logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Pedagogia (Integral)
Bolsas de estudos de 100%
Consulte as regras no edital
Duração
8 Semestres
Período
Integral

Pedagogia (integral)

Ciências Humanas | Licenciatura
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo Geral
O objetivo geral do curso é oferecer, ininterruptamente, subsídios teóricos e práticos aos discentes, por meio de competências: conhecimentos, habilidades e atitudes, essenciais ao bom desempenho do processo formativo do professor/pedagogo. Nesse contexto, espera-se que os estudantes, nessas ações, sejam capazes de articular todas as linguagens, estabelecendo relações interdisciplinares, sem perder a hegemonia de cada uma delas. O Curso se desenvolve com foco no estímulo ao aperfeiçoamento e na busca pela excelência técnico-científica, desempenhando o pensamento crítico-reflexivo e o comportamento ético na construção da carreira do futuro pedagogo, buscando atender às demandas em formação de professores nos contextos local, regional e nacional.
Objetivos Específicos
a) Formar professores com domínio teórico e prático dos conteúdos a serem trabalhados na educação básica e na educação não-formal; b) Desenvolver a compreensão das várias etapas da formação humana em ambientes escolares, bem como em atividade extraescolar; c) Compreender a necessidade física, psicológica, intelectual, social, cultural e emocional observadas na diversidade, bem como os meios de superá-las; d) Oferecer processos articulados de ensino, pesquisa e extensão pautados pela interdisciplinaridade, envolvendo as diversas linguagens que qualifiquem a sua formação; e) Interagir com o espaço escolar, nas práticas pedagógicas integradoras, com competência e ética; f) Estimular a formação de pesquisadores na área pedagógica, com vistas às pesquisas de novas metodologias de ensino, bem como das diversas linguagens e inovações contemporâneas; g) Desenvolver pesquisa científica e tecnológica, envolvendo a criação, a compreensão, a difusão e o desenvolvimento da cultura; h) Conscientizar os estudantes sobre a condição inacabada da formação docente, contribuindo com o desenvolvimento e o aprimoramento da autonomia para os estudos; i) Desenvolver referenciais teórico-metodológicos, bem como instrumental técnico, para que esses profissionais e pesquisadores desempenhem suas atividades para explorar, criar e refletir sobre as possibilidades do ensino e das suas várias linguagens, e a sua relação com a sociedade; j) Promover estudos que contribuam para a construção e promoção de valores éticos e morais que orientem a vida profissional dos agentes do Curso; k) Promover condições e processos que favoreçam o desenvolvimento e o aprimoramento da consciência da dimensão política da vida social como um todo e da atividade profissional, de modo que se reconheça a responsabilidade social da vida e se contribua para a construção do bem comum; l) Promover estudos que favoreçam a construção de uma compreensão histórica, filosófica e social, assim como o respeito pelas manifestações culturais dos diversos povos; m) Promover condições e processos que garantam ao estudante o desenvolvimento de uma postura crítica e autocrítica em relação à sua cultura e sua prática docente; n) Contribuir para o desenvolvimento de Sorocaba e região, por intermédio de atividades sociais e culturais de extensão.
Perfil do Egresso / Campo de Atuação
O perfil do egresso do curso de licenciatura em Pedagogia deve compreender a formação docente, com uma postura permanente de busca à atualização profissional, interagindo com o mercado de trabalho de Sorocaba e região, viabilizando novas possibilidades de atuação intelectual e holística de modo a contribuir para o desenvolvimento pleno do ser humano. Assim, dois perfis devem ser considerados: o do docente e o agente de transformação social, entendendo-os como elementos indissociáveis na formação do professor. Por isso, o perfil do egresso do curso de licenciatura em Pedagogia deve, além de dominar os princípios pedagógicos que envolvem o ensino e a aprendizagem, ser capaz de atuar na sociedade como agente ativo transformador.
Base Legal
Autorização: Resolução Consu nº 015/2023, publicada em 27/03/2023.

FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Curso com bolsa de estudo de 100%. Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como 'componente curricular optativo'.

3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

ProfessorComponente CurricularTitulaçãoTempo de Casa
JOSE RENATO POLLICURRÍCULO E CULTURADoutorMenos de um ano
ANA LETICIA LOSANODIDÁTICA: TEORIAS E PRÁTICASDoutor3 anos
EDISON TROMBETA DE OLIVEIRAPEDAGOGIA E ABORDAGENS EMERGENTES NA EDUCAÇÃODoutor2 anos
MARIA DA PENHA RODRIGUES DE OLIVEIRA GODINHOPRÁTICAS E FUNDAMENTOS DO ENSINO DE CIÊNCIASMestre12 anos
CATARINA ANDRE HANDPRÁTICAS E FUNDAMENTOS DO ENSINO DE GEOGRAFIAMestre12 anos
MARIA REGINA VANNUCCHI LEMEPRÁTICAS E FUNDAMENTOS DO ENSINO DE HISTÓRIAMestre37 anos
BEATRIZ ELAINE P MAGAGNAPRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS: OBSERVAÇÃO DA APRENDIZAGEM – FUNDAMENTOS E METODOLOGIAS DE APRENDIZAGEMMestreUm ano
CATARINA ANDRE HANDAtividades Teórico-Práticas de Aprofundamento em Áreas EspecíficasMestre12 anos
Pular para o conteúdo