AUTOATENDIMENTO


Laboratórios

Apoio 1 / Térreo e 1º Pavimento




Térreo


Laboratório de Informática – salas 001 a 009/101 a 109

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados.




Laboratório de Jogos Digitais (AP1 - 09)

Possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.




Apoio 2 / Térreo




Térreo


Laboratório de Pesquisa em Neurofarmacologia e Multidisciplinar (LAPENM) AP2 - 001

No laboratório são realizadas atividades de investigação, caracterização e estudos de atividades biológicas, farmacológicas e toxicológicas de substâncias orgânicas naturais, semissintéticas e sintéticas. O espaço geralmente é utilizado por alunos dos cursos de Farmácia, Medicina Veterinária, Ciências Biológicas, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, e pelo Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. O laboratório é provido com equipamentos de segurança.



Laboratório de Biofilmes e Bacteriófagos da Uniso (Phagelab)

Neste laboratório realiza-se pesquisa científica com bacteriófagos (vírus que infectam e matam única e exclusivamente bactérias), com o objetivo de desenvolver sistemas de biodetecção bacteriana e sistemas antimicrobianos inovadores, visando o tratamento de infecções bacterianas causadas por cepas resistentes aos antibióticos químicos convencionais, a partir de líquidos iônicos como facilitadores da permeação e hidrogéis poliméricos biohíbridos.



Laboratório Semi-Industrial Farmacêutico (LIF)

Utilizado para pesquisa e ensino de Graduação e Pós-Graduação, possui equipamentos são destinados à produção de formas farmacêuticas sólidas, especialmente comprimidos, líquidas e semissólidas. As diferentes abordagens em ensino e pesquisas vão desde avaliação das operações unitárias até transposição de escala, incluindo as variáveis de cada processo, como temperatura e reologia de sólidos e líquidos.



Laboratório de Biociências

Conta com 16 bancadas redondas que possibilitam, em trabalhos de equipe, que cada estudante observe o que está sendo realizado. Conta com microscópio trinocular com câmera acoplado ao datashow, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de outros equipamentos como estereomicroscópio binocular, microscópio óptico binocular, balança Analítica e balança Semi Analítica. No local, são ministradas aulas práticas de Botânica, Farmacobotânica, Fisiologia Vegetal, Farmacodinâmica, Imunologia, Parasitologia, Patologia Clínica e Modelagem de Comportamento. É utilizado pelos cursos de Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e de Biotecnologia, e Psicologia; e também pelo Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. O laboratório é provido de equipamentos de segurança.



Laboratório de Anatomia Humana

Contém mesas anatômicas de aço inox, tanques para armazenagem de cadáveres e mesa de necropsia e software ADAM Interactive Anatomy-CDRom e ADAM Pratice and Pratical Anatomy. Utilizado nas aulas de Anatomia Humana, Anatomia do Movimento, Anatomia Fisiológica, Neurofisiologia do Comportamento e Neuroanatomia, pelos cursos de Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia, Dança, e Estética e Cosmética. Fora do horário de aula, os alunos podem utilizá-lo para estudo livre, com acesso a atlas, peças sintéticas e orgânicas, e serviço de monitoria. Possui também computadores para acesso a publicações e acervos de anatomia. O laboratório é provido de equipamentos de segurança.



Laboratório de Atividades Plásticas e Recursos Tecnológicos e Terapêuticos

Este laboratório objetiva promover a exploração criativa do potencial terapêutico, com possibilidades do exercício para a reconstrução do cotidiano, das linguagens simbólicas, das relações interpessoais e grupais. Possui mesas próprias para atividades de desenho e pintura, bancada de marcenaria, forno de cerâmica e equipamentos para confecção de artesanato, órteses e adaptações. Possibilita práticas de diferentes componentes curriculares e atende os cursos de Artes Visuais, Design, Enfermagem, Fisioterapia, Teatro e Terapia Ocupacional.



Laboratório de Atividades Expressivas e Recursos Terapêuticos

Este laboratório é utilizado para o desenvolvimento da prática de atividades individuais e coletivas por meio do trabalho corporal e de vivências criativas, como expressão corporal, dança, música, relaxamento, automassagem, brincadeiras e teatro. Possibilita práticas de diferentes componentes curriculares e atende os cursos de Artes Visuais, Dança, Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Psicologia, Teatro e Terapia Ocupacional.



Laboratório de Cinesiologia e Cinesioterapia

Este laboratório tem como finalidade proporcionar ao aluno o conhecimento dos princípios do movimento humano e dos exercícios terapêuticos empregados para promover a melhoria da função sensório-motora, e possibilitar vivências práticas com dispositivos de tecnologia assistiva, órteses e adaptações, além da análise do movimento. É equipado com macas, tablado, espaldar, roldanas, espelho e dispositivos auxiliares, como cadeira de rodas, bengalas, muletas. Conta com serviço de monitoria e atende os cursos de Dança, Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional.



Apoio 2 / 1º Pavimento


Laboratório de Controle Físico Químico AP2 - 101

Este laboratório permite a realização de diversos tipos de experiências, particularmente os ensaios fisico-químicos. O estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis, e geralmente um equipamento por grupo, como Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora e Peagômetro. Cada bancada possui bico de Bunsen, o que reduz a circulação no Laboratório e otimiza o tempo de desenvolvimento do experimento. Possui equipamentos como Espectrofotômetro, Balanças Analíticas e Semi-analítica, Friabilômetro, Câmara de Ultravioleta, Agitador de Tubos, Estufa, Durômetro, Refratômetro, Ponto de Fusão, Desintegrador,de Comprimidos, entre outros. Utilizado para aulas práticas de Bioquímica, Toxicologia, Análise Instrumental, Físico-química, Química e Controle Físico-químico. Atende, em geral, os cursos de Farmácia, Biomedicina, Ciências Biológicas, Medicina Veterinária, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, além do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. O laboratório é provido com equipamentos de segurança.


Laboratório de Análise Química AP2 - 102

Neste laboratório o estudante terá a oportunidade de trabalhar em pequenos grupos nas aulas práticas, com acesso a todo tipo de vidraria de laboratório e consumíveis e, geralmente, um equipamento por grupo, como Chapa Aquecedora com Agitação, Manta Aquecedora, Peagômetro, entre outros, e em cada bancada possui Bico de Bunsen, implicando numa redução da circulação no laboratório e otimizando o tempo para desenvolvimento do experimento. Poderá utilizar o Laboratório para aulas práticas o componente curricular que envolva a área química (Química Geral e Experimental, Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, Química Orgânica, Química Inorgânica, Química Farmacêutica etc.) ou farmacêutica (Tecnologia Farmacêutica, Farmacotécnica, Farmacognosia, Cosmetologia etc.). O espaço atende os cursos de Farmácia, Biomedicina, Ciência Biológicas, Estética e Cosmética, Engenharia Química, Engenharia Ambiental, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Elétrica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Engenharia de Materiais, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Produção, Engenharia Agronômica, Química Industrial e Licenciatura em Química; e ainda ao Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. O laboratório é provido com equipamentos de segurança.



Laboratório de Microscopia

Conta com microscópios ópticos de marca consagrada, microscópio trinocular com câmera acoplado em um televisor, para facilitar a visualização e entendimento pelo aluno do material em estudo, além de equipamentos como microcentrífuga para hematócrito, contador de células, centrífuga, espectrofotômetro, entre outros. No local, são ministradas aulas práticas de Citologia, Histologia e Embriologia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia, Zoologia Geral, Fisiologia Vegetal, Botânica, entre outras, dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Terapia Ocupacional, Odontologia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária, Engenharia Química e Engenharia de Alimentos. Também é utilizado pelo Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. O laboratório é provido de equipamentos de segurança.



Laboratório de Controle Biológico

Possui torneiras fotoelétricas, com saída de gás acoplado em Bico de Bunsen em cada bancada. Contempla equipamentos como elisa, contador de colônias, centrífuga, PCR e eletroforese, entre outros equipamentos. Atende às aulas práticas de Microbiologia, Cultivo de Células, Controle Biológico da Qualidade, Esterilização, Descontaminação e Sanitização, Enzimologia e Tecnologia da Fermentação, Biologia Molecular e Imunologia, dos cursos de Farmácia, Biomedicina, Educação Física, Nutrição, Fisioterapia, Enfermagem, Odontologia, Ciências Biológicas, Estética e Cosmética, Medicina Veterinária, Engenharia Agronômica, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, além do Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas e Mestrado em Processos Tecnológicos e Ambientais. O laboratório é provido de equipamentos de segurança.


Apoio 3 / Térreo




Térreo


Laboratório de Confeitaria e Panificação

Possui alto padrão de tecnologia e instrumental didático, com salas de aulas integradas, visando à preparação de profissionais da Gastronomia, Engenharia de Alimentos e Nutrição. Conta com refrigeradores, pias, forno de lastro, masseira industrial, cilindro de massas e forno combinado Rational, dentre outros equipamentos. A área de demonstração possui bancada de cozinha e espelho superior, pelo qual os alunos acompanham as técnicas e procedimentos. Oferece ao estudante condições para exercitar e dominar as técnicas e práticas.



Laboratório de Análise de Alimentos

Possui dez bancadas redondas que possibilitam, em trabalhos de equipe, que cada estudante observe o que está sendo realizado. Conta com equipamentos como mufla para determinação de cinzas, estufas, banho-maria, digestor e destilador de nitrogênio para determinação de proteínas, extrator de gorduras, centrífuga para butirômetros, capelas de exaustão, pHmetros, colorímetro e refratômetro. Laboratório equipado para a realização de análises bromatológicas e físico-químicas de alimentos de origem animal e vegetal, para as aulas de Análise de Alimentos, Tecnologia de Laticínios, Tecnologia de Carnes, Tecnologia de Cereais e Panificação e experimentos realizados nos componentes de Química de Alimentos, Bioquímica de Alimentos e Análise Instrumental de Alimentos. Utilizado pelos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Gastronomia, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica e cursos de Pós-Graduação em Alimentos, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. O laboratório é provido de equipamentos de segurança.



Laboratório de Avaliação e Vigilância Nutricional

Área destinada ao desenvolvimento do componente curricular Avaliação e Vigilância Nutricional, provida de equipamentos atuais e específicos, como balanças, estadiômetros, adipômetros e bioimpedância elétrica, permitindo a simulação de atendimento ao paciente para realização de avaliação nutricional, inclusive do paciente acamado. Dispõe, também, de material ilustrativo e complementar para desenvolvimento de atividades do componente curricular Educação Nutricional.



Laboratório de Cozinha (Cozinha Pedagógica)

Possui layout para a manipulação e produção correta de alimentos, formando um conjunto de setores e equipamentos específicos com um fluxo racional de produção para as práticas dos alunos. Conta com mesas de apoio, fogões móveis com uma mesa de apoio para cada unidade, charbroiler, forno combinado Rational, armários de inox, gaveteiro de apoio e máquina de embalar a vácuo. Área de apoio equipada com cuba, mesas, lixeira e esguicho na área de pré-lavagem, tanques para higienização, máquina de lavar Hobart e armário para produtos de limpeza.



Laboratório de Demonstração de Restaurante/Bar

A sala de aula está integrada com layout de um american bar, sendo destinada para as aulas práticas de enologia e drinks, entre outras práticas de bar. Possui um ambiente para serviços de salão para 40 pessoas, com 20 mesas desmontáveis, três mesas redondas e duas mesas retangulares.



Prédio da Biblioteca / 1º Pavimento




Térreo


Laboratório de Física

Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Conta com infraestrutura necessária para aulas práticas. No Laboratório, é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando-se materiais de baixo custo, bem como experimentos mais elaborados.



Laboratório de Fenômemos de Transportes (Fenotrans) e Operações Unitárias

Operações Unitárias

O Laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc.), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc.


Fenômenos de Transporte

Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.



Ateliê de Maquetes

Espaço de atividades complementares do curso de Arquitetura e Urbanismo, oferece suporte material e espacial para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, além de servir como ponto de encontro para discussões de trabalhos em grupo, atendimento personalizado ao aluno, entre outras atividades. Visa ao desenvolvimento do processo criativo do aluno, por meio da manipulação de modelos tridimensionais: maquetes, protótipos e modelos em escala reduzida. Conta com monitores e professores capacitados, materiais e bancadas de trabalho, estoque de materiais, computadores e acervo didático para consulta.



LID - Laboratório de Inovação e Design

Espaço que visa além de ser um ambiente voltado às aulas, palestras e pequenas reuniões, ser também, um espaço fomentador de ideias, uma incubadora de projetos relacionados a Design e Empreendedorismo. Construído a partir de parcerias com empresas da região, o Laboratório proporciona um contato mais íntimo entre o aluno e o universo que circunda o design.



1º Pavimento


Laboratório de Informática

Laboratório de informática localizado na Biblioteca “Aluísio de Almeida”, equipado com 30 computadores, para uso livre. Todos os alunos que frequentam a biblioteca podem utilizá-los.

Bloco A / Térreo e 1º Pavimento




Térreo


Clínica de Psicologia - Serviço-Escola

Atende à comunidade e proporciona o aprendizado prático do aluno, preparando-o para o mercado de trabalho e contribuindo para sua formação como psicólogo. São realizados atendimentos psicológicos a toda a comunidade (adulto, adolescente e infantil), além de estudos e treinamentos para os alunos.

A Clínica também oferece o serviço de Plantão Psicológico. Todos os atendimentos são realizados por alunos-estagiários do último ano do curso e supervisionados por professores/supervisores (Psicólogos).



Laboratório Integrado de Movimento Humano

Recebe alunos de todos os períodos de Fisioterapia para o desenvolvimento dos diversos componentes curriculares teórico-práticos. O Laboratório se destina às atividades acadêmicas de pesquisa e extensão realizadas pelos cursos da área de saúde, principalmente pela Fisioterapia. Foi projetado para melhor atender os alunos, oferecendo condições de vivenciar um ambiente de trabalho muito próximo ao encontrado no mercado profissional.




1º Pavimento


Laboratório de Educação Matemática

Laboratório de Educação Matemática – LEM possibilita a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, no curso de Matemática da Uniso. A busca constante de maneiras diferenciadas que viabilizem e facilitem o processo ensino-aprendizagem de Matemática, tais como: utilização de jogos, softwares e figuras geométricas, torna este Laboratório fundamental para a formação dos nossos alunos e, também, para o treinamento dos professores de Matemática da nossa região.


Agência Experimental de Publicidade e Propaganda

Tem como finalidade proporcionar aos alunos o exercício de práticas profissionais. Com objetivo exclusivamente acadêmico, a sua proposta é contribuir para que a formação dos alunos seja completa, com a junção teoria e prática, em atendimento ao que estabelece o Plano Político Pedagógico do curso de Publicidade e Propaganda.

Um espaço criado com intuito de facilitar a interação acadêmica entre os alunos do Curso, possibilitando a divulgação de eventos segmentados, trabalhos publicados e oportunidades no mercado de trabalho em Sorocaba e região.



Bloco B / Térreo / 1º e 2º Pavimento




Térreo


Laboratório de Comunicação

Espaço destinado às atividades práticas dos cursos de Comunicação: Jornalismo, Publicidade e Propaganda e Relações Públicas, e está estruturado da seguinte maneira:

Estúdio de Televisão: Possui equipamentos no formato broadcasting Full HD. Ilhas de edição que utilizam os software AVID e Premier;



Estúdio de Rádio: Equipado com mesa de som Yamaha Digital com 24 canais e Mesa do ar da BBTECH com 12 canais, além dos sotwares Vegas e Sound Forge;



Estúdio de Foto: Composto de um parque completo de iluminação da marca ATEK, fundos infinitos de cores variadas, tripés e câmera Canon 5D MARK II Full Frame.



Laboratório Apple (LABMAC)

Com 25 máquinas Mac, é utilizado, principalmente, nos componentes curriculares Ilustração Digital, Estética no Design, Artes gráficas no design, Oficina da imagem, Mercado Digital, Design Editorial e Design Gráfico: impresso. O Laboratório é equipado com máquinas Mac Mini da Apple e pacote Adobe completo, e busca oferecer uma realidade mais próxima do que o aluno encontrará em agências e escritórios de Design, onde a produção e desenvolvimento de projetos se dará através de maquinário semelhante ou equivalente.



1º Pavimento


Agência Experimental de Jornalismo e Relações Públicas (sala 107)

Conta com 12 computadores, sistema Windows, pacote Adobe, uma impressora, uma câmera de vídeo, uma câmara fotográfica, um televisor 32” LED, um datashow e uma tela de projeção. O espaço contempla a produção extraclasse dos estudantes do cursos de Jornalismo e Relações Públicas em atividades complementares e estágio.




2º Pavimento


Sala de Aprendizagem Ativa

Esta sala de aula é um protótipo de um novo modelo que está sendo implantado na Universidade. Seguindo as tendências em relação aos novos métodos de aprendizagem, a sala busca proporcionar um ambiente menos formal e mais convidativo ao universitário, reconfigurando os antigos padrões a fim de proporcionar uma maior interação entre professor e aluno, gerando uma experiência mais prazerosa na construção do saber.



Bloco C / Térreo e 4º Pavimento




Térreo


Laboratório de Estética (Centro de Estética Capilar)

São desenvolvidas todas as práticas capilares do curso de Estética e Cosmética: Corte, tratamento, penteados, colorimetria e transformação capilar. O local possui materiais e produtos, instrumental didático e equipamentos nas diversas modalidades do campo da estética capilar. O curso mantem parcerias com as principais empresas fornecedoras de produtos capilares do mercado para as práticas de estéticas capilares. No local também são realizadas práticas de maquiagem, design de sobrancelhas e micropigmentação.



Laboratório de Protótipos

Com 65,57 m², o Laboratório é utilizado no desenvolvimento de mobiliário, produtos, maquetes de pequeno porte e outros projetos referentes ao curso de Design. Está equipado principalmente com maquinário para a confecção de peças em madeira, onde o aluno poderá colocar em prática todos os conceitos desenvolvidos em sala de aula. O espaço visa capacitar o aluno por meio da experimentação e da prática, possibilitando que ele acompanhe um projeto desde sua elaboração até sua execução.



Oficina de Serigrafia

Com 19,81 m², o Laboratório é utilizado por componentes curriculares que realizam atividades de estampas variadas em diversos suportes. Local para desenvolvimento de habilidades referentes aos processos de produção gráfica, em que são apresentados aos alunos processos de impressão presentes no mercado, para que conheçam um projeto, desde sua elaboração na prancheta ou computador, até sua execução em material físico.

Bloco D / Térreo / 2º e 4º Pavimento




Térreo


Laboratório de Estética (Centro de Estética Facial e Corporal)

Utilizado para atividades práticas do curso de Estética e Cosmética. Dispõe de 16 macas para as práticas corporais e faciais, com equipamentos de suporte, além de produtos dermocosméticos para os diversos procedimentos e tratamentos estéticos faciais, como limpeza de pele, tratamento facial e rejuvenescimento. Possibilita a realização de tratamentos corporais, como massagens relaxantes e modeladoras, com pedras quentes, drenagem linfática, terapias alternativas, tratamentos de lipodistrofia e estrias, dentre outros.



Laboratório de Materiais de Construção Civil e Canteiro de Obras (atrás do Bloco D)

Atende a alunos de graduação de Engenharia Civil para as aulas práticas de materiais de construção civil e desenvolvimento de trabalhos de conclusão de curso. O Laboratório também é utilizado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, entre outros cursos de graduação, e alunos de mestrado, bem como para o desenvolvimento de projetos de Iniciação Científica e por egressos. Realiza ensaios laboratoriais de resistência mecânica à compressão axial do concreto para obras internas da Universidade.



2º Pavimento


Laboratório de Práticas Clínicas

Espaço de simulação das ações de Enfermagem e Fisioterapia, com o objetivo de proporcionar aos estudantes o primeiro contato com o ambiente de cuidado, na atenção básica ou na área hospitalar. No local, há simulação de técnicas básicas, manuseio de equipamentos e problematização sobre cuidados e intervenções, como ações de reanimação cardiorrespiratória, aplicação de injetáveis, técnicas de passagem de sondas nasoenteral e Folley, banho no leito, verificação de sinais vitais, curativos e exercícios de postura corporal, além de simulação de parto normal, recepção do recém-nascido e de exames ginecológicos.



4º Pavimento


Laboratório de Ciências Sociais Aplicadas

Vinculado aos cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas, visa oferecer apoio ao processo de integração do ensino-aprendizagem, contribuir para a oferta de cursos extracurriculares, constituir um banco de dados e desenvolver estudos e pesquisas para o desenvolvimento de Sorocaba e região, além de prestar auxílio técnico-científico à Assessoria de Planejamento da Uniso. Desenvolve a Pesquisa da Cesta Básica Sorocabana, os Boletins de Emprego Formal e Comércio Exterior, além de estudos técnicos, pesquisas de iniciação científica, cursos, eventos e palestras.


Confira aqui as pesquisa realizadas pelos cursos


Bloco E / Térreo




Térreo


Laboratório de Moda

O Laboratório de Moda é utilizado para atividades práticas do curso de Moda. Possui máquinas de costura profissionais, mesas para desenho e modelagem, mesas e ferros de passar roupas, além de projetor e armários para materiais.



Laboratório de Desenho Técnico A e B

Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.



Laboratório de Conforto Ambiental Habitat

É um espaço dedicado ao desenvolvimento didático, experimental e científico, onde são ministradas aulas específicas, como Conforto Ambiental I, II e III, que fazem parte do currículo de alguns cursos. As atividades estão relacionadas ao senso de Conforto Humano e sua relação com a sustentabilidade, voltadas à compreensão, criação e divulgação de conteúdos acadêmicos.


Laboratório de Máquinas Elétricas

O Laboratório de Máquinas Elétricas, de 60 m², conta com bancadas de trabalho e bancadas didáticas para o desenvolvimento de experimentos com máquinas elétricas, tanto em regime de corrente contínua quanto corrente alternada (motores, geradores, transformadores etc.), além de equipamentos eletrônicos de apoio para a realização dos experimentos.



Laboratório de Topografia

O Laboratório de Topografia atende basicamente aos cursos de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agronômica e Engenharia Ambiental. Está equipado com estação total, GPS de navegação, nível laser, nível óptico mecânico, estação meteorológica, clinômetro, entre outros acessórios.



Laboratório de Automação

O Laboratório de Automação, de 100 m², situado no Bloco E, conta com bancadas e computadores contendo softwares específicos para automação e controle, bancadas específicas para o desenvolvimento de sistemas hidráulicos e pneumáticos, além de uma estação da FESTO Didatic para a simulação real de uma linha de produção industrial contendo um braço robótico.



Laboratório de Engenharia de Materiais

Conta com estrutura completa para as aulas práticas das disciplinas de materiais. Os alunos têm contato direto com diversos tipos de materiais, como metais, cerâmicas, polímeros e compósitos e equipamentos para a preparação de amostras e caracterização de materiais.

Possui equipamentos de caracterização mecânica para testes de tração, compressão, cisalhamento e torção para todos os materiais. Conta também com dois durômetros para ensaios de dureza de metais em geral e dois durômetros para o ensaio de materiais plásticos e elastoméricos, permitindo a compreensão de fatores que influenciam diretamente as propriedades desses materiais.

O laboratório é equipado com todo o processo de tratamento térmico de aços, possuindo muflas que podem alcançar temperaturas aproximadas a 900 ºC e o processo completo de metalografia. Conta com embutidora, politrizes, lixadeiras, cortadora a frio e microscopia metalográfica, propiciando o estudo completo de microestruturas dessa classe de materiais.



Laboratório de Eletricidade

O Laboratório de Eletricidade, de 100 m², situado no Bloco E, está equipado com 10 bancadas, computadores, softwares específicos para simulações de circuitos elétricos/eletrônicos e instrumentos/equipamentos eletrônicos, que permitem a realização de experimentos nas áreas de eletricidade, eletrônica analógica e digital, instalações elétricas, ensaios com motores elétricos, transformadores etc.



Laboratório de Metrologia

Destinado ao desenvolvimento de aulas práticas sobre metrologia dimensional aos cursos da área de Engenharias e dos Cursos Tecnológicos em Gestão e Negócios, mas pode ser utilizado pelos demais cursos. O laboratório conta com bancadas e área destinada à análise de materiais das aulas com embasamento teórico.

O espaço está disponível para estagiários no desenvolvimento de pesquisas relativas às atividades de Iniciação Científica, Trabalhos de Conclusão de Curso e Horas Complementares, e também para a realização de trabalhos externos, na área de Extensão, em parcerias no atendimento às demandas de empresas ou de outras Instituições de Ensino, quando acordado entre as partes.



Laboratório de Alimentos de Origem Vegetal

Nas aulas práticas de Tecnologia de Alimentos de Origem Vegetal é realizado o processamento de geleias e doces em massa e conservas vegetais. Possui vidrarias de laboratórios, pHmetro e refratômetro para análises de controle de processo. É utilizado pelos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Gastronomia, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica e cursos de Pós-Graduação em Alimentos, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas, e por projetos de Iniciação Científica e de Extensão.



Laboratório de Processamento de Alimentos de Origem Animal

Nas aulas práticas de Tecnologia de Alimentos de Origem Animal é realizado o processamento de iogurte, queijo, linguiça, salsicha, bacon, reestruturados e hambúrguer. É utilizado nos componentes Tecnologia de Carnes, Tecnologia de Laticínios, Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos e para os projetos de Iniciação Científica e de Extensão Universitária. Em geral, atende aos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Gastronomia, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica, além dos cursos de Pós-Graduação em Alimentos, Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas.



Laboratório de Avaliação da Bioatividade e Toxicologia de Nanomateriais (LABITON)

Laboratório equipado para realização de análises que envolvam microbiologia, culturas celulares e análises genéticas moleculares. O espaço de 80m2 é subdividido em quatro compartimentos. São desenvolvidos trabalhos com biossíntese de nanopartículas metálicas, principalmente para aplicação agrícola, com realização da síntese e análise toxicológica. Possui parceria com laboratórios de outras universidades do Brasil e exterior para análises in vitro de novos nanomateriais.



Laboratório de Análise Sensorial de Alimentos

Equipado com sete cabines individuais, sendo uma para cadeirante, sala para avaliação em grupo e treinamento de julgadores e sala de preparação equipada. Em geral, é utilizado pelos cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia Química, Gastronomia, Nutrição, Farmácia, Medicina Veterinária e Engenharia Agronômica, pelos cursos de Pós-Graduação em Alimentos e pelo Mestrado e Doutorado em Ciências Farmacêuticas. Também atende projetos de Iniciação Científica e de Extensão em parcerias com empresas da região.



Laboratório de Informática (BLE02, BLE09, BLE10)

Laboratórios utilizados principalmente pelos cursos de Engenharia, equipados com computadores modernos que oferecem ferramentas para o desenvovimento pleno das atividades.

Hospital Veterinário Universitário




Animais de Pequeno Porte

Casa 01: Ambiente composto por ambulatórios, salas de aulas, laboratórios e centros cirúrgicos, onde são realizadas aula teóricas, práticas e atendimentos clínico, cirúrgico e de diagnóstico por imagem. O local oferece infraestrutura completa com os equipamentos mais modernos, onde os alunos realizam aulas e treinamentos para um aprendizado prático. Participando da rotina do hospital, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário.

Casa 02: Laboratório multidisciplinar para realização de aulas práticas de Técnica Cirúrgica e Clínica Cirúrgica de animais de pequenos, médio e grande portes.

Casa 03: Ambiente composto por câmara fria, freezers e equipamentos necessários para realização de atividade de patologia animal.



Animais de Grande Porte

Ambiente preparado para atendimento e internação de animais de médio e grande porte. Conta com baias, centro de atendimento clínico e um amplo centro cirúrgico, para a realização de aulas práticas, atendimentos clínico e cirúrgico e de diagnóstico por imagem. Conta com infraestrutura completa, onde os alunos fazem treinamentos para um aprendizado prático. Participando da rotina do hospital, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia de um médico veterinário.



Casa Sede / Casarão




Laboratório de Física Nuclear Aplicada da Uniso

Criado em 1997, é um laboratório de pesquisa usado preferencialmente por alunos engajados em projetos de Iniciação Científica e por alunos dos Programas de Pós-Graduação da Uniso. Dentre as pesquisas desenvolvidas neste espaço, destacam-se as análises não destrutivas de materiais, usando-se a técnica da Tomografia Computadorizada e análise dos constituintes elementares da matéria, por meio da técnica da Fluorescência por Raios-X.



Laboratório de Microbiologia Industrial e Processos Fermentativos (LAMINFE)

Iniciou suas atividades com dois projetos de pesquisa aprovados pela FAPESP, inseridos nos Programas de Pós-Graduação em Processos Tecnológicos e Ambientais e em Ciências Farmacêuticas. O Laboratório desenvolve pesquisas sobre a produção, purificação e aplicação de bioprodutos de origem microbiana, como a produção de nanocelulose bacteriana, biopolímero que vem sendo utilizado em diversas aplicações biotecnológicas, ambientais, alimentícias e farmacêuticas.



Laboratório de Pesquisa Toxicológica (LAPETOX)

Compreende a unidade de Ensaios Biológicos para Segurança de Medicamentos e o Biotério de Experimentação Animal, abrangendo uma área total de aproximadamente 205,20m2. Objetiva desenvolver ensaios de toxicidade pré-clínica in vitro e in vivo. Foi construído e equipado inicialmente com apoio da FINEP e atualmente abriga projetos coordenados por docentes dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas e em Processos Tecnológicos e Ambientais, financiados pela FAPESP e CNPq.


Centro de Estudos e Práticas Agrícolas/ CEPagri


Possui 1,5 hectare destinado ao cultivo de espécies de importância agronômica e veterinária. É formado por:


Galpão da Agronomia: Auxilia no preparo de aulas práticas do Curso e também é usado pelos componente Máquinas, Implementos Agrícolas e Mecanização.


Fazenda Escola: Utilizada para atividades práticas de Agronomia, com cerca de 180 mil m2, destinada à criação de animais de produção. Nesse local, os alunos podem praticar as atividades relacionadas aos componentes Zootecnia de Ruminantes e Forragicultura.


Laboratório Multiuso: O Laboratório Multifuncional de Técnicas e Aplicações Ambientais está estruturado com alto padrão de tecnologia e instrumental didático. Permite a realização de experimentos simples, com matérias de baixo custo, bem como experimentos mais elaborados, atendendo a diversos cursos da Uniso. Pode ser utilizado também para experimentação científica.



Laboratório de Botânica: Inclui os laboratórios de Manipulação de Plantas e de Sementes, para germinação, com três ambientes de luz: contínua, gradiente de fotoequilíbrio e fotoperíodo. Possui câmara de armazenagem de sementes, escritório, duas salas de apoio, galpão para manipulação, beneficiamento e secagem de sementes, e estufas agrícolas para o cultivo de nativas e experimentos práticos.



Parque Tecnológico de Sorocaba




Laboratório de Biomateriais e Nanotecnologia (LaBNUS)

Localizado no Parque Tecnológico de Sorocaba, desenvolve atividades de pesquisa e ensino nos aspectos básicos, estratégicos e aplicados relacionados à área de Ciências Farmacêuticas e de Processos Tecnológicos e Ambientais, com ênfase em Avaliação de Substâncias Bioativas, Desenvolvimento e Avaliação de Sistemas Biomiméticos, Desenvolvimento e Avalição de Polímeros obtidos de resíduos da indústria de vinhos e suco de uva; Caracterização e avaliação de Polissacarídeos obtidos de alga marinha (Ulva Lactucca), produção, fabricação, avaliação e estudos de transposição de escala para produção de comprimidos.

Além das pesquisas diretamente relacionadas às linhas de investigação, atende outros pesquisadores da Uniso e de outras instituições do país.







Câmpus Trujillo




Laboratório de Pedagogia (Oficina Pedagógica)

Conta com material didático-pedagógico, com o objetivo de priorizar as ações teórico-práticas dos componentes curriculares do Curso. Há também biblioteca com livros infantis, didáticos e para alunos e professores. No mesmo espaço funciona a Brinquedoteca, com fantoches, jogos, caixas de histórias, material de Ciências e outros. A Brinquedoteca também é itinerante - os alunos levam as caixas às escolas em que trabalham ou realizam estágios.



Laboratório de Línguas

Possui monitoria, com bolsista do curso de Letras Português e Inglês, que atende, de segunda a sábado, alunos e comunidade em geral. Conta com computadores, lousa, armários, mesas, cadeiras, um baú e uma casa para apresentação de teatro de fantoche. É utilizado para as atividades de grupo de estudo, organização de eventos, reuniões discentes, confecção de materiais pedagógicos para aulas, troca de livros e aulas práticas.



Centro de Documentação e Pesquisa "Professor Sérgio Buarque de Holanda"

Foi criado em 2011 para estimular o desenvolvimento de pesquisas científicas e proporcionar a infraestrutura adequada para os professores desenvolverem aulas práticas com a utilização de documentos históricos. Seu conjunto de acervos é composto por uma pequena biblioteca, uma série documental sobre a história da Universidade de Sorocaba, uma série documental proveniente da hemeroteca desativada da Uniso, e, principalmente, pelo arquivo de Material apreendido do projeto Brasil: Nunca Mais (BNM).



Laboratório de Informática (Bloco D-03, Bloco D-29 e Bloco D- Sala 30)

Três laboratórios de informática de uso geral, todos equipados com computadores modernos, utilizados pelos alunos do Colégio Dom Aguirre e da Uniso.

Os laboratórios estão localizados no Prédio D com máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. No subsolo da Biblioteca e no pavimento superior também são disponibilizadas máquinas, destinadas aos alunos que frequentam esse espaço.

Câmpus Seminário




Laboratório de Informática (Sala SEM-016)

Laboratório equipado com 30 computadores, utilizado principalmente pelos cursos da Universidade da Terceira Idade.