AUTOATENDIMENTO

Ritmos de Pensamento
08/05/2017 - 14h24

Grupo de Estudo: GREeCE – Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar

Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/Uniso)


Linha de pesquisa – Cotidiano Escolar

Professora coordenadora: Alda Regina Tognini Romaguera.




Descrição

O Grupo Ritmos: Estética e Cotidiano Escolar (GREeCE) se insere na linha de pesquisa Cotidiano Escolar (PPGE/Uniso) e foi criado em agosto de 2016.

Pretende reunir conceitos e pesquisas que abordam as dimensões ético-estético-políticas da arte e da cultura, criando combinações que possibilitem ampliar visões de mundos nascentes. Interessa-nos pensar multiplicidades na singularidade numa perspectiva ecologista de educação.

O grupo se desenha como um coletivo que, ao estudar, pesquisa e produz pensamentos e artefatos culturais.



Ritmos de Pensamento: dimensões poéticas da educação na vida cotidiana

Estabelece conexões entre a pesquisa acadêmica e diferentes áreas de cultura, arte e educação, de modo a sintonizá-las num ritmo próprio com várias combinações. Tal ritmo vibra pensamentos em composições literárias, musicais, em combinações da imagem com o teatro, em expressões possíveis do corpo que dança e canta e resinifica subjetividades, criando encontros com artistas, pensadores, críticos, psicanalistas, educadores, configurando parcerias afetivas.

Propõe-se a criar hiatos no pensamento, que passam pela música, pela dança, pelo teatro, por respirações que são trocas intensivas com outros tempos/espaços. Intersecções, rizomas que constituem experiências inspiradoras de processos criativos, educativos e culturais, com registros fotográficos, fílmicos e escritos nos/dos encontros.




Agenda de eventos – 1º semestre 2017

PSICOLOGIA NO COTIDIANO

Endereço: Av. Pres. Kenedy, 316 - Jardim Paulistano, Sorocaba - SP, 18040-550

Telefone: (15) 3327-2014

16 de maio, das 19h às 21h

Corpo: Relações-afetivas no Cotidiano

Luis Serguilha e Claudio Mello Wagner

O Grupo Ritmos de Pensamento (PPGE/Uniso) e o espaço Psicologia no Cotidiano convidam para o encontro entre uma poética contemporânea e a psicanálise reichiana, para pensar as múltiplas relações entre corpos e produção de subjetividades.


(Fonte: Ritmos de Pensamento 2016)



SESC SOROCABA

Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, Sorocaba - SP, 18030-160

17 de maio, das 19h30 às 21h30

Ritmos de pensamento: poéticas com as ecologias infernais e ruidosas

Luis Serguilha e Rodrigo Barchi

O Grupo Ritmos de Pensamento (PPGE/Uniso) e o Sesc Sorocaba convidam a todos a participarem de uma poética da provocação inter/trans/infra que se nutre da atmosfera do terceiro milênio, ritmando outras durações fluidas, que escapam e nos contaminam.

Conexão dançante ENTRE páginas ao vento do poeta Serguilha e sua caudalosa sede de despertar o jorro de outros movimentos que insistem acordar o vício silenciado do entendimento, com o ruidoso mundo de Rodrigo, prenhe de uma cisma ecológica que brota dos ecos de guitarras ensurdecedoras e de outras ecologias inventivas. Surfar a gigantesca onda dos conceitos de poder para acender mundos nascentes que queremos ritmar em bando, ou em brado.

Um brinde de sentidos inesperados neste momento em que vivemos talvez surdamente, ou sem poder ouvir a musicalidade da poiesis.


(Fonte: Arte Marta Catunda)



POCINHOS DO RIO VERDE, MG

20 de maio, às 7h

Residência Artística - Travessia de Pedra

Realização: Aliança em Prol da Área de Proteção Ambiental da Pedra Branca, Coletivo Fabulografias (Unicamp), Núcleo de Leitura da ALB, Orssarara Ateliê, Grupo multiTÃO do Labjor-Unicamp (projeto “Fractosferas: respiros por entre nuvens, árvores e pedras”), Ritmos de Pensamentos (Uniso), Perspectivas Ecologistas em Educação (Uniso), Grupo de Estudos Humor Aquoso (Unicamp) e disciplina Arte, ciência e tecnologia – Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo e Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp).

Convidados: Marli Wunder, Sebastian Wiedemann, Rubens Matuck, Bené Fonteles, João Arruda, Nádia Campos, pesquisadores do Instituto de Geociências e da Física, Comunidade Xucuru-Kariri de Caldas.

Apoio: Revista ClimaCom e Sub-rede Divulgação Científica, da Rede Brasileira de Pesquisas sobre Mudanças Climáticas Globais (Rede Clima), Sítio Rosa dos Ventos.

Projetos: INCT Mudanças Climáticas - "Comunicação, divulgação do conhecimento e educação para sustentabilidade" (FAPESP: 2014/50848-9) e “Mudanças climáticas em experimentações interativas: comunicação e Cultura Científica” (CNPq 458257/2013-3), e projetos da Rede Clima do CNPq Processo 550022/2014-7, 458257/2013-3 e FINEP Processo 01.13.0353.00. Oficinas de Experimentações com palavras e imagens (Núcleo de Leitura da ALB).

Mobilizar encontros de criação coletiva para afinarmos o corpo, para receber a poesia do mundo. Poesia suspensa nos minutos e milênios provisoriamente. Como receber a poesia das pedras, dos ventos, das árvores, das nuvens, dos rios? Propomo-nos a caminhar juntos até a Pedra Branca, pico localizado em Pocinhos do Rio Verde (Caldas - Minas Gerais), em uma travessia para nos nutrirmos das imagens e sons que vertem de lá. Uma homenagem, uma saudação, um abraço, uma oferenda a este lugar atualmente ameaçado pela mineração predatória. Subiremos o pico com artistas visuais, músicos, pesquisadores e pensadores que nos convidarão a experimentações por entre artes, ciências e filosofia. Nos meses seguintes acontecerão na cidade de Caldas e em Campinas (Labjor - Unicamp), oficinas de criação com vídeos, fotografias e poemas a partir das colheitas do caminho. Deseja-se realizar uma exposição coletiva com estas produções e expandir esta força-pedra em nós e no mundo como um movimento, ao mesmo tempo, artístico e político.


(Fonte: Poéticas da pedra - uma homenagem à Pedra Branca - Oficina de criação Poética e Fotográfica na Rosa Dos Ventos - Carnaval de 2017 (Pocinhos do Rio Verde, Caldas, MG)



IGUATEMI BUSINESS (SOROCABA)

Endereço: Avenida Gisele Costantino, 1.850, Votorantim – SP.

22 de maio, às 18h30

“Ocataperaterreiro: Conversas para adiar o fim do mundo”

Bené Fonteles

O grupo Ritmos de Pensamento, o espaço Iguatemi Business e Fibratex Indumaq Fibras Texteis Máquinas Ltda, convidam a todos para ouvir o artivista Bené Fonteles, que falará sobre seu último trabalho, construído em 2016 na 32ª Bienal de Arte de São Paulo: Incerteza Viva.


(Fonte: Documento Incerteza Viva 32º Bienal de São Paulo.)



QUILOMBO CAFUNDÓ - SALTO DE PIRAPORA

Salto de Pirapora - SP

23 de maio, às 14 horas

Bené Fonteles

“Ocataperaterreiro: Conversas para adiar o fim do mundo”

O grupo Ritmos de Pensamento e a Secretaria de Cultura Esportes e Turismo de Salto de Pirapora-SP convidam professores de artes do município e moradores do Quilombo Cafundó a participarem de uma roda de conversa com o artista Bené Fonteles.


(Fonte: Documento Incerteza Viva 32º Bienal de São Paulo.)



SESC SOROCABA

Endereço: R. Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade, Sorocaba - SP, 18030-160

Telefone: (15) 3332-9933

24 de maio, das 19h30 às 21h30

Movimentos de pensar: dimensão estética, ecológica e política da vida cotidiana Marcos Reigota, Leandro Belinaso Guimarães e Bené Fonteles

O Grupo Ritmos de Pensamento (PPGE/Uniso) e o Sesc Sorocaba convidam a todos a participar pelas perspectivas ecologistas, da diversidade de experiências na arte, na cultura e na educação, criando combinações que possibilitem ampliar subjetividades.

As narrativas ficcionais de Reigota se irmanam às ecologias inventivas de Lê Belinaso e fazem composição com o artivismo de Bené Fonteles. Brotam deste encontro forças afectivas que se proliferam rizomas e se entrançam em redes de produção de subjetividades outras.


(Fonte: Arte Marta Catunda)



SESC SANTOS

Endereço: R. Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida, Santos - SP, 11040-900

Telefone: (13) 3278-9800

Cinema e Ambiente - Ritmos de pensamento

Palestras e bate-papos sobre os movimentos ecologistas e as políticas da escrita e das artes (organização de Alda Romaguera)

O Grupo Ritmos de Pensamento (PPGE/Uniso) e o Sesc Santos convidam a todos a participarem da programação abaixo.


1º a 04 de junho

1º - quinta-feira - 19h: Movimentos de pensar - com Marcos Reigota, que comenta o filme Sonhos de Akira Kurosawa

02 - sexta-feira - 19h: Movimentos de pensar - com Rubens Matuck, que fala sobre Kurosawa e o ambiente representado na sua obra em aquarela (inclusive o barco da AC Sesc Santos)

03 - sábado - 16h: Políticas da escrita - com Ana Godoy, que comenta seu livro “A menor das ecologias”

04 - domingo - 16h: Dimensões poéticas da educação na vida cotidiana - Alda Romaguera.


Tais eventos (SESC Santos) se inserem no projeto “Cinema e Ambiente - Artes visuais e escritas sobre mudanças climáticas e degradação ambiental”, organizado por Solange Alboredo.

O projeto Cinema e Ambiente é constituído por atividades de educação não formal, facilitadoras da democratização de saberes artísticos, estéticos e culturais, específicos relativos às mudanças climáticas e à degradação ambiental, inspiradoras de atitudes participativas. Atividades sobre o fazer cinematográfico ficcional e documental que envolvem a participação de formadores de opinião sobre cinema, escritores, produtores, diretores, oficineiros e público geral.


(Fonte: Arte Marta Catunda)