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Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Relações Públicas
A partir de:
R$837,33
Duração
8 Semestres
Período
Manhã / Noite

Relações Públicas

Ciências Sociais Aplicadas | Bacharelado
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APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral: O curso de Relações Públicas tem por objetivo geral formar profissionais da área de Relações Públicas, com embasamento teórico-metodológico, bem como com instrumental técnico e referencial ético, aptos para atuar em diferentes contextos organizacionais e comunicacionais da sociedade contemporânea.

Objetivos específicos: O curso de Relações Públicas da Universidade de Sorocaba tem como objetivos específicos:

• Formar profissionais generalistas capacitados para administrar a comunicação nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de pequeno, médio e grande portes, visando à criação de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relacionamentos entre seus diferentes públicos;

• Possibilitar uma formação que atenda as demandas de relações públicas da região de Sorocaba e de outras regiões no que tange as problemáticas comunicacionais contemporâneas, as questões interculturais e aos desafios das novas tecnológicas de comunicação e informação;

• Formar profissionais capacitados para o desenvolvimento de atividades de comunicação integrada em suas dimensões administrativa, institucional, mercadológica e interna e para a realização de serviços de auditoria, assessoria e consultoria em relações públicas;

• Formar profissionais capacitados para administrar crises e controvérsias, negociar, mediar relacionamentos com os diferentes públicos, criando estratégias e promovendo ações para a construção e manutenção da imagem e reputação das organizações;

• Capacitar o profissional para coordenar e planejar a comunicação das organizações com seus colaboradores, com a mídia em geral, com os fornecedores, intermediários revendedores e principalmente com seus clientes e consumidores;

• Formar profissionais capacitados para realizar pesquisas e análise, planejamento e divulgação dos princípios, estratégias e ações das organizações e entidades de terceiro setor, podendo ser também ser empreendedor da área para diversos segmentos;

• Formar profissionais capacitados para atuar, no âmbito das Relações Públicas, com comunicação pública, governamental e política, assim como desenvolver programas e sugerir diretrizes organizacionais para a responsabilidade social e sustentabilidade;

• Desenvolver referenciais éticos para a conduta da profissão e da cidadania, incluindo-as no âmbito do exercício profissional dentro das organizações;

• Fornecer referencial teórico e metodológico para a mobilização e aplicação de conhecimentos e atividades específicas da área;

• Integrar e produzir conhecimentos no campo da comunicação organizacional e das relações públicas, alinhados as problemáticas regionais e da atualidade, incentivando a pesquisa e a docência.

Campo de atuação: O campo de atuação do profissional de Relações Públicas é bastante amplo, confirmado pelo crescente anseio das organizações na busca pela identidade de empresa-cidadã e de um relacionamento mais próximo com seus stakeholders, muitas vezes, motivadas pelas novas tecnologias de comunicação que favorecem o acesso e disseminação das informações, incluindo as redes sociais entre outros fatores.

Neste sentido, o profissional de Relações Públicas deverá estar capacitado para atuar na área de comunicação em diversos tipos de organizações públicas, privadas e do terceiro setor, de pequeno, médio e grande portes, por meio da criação de políticas, estratégias e instrumentos de comunicação e relacionamento.

Para isso, deverá ser capaz de desenvolver atividades como promoção da informação, planejamento e organização de eventos, divulgação de produtos ou serviços, elaboração de veículos institucionais da comunicação, preparo da divulgação jornalística, pesquisa de opinião, planejamento de campanhas institucionais entre outros.

Base LegalInício de Funcionamento: 28/01/2004.
Autorização: Resolução Consu nº 006/2003, publicada em 16/09/2003.
Reconhecimento: Portaria Conjunta SESu/SETEC nº 608/2007, publicada no Diário Oficial da União em 23/07/2007.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 417/2011, publicada no Diário Oficial da União em 14/10/2011.


Laboratórios utilizados

Laboratório destinado às aulas práticas, com produção de telejornais, boletins, documentários e outros projetos, permitindo ao aluno a vivência em um ambiente profissional, juntando a teoria e prática em um único espaço, além de ser utilizado para lives e formaturas online. O estúdio de TV atende aos requisitos técnicos, comparado às grandes emissoras de televisão. Possui estúdio panorâmico e chroma-key com acústica, três câmeras Panasonic profissionais, as mesmas usadas nas últimas olimpíadas, sistema Broadcast de mesa de corte Tricaster e três ilhas de edição com softwares ADOBE. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O estúdio produz documentários, podcasts, comerciais, jingles e vinheta, além de contar com uma Rádio Web que veicula as produções dos alunos. Esse laboratório é profissional, utilizando equipamentos Broadcast com console BBTECH de 12 canais idênticos aos usados em estúdios de rádio, microfones Eletrovoice RE20, Softwares Vegas e Sound Forge, que atendem aos requisitos técnicos das aulas práticas. Há dois estúdios e uma cabine de locução comum, revestidos acusticamente, para captação de vozes. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O Laboratório de Fotografia atende aos requisitos técnicos profissionais, com toda infraestrutura necessária para o aluno, nas aulas práticas, experimentar o ambiente profissional. Possui iluminação, flash, fundo panorâmico e possibilidade de chroma-key. Os alunos também têm à disposição para empréstimo máquinas profissionais Nikon e Canon de última geração. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Portal da Transparência
O curso de Relações Públicas, com objetivo de legitimar suas ações e tornar público o trabalho desenvolvido, criou seu Portal da Transparência. Uma plataforma interativa de consulta de dados, ações, pesquisa e trabalhos desenvolvidos por docentes, discentes e comunidade acadêmica. Acesso: https://www.rpemacao.com/portaldatransparenciarp

FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

MensalidadeValorObservações
Mensalidade com Creduniso837,33Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino837,33Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.088,53Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02 a 26/12/24
Matrículas: até 30/12/24
1.172,27Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 02 a 29/01/25
Matrículas: até 31/01/25
1.256,00Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: até 06/03/25
1.507,20Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio1.674,67Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

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Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

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Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

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Avaliação MEC

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Ensino por Competências

Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua independência e autonomia no processo formativo.

3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

ProfessorComponente CurricularTitulaçãoTempo de Casa
MERCIA SEGALA BRUNSARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIAMestre13 anos
ANTONIO JOSE DE SOUZACOMUNICAÇÃO DIGITALMestreUm ano
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMESCOMUNICAÇÃO E CULTURAMestre12 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSCOMUNICAÇÃO E RELAÇÕES PÚBLICAS NAS ORGANIZAÇÕESDoutor6 anos
ROGER DOS SANTOSESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTEDoutor13 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOSHISTÓRIA E TEORIAS DA COMUNICAÇÃODoutor13 anos
MERCIA SEGALA BRUNSORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre13 anos
FABIO HENRIQUE MASCARENHASORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre10 anos
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVAPRODUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS EM COMUNICAÇÃOMestre10 anos
LUISE MARIANO BERTOLINOPRODUÇÃO EM TVMestreMenos de um ano
FERNANDO C NEGRAO DUARTEPRODUÇÃO EM TVMestre28 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSPROJETO INTEGRADOR: CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO CIENTÍFICODoutor6 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSPROJETO INTEGRADOR: PRODUÇÃO EM EVENTOSDoutor6 anos
LIVIA PRADO MUNIZPSICOLOGIA SOCIALMestreMenos de um ano
MERCIA SEGALA BRUNSARGUMENTAÇÃO E ORATÓRIAMestre13 anos
VANICLEIA PINTO DE OLIVEIRAATELIÊ DE RELAÇÕES PÚBLICAS 2Mestre10 anos
EMILIO ALVES DE OLIVEIRACIÊNCIA POLÍTICA E COMUNICAÇÃO PÚBLICA EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre2 anos
MERCIA SEGALA BRUNSDIVERSIDADE E GESTÃO DE CONFLITOS NAS ORGANIZAÇÕESMestre13 anos
ROGER DOS SANTOSESTÉTICA E HISTÓRIA DA ARTEDoutor13 anos
RENATO VAZ GARCIAINTRODUÇÃO À ECONOMIAMestre14 anos
FABIO HENRIQUE MASCARENHASMARKETING POLÍTICO E PROPAGANDA ELEITORAL EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre10 anos
MERCIA SEGALA BRUNSMEMÓRIA INSTITUCIONAL E STORYTELLINGMestre13 anos
MERCIA SEGALA BRUNSORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre13 anos
FABIO HENRIQUE MASCARENHASORGANIZAÇÃO DE EVENTOS, CERIMONIAL, PROTOCOLO E ETIQUETA EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre10 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSOUVIDORIA, POSICIONAMENTO E MENSURAÇÃO DE RESULTADOS EM COMUNICAÇÃODoutor6 anos
LUISE MARIANO BERTOLINOPRODUÇÃO EM TVMestreMenos de um ano
FERNANDO C NEGRAO DUARTEPRODUÇÃO EM TVMestre28 anos
ANDRE PIRESPROJETO DE GRADUAÇÃODoutor2 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSPROJETO EXPERIMENTAL EM RELAÇÕES PÚBLICAS 2Doutor6 anos
MERCIA SEGALA BRUNSPROJETO INTEGRADOR: ESTRATÉGIAS E NEGÓCIOS EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre13 anos
MERCIA SEGALA BRUNSPROJETO INTEGRADOR: PRODUÇÃO EM EVENTOSMestre13 anos
TAMIRIS CRISTINA GOMES MAZETTOPSICOLOGIA SOCIALDoutorMenos de um ano
MERCIA SEGALA BRUNSRELAÇÕES PÚBLICAS E TERCEIRO SETORMestre13 anos
VANICLEIA PINTO DE OLIVEIRARELAÇÕES PÚBLICAS E TERCEIRO SETORMestre10 anos
EMILIO ALVES DE OLIVEIRARELAÇÕES PÚBLICAS INTERNACIONAIS E COMUNICAÇÃO INTERCULTURALMestre2 anos
EMILIO ALVES DE OLIVEIRARELAÇÕES PÚBLICAS NOS AMBIENTES DIGITAISMestre2 anos
EMILIO ALVES DE OLIVEIRARELAÇÕES PÚBLICAS, ÉTICA, CIDADANIA E SUSTENTABILIDADEMestre2 anos
ANA CRISTINA DA COSTA PILETTI GROHSESTÁGIO SUPERVISIONADO EM RELAÇÕES PÚBLICASDoutor6 anos
MERCIA SEGALA BRUNSATIVIDADES COMPLEMENTARES EM RELAÇÕES PÚBLICASMestre13 anos
MERCIA SEGALA BRUNSINOVAÇÃO, EMPREENDEDORISMO E ECONOMIA CRIATIVAMestre13 anos
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