Apresentação
Objetivos específicos- atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime e igualitária.
- desenvolver conhecimentos e habilidades para compreender, cuidar e educar crianças de Educação Infantil contribuindo para seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social.
- fortalecer o desenvolvimento e aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, assim como daqueles que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria.
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar tarefas próprias do setor da Educação, bem como de projetos e experiências educativas não-escolares.
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas.
Campo de atuaçãoO curso destina-se à formação de profissionais para exercer funções de: docência na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal e na Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar. Prepara os alunos para cargos/funções de Gestão Educacional, Supervisão Educacional e Coordenação Pedagógica em escolas de Educação Básica.
O campo é amplo, compreendendo atuações de planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas em contextos escolares e não-escolares: trabalho em empresas, junto ao setor de Recursos Humanos, com foco no desenvolvimento de cursos de formação permanente; orientação de programações educativas em ambientes culturais como museus; apoio a crianças em hospitais e clínicas; trabalho em editoras: análise e criação de materiais didáticos, desenvolvimento de aplicativos e jogos educacionais; trabalho em ONGs e Fundações que atuam na área de aprendizagem e desenvolvimento humano. A formação compreende, também, a produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional.
Base LegalInício de Funcionamento: 15/03/1954.
Autorização: Decreto nº 36.785/55, publicado no Diário Oficial da União em 10/03/1955.
Reconhecimento: Decreto nº 41.366/57, publicada no Diário Oficial da União em 27/04/1957.
Renovação de Reconhecimento:Portaria SERES nº. 795/2016, publicada no Diário Oficial da União em 15/12/2016.
Laboratórios utilizados
Conta com material didático-pedagógico, com o objetivo de priorizar as ações teórico-práticas dos componentes curriculares do Curso. Há também biblioteca com livros infantis, didáticos e para alunos e professores. No mesmo espaço funciona a Brinquedoteca, com fantoches, jogos, caixas de histórias, material de Ciências e outros. A Brinquedoteca também é itinerante - os alunos levam as caixas às escolas em que trabalham ou realizam estágios.
Acesse o vídeo clicando aqui.
FALE COM O COORDENADOR
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 890,76 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 1 Inscrições: 15/10 a 27/11/24 Matrículas: Até o dia 29/11/24 | 1.157,99 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 2 Inscrições: 02 a 26/12/24 Matrículas: até 30/12/24 | 1.247,07 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 3 Inscrições: 02 a 29/01/25 Matrículas: até 31/01/25 | 1.336,14 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 4 Inscrições: 03 a 26/02/25 Matrículas: até 06/03/25 | 1.603,37 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade com preço cheio | 1.781,52 | Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/01
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirEnsino por Competências
Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Matriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.
3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.
4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.