logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Química Industrial
A partir de:
R$890,76
Duração
6 Semestres
Período
Noite

Química Industrial

Ciências Exatas e da Terra | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral O objetivo geral do Curso é formar bacharéis em Química Industrial preparados para o desenvolvimento de pesquisas e aplicação dos conhecimentos científicos nas operações industriais, para a obtenção de produtos industrializados com qualidade.

Desenvolver senso crítico e condições para o graduado atuar nas demandas da sociedade, na área de Química, como: tratamento de resíduos resultantes da utilização de matérias-primas, preocupando-se com o campo da saúde, sua preservação e recuperação; busca por soluções para a conservação ambiental, esclarecendo e impedindo que a sociedade sofra os malefícios do uso indiscriminado de produtos químicos e resíduos tóxicos industriais; exercício da cidadania, buscando realização e melhoria de qualidade de vida e tornando ativa sua participação na sociedade.

Objetivos específicos O graduando efetuará estudos, investigações, experiências e análises, de caráter prático e relacionados à composição, às propriedades e às possíveis transformações das substâncias;

Aplicação prática de leis, princípios e métodos conhecidos para desenvolvimento de novos produtos químicos;

Análise de novas aplicações de produtos já existentes, além de novos métodos de produção;

Resolução de problemas industriais específicos, tais como: ensaios e pesquisas em geral, pesquisa e desenvolvimento de métodos e produtos, análise química, físico-química, químico-biológica, forense, padronização e controle de qualidade;

Desenvolvimento de projetos, controle de operações e processos químicos, bem como a execução de projetos de processamento.

Campo de atuação O graduado desenvolve atividades em indústrias das áreas: Farmacêutica, de Biotecnologia, de Medicina, Agropecuária, Química Forense, Setor petrolífero, Engenharia Genética, Processos Bioquímicos, Cosméticos, além de ministrar aulas.

O químico pode atuar em diversos tipos de indústrias, tais como: alimentícia, têxtil, de resinas sintéticas, sabão e velas, fabricação de álcool, explosivos, fósforos, adubos, colas, material plástico, tintas, pisos, produtos de limpeza, fertilizantes, inseticidas e agrotóxicos, tratamento do couro.

As atribuições do químico industrial, segundo o Conselho Regional de Química - CRQ, são:

1. Direção, supervisão e responsabilidade técnica;
2. Assessoria, consultoria e comercialização;
3. Perícia, serviços técnicos e laudos;
4. Magistério;
5. Desempenho de cargos e funções técnicas;
6. Pesquisa e desenvolvimento;
7. Análise química e físico-química, padronização e controle da qualidade;
8. Produção, tratamentos de resíduos;
9. Operação e manutenção de equipamentos;
10. Controle de operações e processos;
11. Pesquisa e desenvolvimento de processos industriais;
12. Execução de projetos de processamento;
13. Estudo de viabilidade técnico-econômica.


Base LegalInício de Funcionamento: 07/02/2013.
Autorização: Resolução Consu nº 045/2012, publicada em 25/09/2012.
Reconhecimento: Portaria SERES nº 1032/2015, publicada no Diário Oficial da União em 24/12/2015.


Laboratórios utilizados

Nesse laboratório são realizadas as análises físico-químicas e bromatológicas de alimentos de origem animal e vegetal para determinação da composição para fins de rotulagem nutricional e controle de qualidade. O laboratório é totalmente equipado para realização dessas análises, possui dez bancadas redondas que facilitam trabalhos em equipe e, ao mesmo tempo, permitem que os alunos executem procedimentos analíticos para cada tipo de amostra. O laboratório conta com todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos analíticos com segurança.


foto laboratório


Neste laboratório, o estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis. Possui equipamentos como Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora, Peagômetro, Estufa, entre outros. Este laboratório pode ser utilizado para aulas práticas dos componentes curriculares que envolvam a área química (Química Geral e Experimental, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Farmacêutica etc.) ou farmacêutica (Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Farmacognosia, Cosmetologia etc.). Este laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


Conta com dezesseis bancadas redondas que possibilitam, em trabalhos de equipe, que cada estudante observe o que está sendo realizado. Conta com microscópio trinocular com câmera acoplado ao datashow para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de outros equipamentos, como: estereomicroscópio binocular, microscópio óptico binocular, balança analítica e balança semianalítica, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Botânica, Farmacobotânica, Fisiologia Vegetal, Farmacodinâmica, Imunologia, Parasitologia, Patologia Clínica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


O laboratório atende às aulas práticas de componentes curriculares como: Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular, Imunologia, entre outros. Possui torneiras fotoelétricas em cada pia e Bico de Bunsen em cada bancada de estudo, além de equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Nas aulas práticas, o estudante também tem acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Este laboratório conta com equipamentos de segurança.


foto laboratório


O estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com a realização de diversos tipos de experiências, particularmente os ensaios físico-químicos, tendo acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Contempla equipamentos como: Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Friabilômetro, Câmara de Ultravioleta, Agitador de Tubos, Estufa, Durômetro, Refratômetro, Ponto de Fusão, Desintegrador de Comprimidos, entre outros. Neste Laboratório são ministradas aulas práticas dos componentes curriculares como: Bioquímica, Toxicologia, Análise Instrumental, Físico-química, Química e Controle Físico-químico. Este laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.


foto laboratório


Conta com estrutura completa para as aulas práticas das disciplinas de materiais. Os alunos têm contato direto com diversos tipos de materiais, como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos e equipamentos para a preparação de amostras e caracterização de materiais. Possui equipamentos de caracterização mecânica para testes de tração, compressão, cisalhamento e torção para todos os materiais. Conta também com dois durômetros para ensaios de dureza de metais em geral e dois durômetros para o ensaio de materiais plásticos e elastoméricos, permitindo a compreensão de fatores que influenciam diretamente as propriedades desses materiais. O laboratório é equipado com todo o processo de tratamento térmico de aços, possuindo muflas que podem alcançar temperaturas aproximadas a 900 ºC e o processo completo de metalografia. Conta com embutidora, politrizes, lixadeiras, cortadora a frio e microscopia metalográfica, propiciando o estudo completo de microestruturas dessa classe de materiais.


foto laboratório


Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.


foto laboratório


Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.


foto laboratório


O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.


foto laboratório


Laboratório utilizado para atividades relacionadas ao ensino na Graduação e Pós-Graduação, tais como: atividades de pesquisa e prestação de serviço; caracterização físico-química de formas farmacêuticas sólidas; ensaios para liberação de fármacos e definição do modelo matemático para caracterização do perfil de liberação; estudos, ex-vivo, de permeação gastrointestinal de compostos bioativos; e avaliação e caracterização do desempenho de pré-misturas durante e após compactação. Equipado para fabricação e controle de qualidade de comprimidos e outras formas farmacêutica, conta com os seguintes equipamentos disponíveis: misturador de pós, malaxadeira, máquina rotativa 8 estações para compressão e obtenção de comprimidos, punções com diferentes tamanhos e formatos para compressão, misturadeira planetária para formulações líquidas e gelatinosas, e envasadora de líquidos.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 890,76 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.157,99 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.247,07 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.336,14 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.603,37 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.781,52 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL Mestre 23 anos
EDGARD ROBLES TARDELLI SCALE UP Doutor 14 anos
BRUNO GUSMAO KANBACH FENÔMENOS ELETROMAGNÉTICOS Mestre 14 anos
ANDREZA COSTA SCATIGNO FÍSICO-QUIMICA: CINÉTICA QUÍMICA Doutor 9 anos
EDGARD ROBLES TARDELLI FUNDAMENTOS DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS Doutor 14 anos
MARIA EDUARDA GONÇALVES LOUSADA PROCESSOS E TECNOLOGIA DE COSMÉTICOS Mestre 5 anos
ADRIANE DE MEDEIROS FERREIRA PROCESSOS E TECNOLOGIA DE POLÍMEROS Doutor 10 anos
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA PLENS PROCESSOS QUÍMICOS INDUSTRIAIS Doutor 9 anos
MICHEL CHAVES PROJETO INTEGRADOR - CÉLULA FOTOVOLTAICA Doutor 8 anos
JULIANA DE OLIVEIRA SOARES SILVA MIZAEL QUÍMICA ORGÂNICA Doutor 13 anos
ANDRE MARTINS SENNA SISTEMAS TÉRMICOS Doutor 6 anos
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA PLENS TRABALHO PRÁTICO DE GRADUAÇÃO Doutor 9 anos
CAMILA AUGUSTA DE OLIVEIRA MARTINS ARAKAKI TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA Doutor 14 anos
JULIANA DE OLIVEIRA SOARES SILVA MIZAEL ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA INDUSTRIAL Doutor 13 anos
JULIANA DE OLIVEIRA SOARES SILVA MIZAEL ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM QUÍMICA INDUSTRIAL Doutor 13 anos
Pular para o conteúdo