. Albano Momberg; Prof.ª Dr.ª Maria Alzira Pimenta; Prof.
Dr. Ricardo Slavov; Prof. Dr. Alfonso Gutiérrez-Martin; Prof. Dr. Carlos Guallart
Moreno e Prof.ª M. ª Aléxia Roche
Mediação: Francine de Oliveira Palma

Encerramento (16h45 - 17h): Prof. ª Dr.ª Maria Alzira de Almeida Pimenta

PALESTRANTES

Prof.ª Dr. ª Maria Lucia Santaella Braga é uma das maiores referências em Semiótica e Comunicação no Brasil. Pesquisadora 1A do CNPq, é professora titular na PUC-SP, onde coordena o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital e dirige o Centro de Investigação em Mídias Digitais. Com doutorado em Teoria Literária e livre-docência em Ciências da Comunicação, tem uma trajetória internacional com passagens por universidades de diversos países. Autora de mais de 50 livros e centenas de artigos, recebeu diversos prêmios. Sua pesquisa atual envolve Comunicação, Semiótica Cognitiva e Computacional, Estéticas Tecnológicas e Inteligência Artificial.
Prof. Me. Carlos Guallart Moreno é licenciado em Geografia e História e mestre em Ordenamento Territorial e Meio Ambiente pela Universidade de Zaragoza. Atua em importantes grupos de pesquisa e inovação didática na Espanha, como o GEODIDAC da Universidade Complutense de Madrid, o projeto MapsOnline da UNED e a Red Educativa DIM-EDU. É coautor de obras voltadas ao ensino de Geografia. Reconhecido por sua atuação na área, recebeu diversos prêmios pelo destaque em boas práticas educativas.
Prof. Dr. Alfonso Gutiérrez-Martín é um educador com mais de quatro décadas de experiência. É Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela UNED, com formação complementar em universidades do Reino Unido e da Espanha, incluindo o MPhil pela Universidade de Londres. Atua na Universidade de Valladolid desde 1996, onde é Professor Titular e já foi credenciado para o cargo de Catedrático. É membro da Alfamed e sua trajetória é marcada pela dedicação à docência em diferentes níveis e contextos, dentro e fora da Espanha.
Prof. Dr. Luís Roberto Albano Momberg é doutor em Ciência da Informação pela ECA-USP e mestre em Comunicação e Cultura pela Uniso. Com formação em Tecnologia Mecânica e especialização em Gerenciamento de Projetos, atua nas áreas de Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Tecnologia da Informação. É professor na Uniso e no CEUNSP, onde também coordena cursos na área de tecnologia. Além disso, lidera o STHEMDA LAB, laboratório de prototipagem da Uniso, e integra o Laboratório de Cultura, Informação e Sociedade (LACIS) da USP.
Profa. Dra. Maria Alzira de Almeida Pimenta é doutora em Educação e mestra em Artes, com graduação em Pedagogia pela Unicamp. Com ampla atuação na Educação Básica e no Ensino Superior, lecionou em diversos cursos, além de integrar os Programas de Pós-Graduação em Educação e Comunicação e Cultura na Uniso. É pesquisadora em redes internacionais como ALFAMED e RIDEP, e lidera o Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação. Suas pesquisas focam em formação docente, avaliação da aprendizagem, ética, fraude acadêmica e competência midiática.
Prof. Dr. Ricardo Slavov é doutor em Educação e mestre em Ciência da Computação, com formação em tecnologia e gestão. Atua no Ensino Superior há mais de vinte anos, com experiência como professor, coordenador e diretor, lecionando em diferentes cursos. É diretor da FATEC Santana de Parnaíba, professor da Athon Ensino Superior e professor convidado na UNIARARAS. Pesquisador no GPESTI, é membro do comitê científico da ANPPD, com pesquisas voltadas à inovação na educação, metodologias ativas, avaliação da aprendizagem e tecnologias.
Profa. Me. Aléxia Roche é mestra e doutoranda em Educação pela Uniso. Possui formação em Letras e Pedagogia e experiência na bducação Básica e ensino superior. Integra o GPESTI e é membro de redes internacionais de pesquisa, como a Alfamed Jovem, ISATT e a Red Educativa DIM-EDU. Desenvolve estudos voltados às práticas pedagógicas, formação docente, educação midiática e inteligência artificial.

APOIADORES
Grupo de Pesquisa em Educação Superior, Tecnologia e Inovação - GPESTI Rede Alfamed Brasil

COMISSÃO ORGANIZADORA

Prof.ª Dr.ª Maria Alzira de Almeida Pimenta (Uniso)
Prof.ª Dr.ª Mônica de Oliveira Pinheiro da Silva (FATEC Sorocaba)
Prof.ª Me. Aléxia Roche de Oliveira Paula (doutoranda do PPGE)
Prof.ª Me. Cristiane Sales Pires (doutoranda do PPGE)
Prof.ª Francine de Oliveira Palma (mestranda do PPGE)
Prof. Rafael Da Róz (mestrando do PPGE)
Prof.ª Sharonn Ventura Nardelli (mestranda do PPGE)
A Jornada é promovida pelo Programa de Pós-Graduação em Educação e pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura, ambos da Universidade de Sorocaba.
Ir para o conteúdo