logo uniso
logo uniso
Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia
A partir de:
R$964,30
Duração
10 Semestres
Período
Manhã / Noite

Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia

Engenharias | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral Formar profissionais capazes de planejar, desenvolver e gerir processos biotecnológicos (bioprocessos), incluindo competências para as novas tecnologias e biologia molecular, agindo com respeito ao ambiente.

Objetivos específicos Capacitar os estudantes nas áreas de genética, engenharia genética, fermentação, microbiologia, bioquímica, cultura de células e engenharia para atuar na indústria e na pesquisa; Planejar e gerir análise de bioprocessos em diversos campos de atuação; Trabalhar com organismos vivos e utilizar técnicas biotecnológicas; Compreender e ser capaz de estudar nanomateriais, biomateriais e seus derivados, como biossensores e biomarcadores ambientais, além de biocombistíveis e biorremediação; Conhecer novas perspectivas da produção industrial que envolva bioprocessos;

Campo de atuação Sendo um profissional necessariamente multidisciplinar, capaz de compreender aspectos biológicos no contexto industrial e tecnológico o engenheiro de bioprocessos e biotecnologia poderá atuar em:
- Indústria (química, bioquímica, farmacêutica, alimentícia, agropecuária),
- Laboratório de análises clínicas
- Laboratório de genética
- Laboratório de biomateriais
- Empresas públicas e privadas de pesquisa
- Instituições de ensino



Laboratórios utilizados

Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.


foto laboratório


O Laboratório de Conforto Ambiental tem como objetivos oferecer apoio ao processo de ensino-aprendizagem do curso de Arquitetura e Urbanismo e desenvolver estudos, levantamentos e pesquisas de interesse da comunidade interna e externa. De forma integrada às disciplinas de Conforto Ambiental (térmico, acústico e luminoso) realizam-se atividades práticas como: simulações das condições de insolação e ventilação dos espaços construídos, levantamento de dados térmicos, lumínicos e acústicos de ambientes internos e externos.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 60 m², conta com 4 bancadas de trabalho e 4 bancadas com instalação elétrica adequada (trifásico, motores, geradores, transformadores, variacs, chaves, etc.) para o desenvolvimento de experimentos com máquinas elétricas, tanto em regime de corrente contínua quanto em regime de corrente alternada, além de equipamentos eletrônicos de apoio, multímetros, amperímetros, osciloscópios e wattímetros, para a realização dos experimentos.


foto laboratório


Está equipado com estação total, GPS de navegação, nível laser, nível óptico mecânico, estação meteorológica, clinômetro, entre outros acessórios. É utilizado para as aulas práticas de topografia em diversos cursos da Universidade.


foto laboratório


O Laboratório de Desenho Técnico, Metrologia e Segurança do Trabalho é destinado ao desenvolvimento de aulas práticas sobre metrologia dimensional, conhecimento e manuseio de instrumentos de medição dos cursos da área de Engenharias e dos Cursos Tecnológicos em Gestão e Negócios, podendo ser utilizado pelos demais cursos. O laboratório conta com instrumentos de medição e aferição e área com bancada destinada à análise de materiais das aulas com embasamento teórico. O espaço está disponível a estagiários para desenvolvimento de pesquisas relativas às atividades de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Horas Complementares, e também para a realização de trabalhos externos, na área de Extensão, em parcerias no atendimento às demandas de empresas ou de outras Instituições de Ensino, quando acordado entre as partes.


foto laboratório


Instalado em um espaço de 100 m² com 10 bancadas equipadas com computadores em rede e painel para experiências de circuitos eletroeletrônicos e de instalações elétricas, possui softwares específicos para simulações de circuitos elétricos/eletrônicos. Além disso, conta com kits para eletrônica digital, eletrônica analógica, microcontroladores e sistemas digitais, ensaios para motores elétricos, osciloscópios, multímetros, terrômetro, transformadores e componentes eletroeletrônicos diversos. Fazem parte também do laboratório 4 AGVs (Veículos autoguiados) programáveis para experimentações e projetos.


foto laboratório


Conta com estrutura completa para as aulas práticas das disciplinas de materiais. Os alunos têm contato direto com diversos tipos de materiais, como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos e equipamentos para a preparação de amostras e caracterização de materiais. Possui equipamentos de caracterização mecânica para testes de tração, compressão, cisalhamento e torção para todos os materiais. Conta também com dois durômetros para ensaios de dureza de metais em geral e dois durômetros para o ensaio de materiais plásticos e elastoméricos, permitindo a compreensão de fatores que influenciam diretamente as propriedades desses materiais. O laboratório é equipado com todo o processo de tratamento térmico de aços, possuindo muflas que podem alcançar temperaturas aproximadas a 900 ºC e o processo completo de metalografia. Conta com embutidora, politrizes, lixadeiras, cortadora a frio e microscopia metalográfica, propiciando o estudo completo de microestruturas dessa classe de materiais.


foto laboratório


O LABITON possui quatro subdivisões, um espaço para trabalhos realizados com fungos, um espaço para trabalhos realizados com bactérias, um espaço para análises in vitro com culturas celulares e um espaço para análises genéticas e manipulação de materiais. Como principal atividade, o LABITON sintetiza nanopartículas biogênicas metálicas para aplicação nas áreas agrícola, ambiental e da saúde, e realiza também análises toxicológicas in vitro e de genética toxicológica. É um laboratório de pesquisa que desenvolve atividade em cooperação com grupos da própria Universidade, assim como diferentes empresas e universidades brasileiras e do exterior. Vários projetos desenvolvidos contam com financiamento de agências de fomento brasileiras e estrangeiras.


foto laboratório


O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.


foto laboratório


Conta com dezesseis bancadas redondas que possibilitam, em trabalhos de equipe, que cada estudante observe o que está sendo realizado. Conta com microscópio trinocular com câmera acoplado ao datashow para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de outros equipamentos, como: estereomicroscópio binocular, microscópio óptico binocular, balança analítica e balança semianalítica, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Botânica, Farmacobotânica, Fisiologia Vegetal, Farmacodinâmica, Imunologia, Parasitologia, Patologia Clínica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


O estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com a realização de diversos tipos de experiências, particularmente os ensaios físico-químicos, tendo acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Contempla equipamentos como: Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Friabilômetro, Câmara de Ultravioleta, Agitador de Tubos, Estufa, Durômetro, Refratômetro, Ponto de Fusão, Desintegrador de Comprimidos, entre outros. Neste Laboratório são ministradas aulas práticas dos componentes curriculares como: Bioquímica, Toxicologia, Análise Instrumental, Físico-química, Química e Controle Físico-químico. Este laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


Neste laboratório, as bancadas são desenhadas com características ergonômicas adequadas, contendo um microscópio binocular por bancada, privilegiando o relacionamento mais próximo entre o professor e o estudante. Possui microscópio trinocular com câmera acoplada em um televisor, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de equipamentos como: microcentrífuga para hematócrito, contador de células, centrífuga, espectrofotômetro, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Citologia, Histologia e Embriologia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia, Zoologia Geral, Fisiologia Vegetal, Botânica, entre outras. O laboratório possui equipamentos de segurança.


foto laboratório


O laboratório atende às aulas práticas de componentes curriculares como: Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular, Imunologia, entre outros. Possui torneiras fotoelétricas em cada pia e Bico de Bunsen em cada bancada de estudo, além de equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Nas aulas práticas, o estudante também tem acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis para o seu aprendizado. Este laboratório conta com equipamentos de segurança.


foto laboratório


Nesse laboratório são realizadas as análises físico-químicas e bromatológicas de alimentos de origem animal e vegetal para determinação da composição para fins de rotulagem nutricional e controle de qualidade. O laboratório é totalmente equipado para realização dessas análises, possui dez bancadas redondas que facilitam trabalhos em equipe e, ao mesmo tempo, permitem que os alunos executem procedimentos analíticos para cada tipo de amostra. O laboratório conta com todos os equipamentos necessários para realização dos procedimentos analíticos com segurança.


foto laboratório


Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.


foto laboratório


FALE COM O COORDENADOR

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 964,30 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 964,30 Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade LOTE 1
Inscrições: 15/10 a 27/11/24
Matrículas: Até o dia 29/11/24
1.253,59 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 2
Inscrições: 02/12/24 a 29/01/25
Matrículas: De 30/11/24 a 31/01/25
1.350,02 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 30/11/24 a 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02/12/24 a 29/01/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 3
Inscrições: 03 a 26/02/25
Matrículas: De 01/02 a 28/02/25
1.446,45 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 28/02/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade LOTE 4
Matrículas: De 01/03 a 06/03/25
1.735,74 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas de 01 a 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade com preço cheio 1.928,60 Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2025/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.

*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
ANA LETICIA LOSANO ÁLGEBRA LINEAR Doutor 3 anos
DENICEZAR ANGELO BALDO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Mestre 3 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO BIOLOGIA CELULAR E VEGETAL Doutor 14 anos
RENATA DE LIMA BIOLOGIA MOLECULAR Doutor 27 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 Mestre 23 anos
JOAO AUGUSTO GALI ENGENHARIA E INOVAÇÃO Mestre 10 anos
ANDRE VITOR BONORA ENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOS Mestre 5 anos
SALVADOR MANGINI FILHO FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 15 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO FISIOLOGIA VEGETAL Doutor 14 anos
ROSELI CAMARGO DA SILVA DE PAULA GEOMETRIA ANALÍTICA Mestre 23 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO PROJETO INTEGRADOR: BIOTECNOLOGIA DINÂMICA Doutor 14 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO PROJETO INTEGRADOR: DESAFIOS E DESIGN DAS CÉLULAS DENTRO DE UM BIOPROCESSO Doutor 14 anos
ARIANE DINIZ SILVA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS Doutor 15 anos
RENATO VAZ GARCIA TEORIA ECONÔMICA Mestre 14 anos
EVERTON JONATHAN DE ANDRADE SALANDINI ÁLGEBRA LINEAR Mestre 12 anos
RODOLFO GALATI MACHADO ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO Doutor Menos de um ano
THAIS JARDIM OLIVEIRA BIOLOGIA MOLECULAR Mestre 2 anos
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA PLENS BIORREATORES: PROJETOS E MODELAGEM Doutor 9 anos
VITOR MANUEL CARDOSO FIGUEIREDO BALCAO BIOTECNOLOGIA DE ALIMENTOS Doutor 11 anos
EVERTON JONATHAN DE ANDRADE SALANDINI CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL 2 Mestre 12 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO ENGENHARIA DE BIOSSEPARAÇÃO Doutor 14 anos
JOAO AUGUSTO GALI ENGENHARIA E INOVAÇÃO Mestre 10 anos
MANUELLA NOBREGA DOURADO RIBEIRO ENGENHARIA GENÉTICA E TÉCNICAS MOLECULARES Doutor 8 anos
CIBELI NIERI ENGENHARIA: TECNOLOGIA E DESAFIOS Mestre 12 anos
EDSON HIDEAKI YOSHIDA FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA Doutor Um ano
JESSICA CRISTINA BILIZARIO NOGUEROL ANDRADE FARMACOLOGIA E TOXICOLOGIA Mestre Menos de um ano
ANDRE VITOR BONORA FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 5 anos
FABIO LUIZ DIAS TOZO FÍSICA DO MOVIMENTO Mestre 10 anos
ANDRE MARTINS SENNA FÍSICO-QUIMICA: CINÉTICA QUÍMICA Doutor 6 anos
CARLOS ALBERTO MARTINS FISIOLOGIA VEGETAL Mestre 23 anos
EDGARD ROBLES TARDELLI FUNDAMENTOS DE OPERAÇÕES UNITÁRIAS Doutor 14 anos
HAROLDO ALEIXO DE LIMA JUNIOR GEOMETRIA ANALÍTICA Doutor 12 anos
SANDER GABALDO GERENCIAMENTO DE PROJETOS DE ENGENHARIA Doutor 13 anos
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA PLENS MODELAGEM E SIMULAÇÃO DE BIOPROCESSOS Doutor 9 anos
TATIANE PASQUOTO STIGLIANI MUTAGÊNESE AMBIENTAL Doutor 5 anos
MARCO VINICIUS CHAUD NANOTECNOLOGIA Doutor 17 anos
MARCO VINICIUS CHAUD NANOTECNOLOGIA Doutor 17 anos
MARCO VINICIUS CHAUD NANOTECNOLOGIA Doutor 17 anos
FABIO MARCIO SQUINA PESQUISA, EXTENSÃO E INOVAÇÃO: PROJETO Doutor 7 anos
ROSSANA CRISTINA ROSSONI FIGUEIRA PROCESSOS GERENCIAIS DA QUALIDADE Doutor 7 anos
RENATA DE LIMA PROJETO INTEGRADOR: A BASE DA INDÚSTRIA DE BIOPROCESSO Doutor 27 anos
RENATA DE LIMA PROJETO INTEGRADOR: BIOTECNOLOGIA DINÂMICA Doutor 27 anos
RENATA DE LIMA PROJETO INTEGRADOR: DESAFIOS E DESIGN DAS CÉLULAS DENTRO DE UM BIOPROCESSO Doutor 27 anos
ANA CAROLINA DE OLIVEIRA PLENS PROJETOS DE INDÚSTRIAS BIOTECNOLÓGICAS Doutor 9 anos
ADRIANE DE MEDEIROS FERREIRA QUÍMICA ANALÍTICA: QUALITATIVA E QUANTITATIVA Doutor 10 anos
ARIANE DINIZ SILVA REPRESENTAÇÕES GRÁFICAS Doutor 15 anos
ANDRE CORREA BARROS TEORIA ECONÔMICA Mestre 2 anos
ANDRE MARTINS SENNA TERMODINÂMICA Doutor 6 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO ESTÁGIO SUPERVISIONADO - ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA Doutor 14 anos
BERTHA DEVORA AGURTO BERDEJO DE CASTRO ATIVIDADES COMPLEMENTARES - ENGENHARIA DE BIOPROCESSOS E BIOTECNOLOGIA Doutor 14 anos
Pular para o conteúdo