Apresentação
O Curso Superior de Tecnologia em Marketing tem como objetivo geral formar o profissional para atuar na busca de soluções, atendendo aos processos de planejamento, operação e controle de atividades de marketing e às necessidades dos consumidores por meio de estratégias adequadas. Capacitar os discentes em relação à compreensão estratégica do marketing na formatação de ideias inovadoras nas organizações, buscando o desenvolvimento de novos modelos compatíveis com as transformações da sociedade contemporânea;
visando às mudanças de paradigmas enfrentadas pelas organizações, de forma criativa, e aos resultados que atendam às demandas em diversas áreas de negócio, dentro de uma formação humanística e ética.
a) Alinhar os planos operacionais aos planos estratégicos da organização;
b) Capacitar o profissional de Marketing para compreender o contexto da organização e agregar valor aos negócios;
c) Utilizar a tecnologia da informação como ferramenta gerencial;
d) Analisar criticamente e interpretar os cenários no mundo dos negócios, proporcionando vantagem competitiva para a organização frente às forças do mercado;
e) Desenvolver a competência necessária para compreender a segmentação do mercado;
f) Elaborar pesquisas de mercado com o consumidor e o shopper;
g) Compreender a dinâmica das mídias sociais e usá-las em favor da empresa;
h) Realizar consultoria em Marketing offline e online.
O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Marketing estará apto para criar, empreender, analisar, planejar, gerenciar e executar estrategicamente as funções da gestão de marketing, atuando de forma integradora, crítica, reflexiva, criativa e ética;
antecipando e respondendo às mudanças do mercado por meio da atualização de ferramentas e instrumentos apropriados.
Entre outras possibilidades, o profissional tecnólogo em Marketing pode atuar no mercado de trabalho em pequenas, médias e grandes empresas, como:
a) Gerente de Marketing;
b) Colaborador integrante dos quadros funcionais;
c) Empreendedor ou empresário;
d) Consultor de marketing;
e) Coordenador de Eventos;
f) Gerente ou Coordenador de Equipe de Vendas.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com preço cheio | 350,44 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
REQUISITOS
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
AVALIAÇÃO DO MEC
Matriz Curricular
COMPONENTES CURRICULARES | C.H.* |
---|---|
Gestão, Operções e Organizações | |
Princípios da Administração | 80 |
Liderança e Gestão de Pessoas | 80 |
Análise Matemática para Gestores | 80 |
Características da Logística e Operações | 80 |
Análise Estatística para Gestores | 80 |
Fundamentos em Gestão Financeira | 80 |
Empreendedorismo e Projetos | |
Fundamentos da Economia | 80 |
Negociação Empresarial | 80 |
Marketing para Negócios | 80 |
Estratégias em Gestão de Projetos | 80 |
Empreendedorismo | 80 |
Gestão Ambiental | 80 |
Cenários e Estratégias | |
Pesquisa e Comportamento do Shopper e do Consumidor | 80 |
Gestão de Custos e Precificação | 80 |
Oratória e Argumentação | 80 |
Estratégias de Marketing | 80 |
Análise de Cenários e Planejamento Mercadológico | 80 |
Marketing digital e Mídias Digitais | 80 |
Design Thinking | |
Neurociência Aplicada ao Marketing | 80 |
User Experience e User Interface Design (UX/UI) | 80 |
Comunicação Integrada de Marketing | 80 |
Branding e Posicionamento | 80 |
Design Thinking | 80 |
Omnichannel e Inbound Marketing | 80 |
CARGA HORÁRIA TOTAL | |
1920 |
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado
pela Uniso, existente no Projeto Político-Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar,
também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (80 horas-aula), como
'componente curricular optativo'.