Apresentação
Objetivo Geral
O Curso de Sociologia está orientado pelo princípio pedagógico de formar pessoas para sua capacitação analítica, interpretativa e intervenção junto à realidade social.
Objetivos Específicos
a)Oferecer uma estrutura curricular que estimule e possibilite aos estudantes o exercício da autonomia intelectual, de uma perspectiva crítica diante da sociedade, bem como a aquisição de uma formação humanística;
b) Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada nas três áreas do curso – Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
c) Fornecer instrumentos para que os estudantes possam estabelecer relações entre a pesquisa e a prática social;
d) Garantir oportunidades efetivas para o aprendizado de competências fundamentais para o futuro exercício profissional dos alunos;
e) Promover a reflexão sistemática sobre o conhecimento adquirido através de experiências práticas em conexão com conteúdos teóricos;
f) Promover a articulação entre as disciplinas, as linhas e os núcleos de pesquisa, as áreas de formação e os projetos de extensão desenvolvidos pelos departamentos que atuam no curso;
g) Conciliar a autonomia dos estudantes na composição de seu currículo com uma oferta mais estruturada de disciplinas, no sentido de concentração de esforços formativos;
h) Permitir e estimular o conhecimento sobre as possibilidades de inserção profissional e identificação de novos campos de atuação.
b) Propiciar aos estudantes uma formação teórico-metodológica sólida, ancorada nas três áreas do curso – Antropologia, Ciência Política e Sociologia;
c) Fornecer instrumentos para que os estudantes possam estabelecer relações entre a pesquisa e a prática social;
d) Garantir oportunidades efetivas para o aprendizado de competências fundamentais para o futuro exercício profissional dos alunos;
e) Promover a reflexão sistemática sobre o conhecimento adquirido através de experiências práticas em conexão com conteúdos teóricos;
f) Promover a articulação entre as disciplinas, as linhas e os núcleos de pesquisa, as áreas de formação e os projetos de extensão desenvolvidos pelos departamentos que atuam no curso;
g) Conciliar a autonomia dos estudantes na composição de seu currículo com uma oferta mais estruturada de disciplinas, no sentido de concentração de esforços formativos;
h) Permitir e estimular o conhecimento sobre as possibilidades de inserção profissional e identificação de novos campos de atuação.
Perfil do Egresso/ Campo de Atuação
O perfil desejado do egresso do curso de Sociologia só poderá ser entendido se discutirmos, primeiramente, o papel do sociólogo na sociedade contemporânea. Por excelência, o papel do sociólogo é o de pesquisar e analisar os processos políticos, sociais e culturais com a finalidade de produzir conhecimentos acerca desses processos. Num sentido amplo, o sociólogo deve ser formado para produzir conhecimento, cuja natureza deve ser pluralista, crítica e criativa. Por poder adquirir, ao longo do curso, uma sólida formação teórico-metodológica nos três eixos fundamentais que constituem as Ciências Sociais (Antropologia, Ciência Política e Sociologia), o licenciado em Sociologia deverá ser capaz de compreender criticamente a sociedade na qual vive e para a qual deve buscar alternativas, bem como ter competência para relacionar, de maneira adequada, a teoria à prática. Ou seja, deverá desenvolver a habilidade de relacionar os estudos teóricos com a reflexão sobre aspectos da realidade social que vivencia.
A inserção profissional do licenciado em Sociologia é diversa, pois, além de ser qualificado para atuar no magistério na educação formal (ensinos fundamental, médio e superior) e não-formal, estará também apto a exercer funções nas áreas de assessoria, consultoria, formação e planejamento em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, partidos políticos e ONGs, bem como continuar sua formação em pós-graduação. Espera-se que o egresso do curso, além de um profissional capacitado para atuar em instituições educacionais públicas e particulares, seja também um intelectual crítico e pró-ativo, apto a questionar e a intervir sobre as práticas e padrões atualmente hegemônicos em nossa sociedade.
A inserção profissional do licenciado em Sociologia é diversa, pois, além de ser qualificado para atuar no magistério na educação formal (ensinos fundamental, médio e superior) e não-formal, estará também apto a exercer funções nas áreas de assessoria, consultoria, formação e planejamento em entidades públicas e privadas, movimentos sociais, partidos políticos e ONGs, bem como continuar sua formação em pós-graduação. Espera-se que o egresso do curso, além de um profissional capacitado para atuar em instituições educacionais públicas e particulares, seja também um intelectual crítico e pró-ativo, apto a questionar e a intervir sobre as práticas e padrões atualmente hegemônicos em nossa sociedade.