Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Pedagogia
Noite

Ciências Humanas | Licenciatura

Objetivo geralOferecer e trabalhar com os alunos do curso de Pedagogia um conjunto de informações e habilidades composto por pluralidade de conhecimentos teóricos e práticos, cuja consolidação será proporcionada no exercício da profissão, fundamentando-se em princípios de interdisciplinaridade, contextualização, democratização, pertinência e relevância social, ética e sensibilidade afetiva e estética. (Resolução CNE/CP nº1/2006).

Objetivos específicos- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
- desenvolver conhecimentos e habilidades para compreender, cuidar e educar crianças de Educação Infantil contribuindo para seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.
- fortalecer o desenvolvimento e aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação, bem como de projetos e experiências educativas não-escolares.
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.

Campo de atuaçãoO curso destina-se à formação de profissionais para exercer funções de: docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar. Prepara os alunos para cargos/funções de Gestão Educacional, Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica em escolas de Educação Básica.

O campo é amplo, compreendendo atuações de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em contextos escolares e não-escolares: trabalho em empresas, junto ao setor de Recursos Humanos, com foco no desenvolvimento de cursos de formação permanente; orientação de programações educativas em ambientes culturais como museus; apoio a crianças em hospitais e clínicas; trabalho em editoras: análise e criação de materiais didáticos, desenvolvimento de aplicativos e jogos educacionais; trabalho em ONGs e Fundações que atuam na área de aprendizagem e desenvolvimento humano. A formação compreende, também, a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional.

Base LegalInício de Funcionamento: 15/03/1954.
Autorização: Decreto nº 36.785/55, publicado no Diário Oficial da União em 10/03/1955.
Reconhecimento: Decreto nº 41.366/57, publicada no Diário Oficial da União em 27/04/1957.
Renovação de Reconhecimento:Portaria SERES nº. 795/2016, publicada no Diário Oficial da União em 15/12/2016.

Conta com material didático-pedagógico, com o objetivo de priorizar as ações teórico-práticas dos componentes curriculares do Curso. Há também biblioteca com livros infantis, didáticos e para alunos e professores. No mesmo espaço funciona a Brinquedoteca, com fantoches, jogos, caixas de histórias, material de Ciências e outros. A Brinquedoteca também é itinerante - os alunos levam as caixas às escolas em que trabalham ou realizam estágios.

Mensalidade com Creduniso 890,76 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
1.157,99 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.247,07 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.336,14 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
1.603,37 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Mensalidade com preço cheio 1.781,52 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

VAGNER REOLON MARCELINO ATIVIDADES LÚDICAS: JOGOS E BRINCADEIRAS Doutor 14 anos
ALBERTINA PAES SARMENTO AVALIAÇÃO: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS Mestre 10 anos
MARIA REGINA VANNUCCHI LEME CURRÍCULO E CULTURA Mestre 37 anos
MARIA DA PENHA RODRIGUES DE OLIVEIRA GODINHO FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DO ENSINO DE MATEMÁTICA Mestre 12 anos