Apresentação
Objetivos específicos- Relacionar os campos teórico e prático, constatado que ambos compõe um dualismo indivisível, ou seja, um conteúdo somente teórico é invalidado se não houver qualquer possibilidade de ação prática, assim como, as atividades práticas ficam sem objetivo se não subsidiadas por alguma concepção teórica;
- Extrapolar os limites da mera reprodução, favorecendo a relação do ensino com a pesquisa e extensão;
- Possibilitar aos alunos o aprofundamento dos conhecimentos teórico e práticos nas áreas da Atividade Física e ------ Saúde e Esporte, seja na área escolar e não escolar.
- Integralizar as diferentes áreas do conhecimento, propiciando a experiência inter e multidisciplinar
Campo de atuaçãoA área de atuação na Educação Física está dividida entre o ambiente escolar(licenciatura) e ambiente não escolar(bacharelado). Na situação da licenciatura, o(a) estudante poderá e deverá atuar na condição de ensino, tratando as áreas da atividade física e saúde, esporte e cultura do movimento humano como instrumentos pedagógicos mantendo em vista a promoção do cidadão, autônomo, crítico e participativo.
E em relação ao ambiente não escolar (bacharelado), o(a) estudante poderá e deverá atuar na orientação e supervisão nas áreas de Atividade Física e Saúde, Esporte e Cultura do movimento humano atuando em instituições de administração e prática desportiva, empresas, centros e laboratórios de pesquisa, academias, clubes, associações esportivas e/ou recreativas, hotéis, centros de estética, clínicas, instituições e órgãos de saúde, spas, centros de saúde, hospitais, asilos, circos, centros de treinamento de lutas, centros de treinamento de artes marciais, grêmios desportivos, logradouros públicos, praças, parques, na natureza e outros onde estiverem sendo aplicadas atividades físicas e/ou desportivas.
Base Legal
Autorização (licenciatura): Resolução Consu 034/2009, publicada em 25/08/2009.
Autorização (bacharelado): Resolução Consu nº023/2012, publicada em 28/08/2012.
Reconhecimento (licenciatura): Portaria SERES nº. 122/2013, publicada no Diário Oficial da União, em 18/03/2013.
Reconhecimento (bacharelado): Portaria SERES nº 766/2017, publicada no Diário Oficial da União, em 24/07/2017.
Renovação de Reconhecimento (licenciatura): Portaria SERES nº 1.096/2015, publicada no Diário Oficial da União, em 30/12/2015.
Renovação de Reconhecimento (bacharelado): Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021.
Laboratórios utilizados
A academia conta com estrutura adequada para as aulas práticas de diversos componentes curriculares do curso de Educação Física, sendo também um dos espaços utilizados para realização de uma parte da carga horária de estágio obrigatório. Além de servir como espaço laboratorial de aulas, a Academia funciona para atendimento ao público em geral, com uma mensalidade acessível.
O ambiente possui bancadas de aço inox, tanques para armazenagem de cadáveres e mesa de necropsia, no qual o aluno tem a oportunidade de confrontar as diversas variações anatômicas existentes, além de ter acesso ao sistema de simulação de anatomia – Panasonic 3D Anatomy System, um abrangente recurso interativo no estudo da anatomia humana. Fora do horário de aula, os alunos têm a oportunidade de utilizar o espaço para estudo livre, tendo à disposição atlas, peças sintéticas e orgânicas, e o serviço de monitoria. O espaço conta também com quatro computadores disponíveis aos alunos para o estudo em livros online, artigos e sites de anatomia. Este laboratório possui equipamentos de segurança.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Este laboratório tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos empregados para promover a melhoria da função sensório-motora, possibilitar vivências práticas com dispositivos de tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise do movimento. É equipado com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelho e dispositivos auxiliares, como cadeira de rodas, bengalas, muletas. Conta com serviço de monitoria e atende aos cursos de Dança, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.
Acesse o vídeo clicando aqui.
Nesse espaço são desenvolvidos conteúdos pedagógicos práticos de componentes curriculares como esportes coletivos e individuais, além do desenvolvimento de aulas práticas sobre o movimento humano nas manifestações dos aspectos de maturação e crescimento. O espaço também pode ser utilizado por alunos, docentes e colaboradores em horários alternados, fora dos horários de aulas do curso.
Na quadra de areia são desenvolvidas aulas práticas das modalidades esportivas de implementos, como beach tennis, vôlei e futebol de areia, além do desenvolvimento de conteúdos práticas direcionados ao treinamento físico. O espaço também pode ser utilizado por alunos, docentes e colaboradores em horários alternados, fora dos horários de aulas do curso.
Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento da prática de atividades individuais e coletivas por meio do trabalho corporal e de vivências criativas, como: expressão corporal, dança, música, relaxamento, automassagem, brincadeiras e teatro. Possibilita práticas de diferentes componentes curriculares e atende aos cursos de Artes Visuais, Dança, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Teatro e Terapia Ocupacional.
Acesse o vídeo clicando aqui.
FALE COM O COORDENADOR
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade de curso matutino | 1.019,74 | Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade com Creduniso | 1.019,74 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, dos lotes 1 ao 4 ou a bolsas de estudo. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 1 Inscrições: 15/10 a 27/11/24 Matrículas: Até o dia 29/11/24 | 1.325,66 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 29/11/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 15/10 a 27/11/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 2 Inscrições: 02 a 26/12/24 Matrículas: até 30/12/24 | 1.427,63 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/12/24, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 02 a 26/12/24. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 3 Inscrições: 02 a 29/01/25 Matrículas: até 31/01/25 | 1.529,61 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/01/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 02 a 29/01/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade LOTE 4 Inscrições: 03 a 26/02/25 Matrículas: até 06/03/25 | 1.835,53 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 06/03/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 03 a 26/02/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade com preço cheio | 2.039,48 | Mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/01
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirEnsino por Competências
Modelo curricular adotado pela Uniso baseado em Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Matriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua independência e autonomia no processo formativo.
3. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.