logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Engenharia Elétrica
A partir de:
R$964,30
Duração
10 Semestres
Período
Manhã / Noite

Engenharia Elétrica

Engenharias | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral Formar e qualificar profissionais criativos, competentes e empreendedores, com visão socioambiental e capazes de gerenciar, projetar, desenvolver, planejar, manter e implementar soluções que permitam uma melhor utilização dos recursos energéticos, o desenvolvimento e manutenção de equipamentos eletroeletrônicos, a atuação em redes de comunicações e o desenvolvimento de novas tecnologias.

Objetivos específicos Capacitar o discente para projeto, implantação, utilização e manutenção referentes à geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica; equipamentos, materiais e máquinas elétricas; sistemas de medição e controle elétricos; seus serviços afins e correlatos;

Capacitar o discente para projeto, implantação, utilização e manutenção de materiais elétricos e eletrônicos; equipamentos eletrônicos em geral; sistemas de comunicação e telecomunicações; sistemas de medição e controle elétrico e eletrônico; seus serviços afins e correlatos;

Qualificar os profissionais capazes de avaliar, planejar, projetar, manter e gerenciar equipamentos, processos e sistemas elétricos, eletrônicos e de telecomunicações;

Aprimorar os profissionais que já atuam na área elétrica, dotá-los dos conhecimentos e técnicas necessárias, desenvolvendo competências e habilidades necessárias ao correto desempenho de suas funções profissionais;

Qualificar os profissionais egressos com formação ética, humanista, ecológica e social.

Campo de atuação O Engenheiro Elétrico é um profissional que atua em várias áreas, podendo atuar na geração, transmissão, distribuição e utilização da energia elétrica. Em seu trabalho, estuda, projeta e especifica materiais, componentes, dispositivos e equipamentos elétricos, eletromecânicos, magnéticos, de potência, de instrumentação, de aquisição de dados e de máquinas elétricas. Ele planeja, projeta, instala, opera e mantém instalações elétricas, sistemas de medição e de instrumentação, de acionamentos de máquinas, de iluminação, de proteção contra descargas atmosféricas e de aterramento.

Além disso, elabora projetos e estudos de conservação e de uso eficiente da energia e utilização de fontes alternativas e renováveis. Atua também no projeto e criação de dispositivos eletrônicos, na área de automação, de informática e de telecomunicações. Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

As atividades do engenheiro elétrico poderão ser desenvolvidas nas empresas concessionárias de serviços de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, em indústrias, em empresas prestadoras de serviços de instalações elétricas prediais e industriais, nas empresas fabricantes, distribuidoras e representantes comerciais de equipamentos e dispositivos eletrônicos, nas empresas de instalação e manutenção de serviços de telecomunicações, em empresas de automação e controle, atendendo ao mercado industrial e aos sistemas de automação predial, em projetos, manutenção e instalações industriais, comerciais e prediais, atendendo às necessidades de implantação, funcionamento, manutenção e operação dos sistemas.

O profissional também terá condições de desenvolver atividades de pesquisa, análise, experimentação, ensaios e divulgação técnica.

Base LegalInício de Funcionamento: 08/02/2010.
Autorização: Resolução Consu 023/2009, publicada em 25/08/2009.
Reconhecimento: Portaria SERES nº. 430/2014, publicada no Diário Oficial da União, em 31/07/2014.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021.


Laboratórios utilizados

Neste laboratório, o estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis. Possui equipamentos como Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora, Peagômetro, Estufa, entre outros. Este laboratório pode ser utilizado para aulas práticas dos componentes curriculares que envolvam a área química (Química Geral e Experimental, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Farmacêutica etc.) ou farmacêutica (Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Farmacognosia, Cosmetologia etc.). Este laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 100 m², conta com 6 bancadas com computadores e softwares específicos para automação e controle. Também possui 6 bancadas específicas para o desenvolvimento de sistemas pneumáticos e 2 bancadas para o desenvolvimento de sistemas hidráulicos. Uma estação da FESTO Didatic para a simulação real de uma linha de produção industrial, com vários sensores e atuadores, e contendo um Robô Mitsubishi para manipulação de ferramentas, peças e produtos. Possui kits da National Instruments baseados em Labview para experimentos na área de Instrumentação e Controle de Processos.


foto laboratório


Conta com estrutura completa para as aulas práticas das disciplinas de materiais. Os alunos têm contato direto com diversos tipos de materiais, como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos e equipamentos para a preparação de amostras e caracterização de materiais. Possui equipamentos de caracterização mecânica para testes de tração, compressão, cisalhamento e torção para todos os materiais. Conta também com dois durômetros para ensaios de dureza de metais em geral e dois durômetros para o ensaio de materiais plásticos e elastoméricos, permitindo a compreensão de fatores que influenciam diretamente as propriedades desses materiais. O laboratório é equipado com todo o processo de tratamento térmico de aços, possuindo muflas que podem alcançar temperaturas aproximadas a 900 ºC e o processo completo de metalografia. Conta com embutidora, politrizes, lixadeiras, cortadora a frio e microscopia metalográfica, propiciando o estudo completo de microestruturas dessa classe de materiais.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 100 m² com 10 bancadas equipadas com computadores em rede e painel para experiências de circuitos eletroeletrônicos e de instalações elétricas, possui softwares específicos para simulações de circuitos elétricos/eletrônicos. Além disso, conta com kits para eletrônica digital, eletrônica analógica, microcontroladores e sistemas digitais, ensaios para motores elétricos, osciloscópios, multímetros, terrômetro, transformadores e componentes eletroeletrônicos diversos. Fazem parte também do laboratório 4 AGVs (Veículos autoguiados) programáveis para experimentações e projetos.


foto laboratório


Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.


foto laboratório


O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 60 m², conta com 4 bancadas de trabalho e 4 bancadas com instalação elétrica adequada (trifásico, motores, geradores, transformadores, variacs, chaves, etc.) para o desenvolvimento de experimentos com máquinas elétricas, tanto em regime de corrente contínua quanto em regime de corrente alternada, além de equipamentos eletrônicos de apoio, multímetros, amperímetros, osciloscópios e wattímetros, para a realização dos experimentos.


foto laboratório


Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.



Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.


foto laboratório


Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 964,30 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 964,30 Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.253,59 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.350,02 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.446,45 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.735,74 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.928,60 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
DIEGO APARECIDO CARVALHO ALBUQUERQUE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor 13 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR INSTRUMENTAÇÃO Doutor 6 anos
ALINE CRISTINE NANUH DA SILVA MECÂNICA DOS SÓLIDOS E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Mestre 10 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: A MATÉRIA Doutor 6 anos
RENATA VASQUES DA SILVA TAVARES QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Doutor 18 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA ÁLGEBRA LINEAR Mestre 23 anos
RODOLFO GALATI MACHADO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Doutor Menos de um ano
SARAH TANUS CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 Mestre 29 anos
DIEGO APARECIDO CARVALHO ALBUQUERQUE CIÊNCIA E TECNOLOGIA DOS MATERIAIS Doutor 13 anos
DIEGO DE ASSIS SANTOS CONTROLE DE PROCESSOS 2 Mestre 5 anos
DIEGO DE ASSIS SANTOS CONTROLE DE PROCESSOS INDUSTRIAIS Mestre 5 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR ELETRÔNICA ANALÓGICA 1 Doutor 6 anos
EDUARDO FRANK YONEDA SUZUKI ELETRÔNICA DIGITAL 1 Mestre 9 anos
JOAO AUGUSTO GALI ENGENHARIA E INOVAÇÃO Mestre 10 anos
CIBELI NIERI ENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOS Mestre 12 anos
NORBERTO ARANHA FÍSICA DO MOVIMENTO Doutor 18 anos
BRUNO GUSMAO KANBACH FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 14 anos
HAROLDO ALEIXO DE LIMA JUNIOR GEOMETRIA ANALÍTICA Doutor 12 anos
OSVALDO RIBEIRO MARTINS PARREIRA GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Mestre 11 anos
SANDER GABALDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA Doutor 13 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR INSTRUMENTAÇÃO Doutor 6 anos
ALINE CRISTINE NANUH DA SILVA MECÂNICA DOS SÓLIDOS E RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS Mestre 10 anos
ANDRE PIRES PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: PROJETO Doutor 2 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: A MATÉRIA Doutor 6 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR PROJETO INTEGRADOR: MOVIMENTO ELETRÔNICO Doutor 6 anos
EDUARDO FRANK YONEDA SUZUKI PROJETO INTEGRADOR: MUNDO DIGITAL Mestre 9 anos
HENRI MARCOS ESGALHA CASTELLI PROJETO INTEGRADOR: REDES E COMUNICAÇÕES Mestre 10 anos
EDUARDO FRANK YONEDA SUZUKI QUALIDADE DE ENERGIA ELÉTRICA Mestre 9 anos
ROSSANA CRISTINA ROSSONI FIGUEIRA QUÍMICA GERAL E EXPERIMENTAL Doutor 7 anos
HENRI MARCOS ESGALHA CASTELLI REDES DE COMUNICAÇÕES Mestre 10 anos
ARIANE DINIZ SILVA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS Doutor 15 anos
DIEGO DE ASSIS SANTOS SINAIS E SISTEMAS Mestre 5 anos
DIEGO DE ASSIS SANTOS SINAIS E SISTEMAS Mestre 5 anos
HENRI MARCOS ESGALHA CASTELLI SISTEMAS DE COMUNICAÇÕES Mestre 10 anos
ERNESTO LUIZ RIBEIRO SISTEMAS DE CONTROLE EM ACIONAMENTOS ELÉTRICOS Mestre 11 anos
HENRI MARCOS ESGALHA CASTELLI SISTEMAS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÕES Mestre 10 anos
JOSE LUIZ ANTUNES DE ALMEIDA TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO Doutor 22 anos
RENATO VAZ GARCIA TEORIA ECONÔMICA Mestre 14 anos
OSVALDO RIBEIRO MARTINS PARREIRA TRANSMISSÃO E DISTRIBUIÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Mestre 11 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ENGENHARIA ELÉTRICA Doutor 6 anos
ROBERTO DE SOUZA JUNIOR ESTÁGIO SUPERVISIONADO-ENGENHARIA ELÉTRICA Doutor 6 anos
Pular para o conteúdo