Medalha cultural é entregue a Reitor
07/11/2019 - 15h20

Uma cerimônia realizada na Catedral Metropolitana de Sorocaba, na noite desta quarta-feira, dia 6 de novembro, foi o ponto alto das comemorações da Semana Aluísio de Almeida, realizada pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico de Sorocaba (IHGGS). O Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, foi um dos homenageados da noite.

O encontro solene do IHGGS foi realizado justamente no dia em que o sacerdote Luiz Castanho de Almeida, também conhecido carinhosamente por Padre Castanho, completaria 115 anos. Com o pseudônimo de Aluísio de Almeida, escreveu mais de 20 livros sobre a história de Sorocaba, se transformando num dos nossos principais historiadores.

A cerimônia realizada na igreja Catedral, após a celebração da Santa Missa, teve a participação de autoridades civis e militares, além de muitos convidados. Entre as várias condecorações entregues pelo Instituto, o Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, foi agraciado com a Medalha Cultural Aluísio de Almeida. Essa medalha foi oficializada pelo Governo do Estado de São Paulo, pelo Decreto n.º 29.031, de 18 de outubro de 1988.

Exposição na biblioteca

Ainda como parte da Semana, foi realizada na manhã desta quinta-feira, dia 7, a abertura oficial da exposição Aluísio de Almeida, na biblioteca da Uniso, que também leva o nome do historiador. Vale lembrar que a Biblioteca “Aluísio de Almeida” é a maior de Sorocaba e neste ano completou 65 anos de existência, 25 deles como Biblioteca Universitária.

Participaram da abertura da exposição o presidente do IHGGS, professor Adilson Cezar, acompanhado da esposa, Maria Dorotéa Senger Cezar, o sobrinho-bisneto do Padre Castanho, Márcio Celso Castanho Barros Haddad, o Reitor da Uniso, professor Rogério Augusto Profeta, o Pró-Reitor de Graduação e Assuntos Estudantis, professor Fernando de Sá Del Fiol, o Pró-Reitor de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação, professor José Martins de Oliveira Júnior, e a bibliotecária-chefe, Vilma Franzoni.

Fotos: Armando Rucci Filho / Assecoms

Rogério Augusto Profeta recebe a medalha Aluísio de Almeida

Medalha Aluísio de Almeida homenageou várias personalidades

Biblioteca da Uniso também fez evento em alusão ao historiador