I Encontro de Atualizações em Nutrição Clínica
01/04/2019 - 11h08

Dia 22 de abril, das 19h20 às 22h

Local: Uniso (Cidade Universitária) – Auditório do Bloco F

Objetivo: A Organização Mundial de Saúde aponta a obesidade como um dos maiores problemas de saúde pública no mundo. A projeção para 2025 atingirá mais de 2,3 bilhões de adultos com diagnóstico de sobrepeso, e mais de 700 milhões já obesos. O número de crianças com sobrepeso e obesidade no mundo poderá chegar a 75 milhões, caso não consigamos frear esse aumento. No Brasil, alguns levantamentos apontam que mais de 50% da população está acima do peso, ou seja, na faixa de sobrepeso e obesidade. Entre crianças, estaria em torno de 15%. Devido ao impacto da doença e relevância do tema obesidade, o evento propõe discussões transdisciplinares acerca da abordagem de tratamento hoje tão polêmica, a cirurgia bariátrica, para o paciente de grande obesidade (dados Abeso. http://www.abeso.org.br/atitude-saudavel/mapa-obesidade).

Público-alvo: estudantes do Curso de Nutrição da Uniso, estudantes de outros cursos de saúde da Uniso, alunos de Nutrição externos, nutricionistas e profissionais da área da saúde.

Comissão organizadora: Prof.ª Luciane Lopes Sant’Ana e alunos dos 6º e 5º períodos do curso de Nutrição.

- Período de inscrições: até 19/04.

- Será necessária a realização da inscrição pelo site (por ordem de inscritos), uma vez que liberamos 250 vagas, e a presença com assinatura da lista na entrada do evento, para ter direito ao certificado;

- Para entrada no dia do evento será solicitado 1 kg de alimento não perecível que será doado a uma Instituição Não Governamental (ONG) escolhida pelo curso. (Lista de alimentos: Arroz, macarrão, feijão, açúcar, óleo, farinhas, etc..).

HORÁRIO PALESTRAS/PALESTRANTES
19h20 – 19h30 ABERTURA
19h30 – 20h15 “CIRURGIA BARIÁTRICA: HISTÓRIO, CENÁRIO ATUAL E TÉCNICAS CIRÚRGICAS”
PALESTRANTE: Dr. ROBERTO M. O. AYRES
20h15 – 21h “ESTRATÉGICAS NUTRICIONAIS NO PRÉ, PERI E PÓS-OPERATÓRIO DO PACIENTE OBESO ENCAMINHADO PARA CIRURGIA BARIÁTRICA”
PALESTRANTE: TAÍS CRISTINA PEREIRA DE OLIVEIRA - Nutricionista
21h – 21h45 “ABORDAGENS E PROTOCOLOS UTILIZADOS NO ACOMPANHAMENTO DO PACIENTE OBESO CANDIDATO À CIRURGIA BARIÁTRICA: MUITO ALÉM DO PERFIL FÍSICO.”
PALESTRANTE: LIS MARINA LOPES LAZZARINI - Psicóloga
21h45 – 22h MESA-REDONDA e PERGUNTAS AOS PALESTRANTES