Apresentação
Objetivos específicos • Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional a serviço do progresso e da justiça social;
• Proporcionar condições de formação que levem o educando ao desenvolvimento de competências e habilidades para o domínio da expressão oral e escrita em diferentes situações de comunicação, utilizando o padrão culto da Língua Portuguesa e Língua Inglesa;
• Possibilitar o domínio de métodos, técnicas pedagógicas e o uso de tecnologias que permitam a mediação de conhecimentos para os diferentes níveis de ensino em diversificados contextos de aprendizagem;
• Possibilitar atividades diversas nas quais os graduandos demonstrem capacidade para pesquisa, para produção de textos, para planejamento, organização, criatividade, resolução de problemas, tomada decisões, trabalho em equipe e possibilitem a conscientização da busca permanente de formação;
• Proporcionar a construção de conhecimento da Língua Portuguesa e Língua Inglesa e de seus usos, tanto na modalidade oral quanto escrita, permitindo reconhecer contextos multiculturais que refletirão em suas atuações profissionais.
Campo de atuação • O contexto de atuação do docente formado em Letras oferece muitas oportunidades de trabalho. O professor de Português e de Inglês (e respectivas literaturas) pode trabalhar no Ensino Fundamental 2 e no Ensino Médio da rede pública e particular de ensino, na Educação para Jovens e Adultos e nos sistemas alternativos (supletivo, cursos pré-vestibulares, preparatórios de Língua Portuguesa e Língua Inglesa para concursos e ensino de Língua Portuguesa para falantes de outras línguas). Além de trabalhar no contexto escolar, é possível seguir carreira na área de prestação de serviços editoriais em Português e Inglês (produção e revisão de textos) e atividades ligadas à tradução, legendagem e interpretação. Por último, há a possibilidade de seguir carreira acadêmica, com a continuidade de estudos no contexto da pós-graduação, para tornar-se professor universitário.
Base LegalInício de Funcionamento: 15/03/1954.
Autorização:Decreto nº 32.038/52, publicado no Diário Oficial da União em 24/02/1953.
Reconhecimento: Decreto nº 41.366/57, publicada no Diário Oficial da União em 27/04/1957.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 1.096/2015, publicada no Diário Oficial da União, em 30/12/2015.
Laboratórios utilizados
Espaço destinado às aulas específicas de criação, listening, speaking, reading e writing que precisam recursos tecnológicos e preparação de materiais didático-pedagógicos, bem como aos cursos de extensão Uniso Up e aos Grupos de Estudos de Letras Português e Inglês, uma atividade que contribui para o enriquecimento acadêmico dos estudantes. Dadas as suas características, atende ao previsto no regulamento das Outras Formas de Atividades Acadêmicas Científicas e Culturais - OFAACs para fins de equivalência de horas complementares do curso de Letras, visando ao enriquecimento científico e cultural do estudante.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Trabalho de Conclusão de Curso
Clique para conferirMensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 890,76 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital |
Mensalidade com preço cheio | 1.781,52 | Mensalidade integral, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Curso não oferecido no processo seletivo 2025.2 |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirMatriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua independência e autonomia no processo formativo.
3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.
FALE COM O COORDENADOR
Ao submeter este formulário, você receberá uma mensagem de confirmação de envio por e-mail, no endereço fornecido no campo "Seu E-mail".