Ciências Biológicas faz estudo da fauna na Uniso
12/12/2017 - 10h00

Você sabia que a Cidade Universitária possui diversos grupos de quati? A espécie foi identificada no levantamento de fauna que o curso de Ciências Biológicas está fazendo no câmpus. Em fase inicial, já foram registradas 88 espécies de aves, 10 anfíbios, 7 répteis e 7 mamíferos.
Trata-se de um projeto amplo conduzido pelos professores do curso e está vinculado ao Núcleo de Estudos Ambientais da Uniso (NEAS), com a participação atualmente de oito alunos de graduação, que atuam por meio do Programa de Iniciação Científica, em atividades complementares e ação voluntária.
Conforme explica o professor Thiago Simon Marques, um dos responsáveis pelos trabalhos, o intuito é obter maior conhecimento sobre a biodiversidade na Cidade Universitária e orientar futuras decisões sobre o uso e manejo de suas áreas naturais, além de suprir a lacuna de conhecimento a respeito da biota do câmpus que está inserida em uma paisagem agrícola do Estado de São Paulo.
“Os projetos de plantio de mudas nativas que vêm sendo conduzidos pelo NEAS e a revegetação em diversas áreas do câmpus possibilitaram o aumento da complexidade ambiental e consequentemente a ocupação da área por um número maior de espécies”, comenta o professor.
Uma das metodologias utilizadas consiste no registro por câmeras, que funcionam 24 horas e estão distribuídas pelo câmpus, acionadas a um raio de 6 metros. Toda a estrutura adquirida para o projeto, bem como o trabalho que vem sendo desenvolvido, também são aproveitados para as aulas práticas.
A coordenação é do professor Nobel Penteado de Freitas, Coordenador do curso de Ciências Biológicas, com execução do professor Thiago Simon Marques, responsável pelo levantamento de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos, e do professor Heitor Zochio Fischer, responsável pelos invertebrados. (Fotos: Divulgação)

Professores e alunos participam do levantamento

Câmeras registram presença de animais no câmpus