logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Engenharia Mecânica
A partir de:
R$964,30
Duração
10 Semestres
Período
Manhã / Noite

Engenharia Mecânica

Engenharias | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivos O curso de Engenharia Mecânica visa dar ao estudante a incorporação de um conjunto de experiências de aprendizado que possibilitem a formação de um profissional com perfil generalista, crítico e reflexivo, consciente de seu papel na sociedade, que seja capaz de contribuir para o processo de desenvolvimento local, regional e nacional na área de engenharia mecânica, e que se torne agente ativo no desenvolvimento social e tecnológico, agindo dentro dos preceitos da ética profissional.   Objetivos Específicos
  • Criar, projetar, executar desenhos;
  • Especificar, vistoriar, avaliar, monitorar, supervisionar e executar a instalação e manutenção de: sistemas mecânicos e máquinas em geral; sistemas estruturais metálicos e de outros materiais, sistemas térmicos (caldeiras, motores térmicos, sistemas de refrigeração, condicionamento de ar e conforto ambiental), sistemas fluidodinâmicos (refrigeração, ar condicionado e máquinas de fluxo), sistemas de processo de fabricação mecânica, transmissão, conservação e distribuição de energia mecânica e térmica, máquinas automotivas, material rodante, transportadores e elevadores, componentes eletrônicos, elétricos e magnéticos;
  • Coordenar, supervisionar e orientar atividades acadêmicas, pesquisas e treinamentos em áreas afins;
  • Buscar novas tecnologias, avaliando também soluções econômicas e ambientalmente sustentáveis
  Campo de Atuação O engenheiro mecânico desenvolve, projeta e supervisiona a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Seleciona e dimensiona a matéria-prima, providencia moldes das peças que serão fabricadas, cria protótipos e testa os produtos obtidos. Organiza sistemas de armazenagem, supervisiona processos e define normas e procedimentos de segurança na linha de produção. Controla a qualidade, acompanhando e analisando testes de resistência, calibrando e conferindo medidas. Costuma trabalhar com engenheiros eletricistas de materiais, de produção e de automação e controle, na montagem e automação de sistemas, na manutenção de aeronaves e na indústria de eletroeletrônicos. O engenheiro mecânico também é habilitado para trabalhar em indústrias de base (mecânica, metalúrgica, siderúrgica, mineração, petróleo e gás, sucroalcooleiro, química, plásticos e outros); em indústrias que produzem máquinas e equipamentos, e em empresas prestadoras de serviços; em institutos e centros de pesquisa, órgãos do governo, escritórios de consultoria e outros. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.  


Laboratórios utilizados


foto laboratório


Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.



FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 964,30 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 964,30 Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.253,59 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.350,02 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.446,45 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.735,74 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.928,60 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
ANA LETICIA LOSANO ÁLGEBRA LINEAR Doutor 3 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 Mestre 23 anos
DIEGO APARECIDO CARVALHO ALBUQUERQUE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor 13 anos
FABIO LUIS VIEIRA DESENHO MECÂNICO AVANÇADO Mestre Menos de um ano
ARIANE DINIZ SILVA DESENHO MECÂNICO AVANÇADO Doutor 15 anos
JOAO AUGUSTO GALI ENGENHARIA E INOVAÇÃO Mestre 10 anos
SALVADOR MANGINI FILHO FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 15 anos
ALINE CRISTINE NANUH DA SILVA MECÂNICA DOS SÓLIDOS E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Mestre 10 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: ENGENHARIA DO MOVIMENTO Mestre 2 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: TRANSFORMANDO A MATÉRIA Mestre 2 anos
RENATA VASQUES DA SILVA TAVARES QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Doutor 18 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Mestre 2 anos
RENATO VAZ GARCIA TEORIA ECONÔMICA Mestre 14 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA ÁLGEBRA LINEAR Mestre 23 anos
RODOLFO GALATI MACHADO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Doutor Menos de um ano
SARAH TANUS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 Mestre 29 anos
DIEGO APARECIDO CARVALHO ALBUQUERQUE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor 13 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR COMBUSTÍVEIS E LUBRIFICANTES Mestre 2 anos
FABIO LUIS VIEIRA DESENHO MECÂNICO AVANÇADO Mestre Menos de um ano
ARIANE DINIZ SILVA DESENHO MECÂNICO AVANÇADO Doutor 15 anos
MAURICIO FERNANDO VIEIRA ENGENHARIA AUTOMOBILÍSTICA 2 Mestre 7 anos
SANDER GABALDO ENGENHARIA DA CALDEIRARIA Doutor 13 anos
JOAO AUGUSTO GALI ENGENHARIA E INOVAÇÃO Mestre 10 anos
CIBELI NIERI ENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOS Mestre 12 anos
THOMAZ AUGUSTO GUISARD RESTIVO ESTRUTURA E PROCESSAMENTO DOS MATERIAIS Doutor 12 anos
NORBERTO ARANHA FÍSICA DO MOVIMENTO Doutor 18 anos
BRUNO GUSMAO KANBACH FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 14 anos
THOMAZ AUGUSTO GUISARD RESTIVO FUNDIÇÃO E CONFORMAÇÃO MECÂNICA DOS METAIS Doutor 12 anos
HAROLDO ALEIXO DE LIMA JUNIOR GEOMETRIA ANALÍTICA Doutor 12 anos
SANDER GABALDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA Doutor 13 anos
MAURICIO FERNANDO VIEIRA MÁQUINAS DE FLUXO Mestre 7 anos
MAURICIO FERNANDO VIEIRA MÁQUINAS TÉRMICAS E MOTORES A COMBUSTÃO Mestre 7 anos
THOMAZ AUGUSTO GUISARD RESTIVO MECÂNICA DA FRATURA E FADIGA Doutor 12 anos
ALINE CRISTINE NANUH DA SILVA MECÂNICA DOS SÓLIDOS E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Mestre 10 anos
MAURICIO FERNANDO VIEIRA MECÂNICA VIBRATÓRIA E ACÚSTICA Mestre 7 anos
ANDRE PIRES PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: PROJETO Doutor 2 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: DESAFIOS, DESIGN E SOFTWARE Mestre 2 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: TRANSFORMANDO A MATÉRIA Mestre 2 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: ENGENHARIA DO MOVIMENTO Mestre 2 anos
PAULO DE TARSO DE MORAES LOBO PROJETO INTEGRADOR: MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS Mestre 2 anos
SANDER GABALDO PROJETOS DE CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS 2 Doutor 13 anos
ROSSANA CRISTINA ROSSONI FIGUEIRA QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Doutor 7 anos
PAULO DE TARSO DE MORAES LOBO RECICLAGEM E RECUPERAÇÃO DE MATERIAIS Mestre 2 anos
ARIANE DINIZ SILVA DESENHO MECÂNICO Doutor 15 anos
PAULO DE TARSO DE MORAES LOBO RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Mestre 2 anos
JEFFERSON APARECIDO DIAS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO E REFRIGERAÇÃO Mestre 2 anos
HAMILTON FUNES JUNIOR SISTEMAS DE CONTROLE DIMENSIONAL Mestre 2 anos
MICHEL CHAVES TECNOLOGIA DA SOLDAGEM Doutor 8 anos
RENATO VAZ GARCIA TEORIA ECONÔMICA Mestre 14 anos
CLAUDIO ROBERTO LEANDRO TÓPICOS AVANÇADOS EM ENGENHARIA MECÂNICA Doutor 12 anos
MICHEL CHAVES TRATAMENTO TÉRMICO EM MATERIAIS Doutor 8 anos
ODIRLEI AMARO FERREIRA ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM ENGENHARIA MECÂNICA Mestre 13 anos
ODIRLEI AMARO FERREIRA ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ENGENHARIA MECÂNICA Mestre 13 anos
Pular para o conteúdo