AUTOATENDIMENTO

Nucab recebe quadro "Mulheres Negras"
19/11/2019 - 11h45

O Núcleo de Cultura Afro-Brasileira (Nucab), da Universidade de Sorocaba (Uniso), recebeu nesta segunda-feira, dia 18 de novembro, a doação do quadro “Mulheres Negras”, de autoria da pintora sorocabana Teresa Cortez de Barros. A entrega foi feita pelo Assessor Especial da Reitoria e Ouvidor da Uniso, professor Aldo Vannucchi, pela sua esposa, Rosália Cortez Vannucchi (que é irmã da autora do quadro), e pelo filho da pintora, Marcos Cortez de Barros.

A entrega do quadro fez parte das atividades alusivas ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro. Outras ações também são desenvolvidas pela Uniso, como a exposição “Consciência Negra”, entre os dias 12 e 29 de novembro, na Biblioteca “Aluísio de Almeida”, com reproduções das obras de Johann Moritz Rugendas e exposição de livros, teses e dissertações. Também foi realizado no dia 18 o evento “Ações Afirmativas – Consciência Negra”, com palestras, debates e mesas-redondas sobre a temática negra.

Durante o ato de entrega do quadro, o professor Aldo Vannucchi lembrou que a doação marca também os 40 anos do Nucab. O filho da pintora, Marcos Cortez de Barros, destacou que sua mãe sempre teve uma paixão muito grande pela cultura afro-brasileira e, dessa forma, nada mais justo de que um quadro dela esteja no Nucab. Rosália Cortez Vannucchi, por sua vez, destacou que a obra tem um valor sentimental muito grande para a família. “O quadro expressa realmente a coragem, o esforço do ser humano quando nasce negro, de triunfar sobre as mentes pequenas dos que nascem de outra cor”, concluiu.

A coordenadora do Nucab, Ana Maria Souza Mendes, agradeceu o presente e afirmou que a pintura - que mostra mulheres negras conversando – lembra o quanto é importante a convivência entre todas as pessoas, independentemente da etnia. “Não importa onde tenhamos nascido, todos nós podemos conviver e precisamos conviver.” E Ana Maria resumiu a importância de uma obra como essa para o Nucab: “Nós estamos contando, ensinando, aprendendo, que é na conversa, que é na troca, que é no dar e receber, que nós poderemos ser cidade, Estado, País. Poderemos ser humanidade.”

 

 

 

Fotos: Armando Rucci Filho / Assecoms


Quadro doado ao Nucab é da pintora Teresa Cortez de Barros

Ato de entrega ocorreu dentro do evento "Ações Afirmativas"