Apresentação
Objetivos específicos - Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional;
- Proporcionar educação integral para o trabalho multidisciplinar e intersetorial em engenharia e computação;
- Formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de Sorocaba e região;
- Formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade e conhecedores dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, e também prestar serviços especializados à comunidade;
- Incentivar o discente no trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura.
Campo de atuação - O Engenheiro de Computação é um profissional de formação generalista, que atua na informática industrial e de redes industriais, sistemas de informação aplicados à engenharia, sistemas de computação e computação embarcada.
- Especifica, desenvolve, implementa, adapta, industrializa, instala e mantém sistemas computacionais, bem como perfaz a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral.
- Projeta, desenvolve e implementa equipamentos e dispositivos computacionais, periféricos e sistemas que integram hardware e software; produz novas máquinas e equipamentos computacionais; desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Planeja e implementa redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
- Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
- Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
Base LegalInício de Funcionamento: 08/02/2010.
Autorização: Resolução Consu 026/2009, publicada em 25/08/2009.
Reconhecimento: Portaria nº 44/2015, publicada no Diário Oficial da União em 23/01/2015.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021
Laboratórios utilizados
Instalado em um espaço de 100 m², conta com 6 bancadas com computadores e softwares específicos para automação e controle. Também possui 6 bancadas específicas para o desenvolvimento de sistemas pneumáticos e 2 bancadas para o desenvolvimento de sistemas hidráulicos. Uma estação da FESTO Didatic para a simulação real de uma linha de produção industrial, com vários sensores e atuadores, e contendo um Robô Mitsubishi para manipulação de ferramentas, peças e produtos. Possui kits da National Instruments baseados em Labview para experimentos na área de Instrumentação e Controle de Processos.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Possibilita a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, no curso de Matemática. Promove a busca constante de maneiras diferenciadas que viabilizem e facilitem o processo ensino aprendizagem, tais como: utilização de jogos, softwares e figuras geométricas, o que torna este Laboratório fundamental para a formação dos alunos. As atividades desenvolvidas no LEM também privilegiam a elaboração de materiais manipulativos e outros materiais disponibilizados no mercado, o estudo de situações-problema e as respectivas aplicações no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Instalado em um espaço de 100 m² com 10 bancadas equipadas com computadores em rede e painel para experiências de circuitos eletroeletrônicos e de instalações elétricas, possui softwares específicos para simulações de circuitos elétricos/eletrônicos. Além disso, conta com kits para eletrônica digital, eletrônica analógica, microcontroladores e sistemas digitais, ensaios para motores elétricos, osciloscópios, multímetros, terrômetro, transformadores e componentes eletroeletrônicos diversos. Fazem parte também do laboratório 4 AGVs (Veículos autoguiados) programáveis para experimentações e projetos.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.
Acesse o vídeo clicando aqui.
O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.
Acesse o vídeo clicando aqui.
A finalidade deste laboratório é prioritariamente dar suporte às disciplinas laboratoriais de execução de projetos no curso de Design. Envolve atividades de modelagem, prototipagem, confecção de maquetes, cenários e uso de materiais para o desenvolvimento de uma ampla gama de projetos; além de atividades e projetos de extensão desenvolvidas pelo curso. É equipado com serra de fita, serra de bancada, lixadeira de cinta, tico-tico, furadeira, martelos, serrotes, réguas, trenas, esquadros, entre outras ferramentas comuns de marcenaria.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.
FALE COM O COORDENADOR
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 964,30 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital |
Mensalidade de curso matutino | 964,30 | Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade LOTE 1 Inscrições: 15/10 a 27/11/24 Matrículas: Até o dia 29/11/24 | 1.253,59 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 2 Inscrições: 02 a 26/12/24 Matrículas: até 30/12/24 | 1.350,02 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 3 Inscrições: 02 a 29/01/25 Matrículas: até 31/01/25 | 1.446,45 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 4 Inscrições: 03 a 26/02/25 Matrículas: até 06/03/25 | 1.735,74 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade com preço cheio | 1.928,60 | Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/01
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirEnsino por Competências
Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Matriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.
3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.
4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.