Grupo Katharsis estreia espetáculo neste fim de semana
09/07/2019 - 10h06

O Grupo Katharsis da Uniso estreia em Sorocaba “Estação Paraíso”, o espetáculo mais recente do grupo e que foi selecionado para participar do Festival Internacional de Teatro, na Bélgica (Festival International des Arts de la Scène), em agosto.
A peça tem 1 hora de duração e será apresentada nos dias 13 e 14 de julho, às 20h, no Salão Vermelho, do câmpus Trujillo da Uniso (Av. General Osório, 35). Os ingressos serão vendidos na porta uma hora antes do espetáculo, a 20 reais (inteira) e 10 reais (estudantes e aposentados). Indicação: 12 anos.
No elenco estão Fabiana Souza e Jonas Martins, com sonoplastia de Flávia Priscila, iluminação e direção de Roberto Gill Camargo. A produção é do Grupo Katharsis, com apoio da Uniso.
A peça “Estação Paraíso” focaliza dois jovens em viagem pela Europa, passando por diversos países e situações, desde o envolvimento em manifestações pela independência da Catalunha, até as mais curiosas experiências nos Alpes, nas vinícolas, nos metrôs, nos museus, trabalhando em lanchonete para se sustentar, dormindo em albergues, pedindo carona, etc.
A narrativa transcorre linearmente, com uma cena conduzindo à outra, num jogo entre dois atores que permanecem em cena o tempo todo, alternando momentos de alegria, curiosidade, medo, aventura, preocupação e jogando sempre com referências ao cinema, à música, à literatura, ao teatro e às artes plásticas.
A direção optou por explorar ao máximo a teatralidade no uso da voz e dos gestos, buscando o sugestionamento através de uma linguagem permeada por diálogo em várias línguas, pantomima, dança e música, com uma iluminação de caráter atmosférico que valoriza a presença dos corpos e das expressões, recorrendo também à narração em off com vozes de aeroporto, sons da cidade, avisos de metrô, noticiário de tv e música. Tudo isso permitindo aos atores vivenciar os percursos da viagem com muita emoção, vigor e cumplicidade.
A peça é falada em várias línguas, como um registro de viajantes tentando se comunicar como podem nos lugares que passam, misturando italiano com espanhol, inglês e francês.

Grupo Katharsis da Uniso
Novo espetáculo: Estação Paraíso
Apresentação: 13 e 14 de julho, às 20h
Local: Uniso - Câmpus Trujillo (Av. General Osório, 35 – Sorocaba)