logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Análise e Desenvolvimento de Sistemas
A partir de:
R$890,76
Duração
5 Semestres
Período
Manhã / Noite

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Cursos Tecnológicos | Tecnológico
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral Capacitar os estudantes, por meio de um itinerário formativo interdisciplinar e prático, a atuarem na área de TI (Tecnologia da Informação) com as atividades de análise, projeto, desenvolvimento, gerenciamento e implantação de sistemas de informação computacionais, compreendendo as áreas funcionais, processos organizacionais, departamentais e individuais, direcionados para o mercado de trabalho corporativo.

Objetivos específicos - Formar profissionais aptos a inovar, planejar e gerenciar a infraestrutura da informação, capazes de desenvolver, evoluir e intervir nas áreas das Tecnologias e Sistemas de Informação, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional;

- Fornecer ao aluno sólido domínio nas matérias de programação, engenharia de software e sistemas de informação aplicados;

- Propiciar ao educando outros saberes básicos, tais como: arquitetura de computadores, sistemas operacionais, redes de computadores e desenvolvimento web;

- Explorar, de forma enfática, o uso de recursos computacionais para o projeto e construção de software;

- Desenvolver alguns saberes coadjuvantes, como comunicação e expressão e gestão de serviços, permitindo que o tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas atue como empreendedor em sua área de atuação, e;

- Possibilitar uma visão interdisciplinar dos saberes que foram transmitidos e da aplicação destes saberes no contexto profissional onde o egresso irá exercê-los.

Campo de atuaçãoO profissional em Tecnologia da Informação pode atuar como pesquisador, professor, consultor, analista de sistemas, gerente de projetos de sistemas de informação, analista de suporte, gerente de tecnologia da informação, administrador de banco de dados, administrador de redes, analista de segurança, arquiteto de softwares, engenheiro de software, além de trabalhar com banco de dados, business intelligence, computação móvel e distribuída, gestão de conteúdo, informática na educação, inteligência artificial, jogos digitais, sistemas de informação geográficos, software livre, usabilidade e acessibilidade de softwares, gestão de tecnologia da informação e inovação em TI, assessoria e consultoria de tecnologia da informação, gestão de projetos de software, administração de sistemas de informação, desenvolvimento de sistemas desktop, web e móvel, análise de negócio e projeto de interface.

Base LegalAutorização: Resolução Consu nº 016/19, publicada em 26/03/2019.


Laboratórios utilizados

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 890,76 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 890,76 Mensalidade vigente nos 2 (dois) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.157,99 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.247,07 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.336,14 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.603,37 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.781,52 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como 'componente curricular optativo'.

3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

4. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua independência e autonomia no processo formativo.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
BRUNO AGUILAR DA CUNHA BANCO DE DADOS RELACIONAIS Doutor 7 anos
JOSE ROBERTO GARCIA GERENCIAMENTO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Doutor 23 anos
MARCOS VINICIUS RIBEIRO INFRAESTRUTURA DE TI Mestre Menos de um ano
DENICEZAR ANGELO BALDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTERPRETADA DE SCRIPT Mestre 3 anos
JOSE ROBERTO GARCIA PROJETO INTEGRADOR: ANALISTA DE INFRAESTRUTURA Doutor 23 anos
BRUNO AGUILAR DA CUNHA BANCO DE DADOS RELACIONAIS Doutor 7 anos
ALEX FRAZATTI SILVA BANCO DE DADOS RELACIONAIS Mestre Menos de um ano
JAIME RANULFO LEITE FILHO DEVOPS & CLOUD COMPUTING Doutor 2 anos
JAIME RANULFO LEITE FILHO DEVOPS & CLOUD COMPUTING Doutor 2 anos
JOSE CARLOS FRANCISCO FILHO DIREITO DIGITAL Mestre Menos de um ano
MARCOS VINICIUS RIBEIRO ESTRUTURAS DE DADOS Mestre Menos de um ano
JOSE ROBERTO GARCIA ESTRUTURAS DE DADOS Doutor 23 anos
GUSTAVO VENANCIO LUZ FUNDAMENTOS DE IOT Mestre Um ano
GUSTAVO VENANCIO LUZ FUNDAMENTOS DE IOT Mestre Um ano
GUSTAVO VENANCIO LUZ GERÊNCIA DE CONFIGURAÇÃO E CONTROLE DE VERSÃO Mestre Um ano
PAULO HENRIQUE RODRIGUES GERENCIAMENTO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Mestre 2 anos
JOSE ROBERTO GARCIA GERENCIAMENTO DE SISTEMAS OPERACIONAIS Doutor 23 anos
RAPHAEL HUNGARO MORETTI INFRAESTRUTURA DE TI Mestre 2 anos
RAPHAEL HUNGARO MORETTI INFRAESTRUTURA DE TI Mestre 2 anos
YURI SOUZA PADUA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTERPRETADA DE SCRIPT Mestre Um ano
DENICEZAR ANGELO BALDO LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO INTERPRETADA DE SCRIPT Mestre 3 anos
MICHEL GONCALVES DA SILVA PROGRAMAÇÃO BACK END COM LINGUAGEM DE SCRIPT Mestre 3 anos
MICHEL GONCALVES DA SILVA PROGRAMAÇÃO BACK END COM LINGUAGEM DE SCRIPT Mestre 3 anos
MICHEL GONCALVES DA SILVA PROGRAMAÇÃO BACK END ORIENTADA A OBJETOS Mestre 3 anos
RODOLFO GALATI MACHADO PROGRAMAÇÃO FRONT END Doutor Menos de um ano
OVIDIO JOSE FRANCISCO PROGRAMAÇÃO FRONT END COM FRAMEWORKS Mestre Menos de um ano
OVIDIO JOSE FRANCISCO PROGRAMAÇÃO FRONT END COM FRAMEWORKS Mestre Menos de um ano
RAPHAEL HUNGARO MORETTI PROJETO INTEGRADOR: ANALISTA DE INFRAESTRUTURA Mestre 2 anos
OVIDIO JOSE FRANCISCO PROJETO INTEGRADOR: ANALISTA DESENVOLVEDOR WEB Mestre Menos de um ano
MICHEL GONCALVES DA SILVA PROJETO INTEGRADOR: ANALISTA DEVOPS Mestre 3 anos
BRUNO AGUILAR DA CUNHA PROJETO INTEGRADOR: ANALISTA DEVOPS Doutor 7 anos
PAULO HENRIQUE RODRIGUES SEGURANÇA DE SISTEMAS Mestre 2 anos
ALEX FRAZATTI SILVA DESENVOLVIMENTO MOBILE Mestre Menos de um ano
Pular para o conteúdo