Home 9 Graduação 9 Presencial 9 Jornalismo
A partir de:
R$ 962,10
Duração
8 Semestres
Período
Manhã / Noite

Jornalismo

Ciências Sociais Aplicadas | Bacharelado
Vestibular graduação presencial - Clique aqui e inscreva-se!

APRESENTAÇÃO
DO CURSO

MENSALIDADE E
OUTRAS INFORMAÇÕES

MATRIZ
CURRICULAR

CORPO
DOCENTE

Apresentação

Objetivo geral Tradicional em Sorocaba e região, o curso de graduação em Jornalismo da Uniso vem formando profissionais da Comunicação desde 1995. Desde então, o grande diferencial é a matriz curricular mista, que prevê tanto a formação crítica amparada pelas Humanidades quanto à técnica, voltada a um mercado em constante atualização.

Com um corpo docente de mestres e doutores, com ampla experiência em suas respectivas áreas de atuação, o Curso oferece componentes curriculares práticos desde os primeiros semestres, contando com um complexo de laboratórios de comunicação equiparáveis ao que se tem de melhor no mercado.

Objetivos específicos - Matriz curricular mista, integrando o aprendizado técnico às Humanidades;
- Complexo de laboratórios totalmente equipados (TV, rádio e redação informatizada), com técnicos disponíveis para o suporte a atividades acadêmicas;
- Oportunidades de produção em ambiente real, seja em aula ou por meio de diversas atividades de extensão (diretamente relacionadas ao Jornalismo e/ou transdisciplinares), amparadas por metodologias ativas de ensino;
- Relacionamento com os Programas de Pós-Graduação da Uniso, especialmente em Comunicação e Cultura, de modo a ampliar as oportunidades na área da pesquisa.

Campo de atuaçãoA habilitação em Jornalismo forma profissionais capacitados a atuar em diversas áreas da Comunicação: jornais e revistas, emissoras de rádio e TV, agências e editoras, organizações públicas e privadas. Mais do que isso, contudo, forma profissionais capacitados a pensar criticamente sobre os fenômenos midiáticos, de modo a atuar em mídias que ainda estão por vir, criando agentes de mudança na sociedade.

O jornalista formado pela Uniso não é um técnico, tampouco está limitado por uma visão puramente mercadológica. O nosso egresso é um profissional crítico e generalista, capacitado a atuar no mercado e/ou a avançar em sua formação acadêmica, e pronto para ser vanguarda nas novas práticas emergentes no âmbito da Comunicação.

Base Legal
  • Início de Funcionamento: 06/03/1995.
  • Autorização: Resolução Consu nº 004/1994, publicada em 07/12/1994.
  • Reconhecimento: Portaria nº 563/99, publicada no Diário Oficial da União em 24/03/1999.
  • Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº. 948/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 31/08/2021.


Laboratórios utilizados

O Laboratório de Fotografia atende aos requisitos técnicos profissionais, com toda infraestrutura necessária para o aluno, nas aulas práticas, experimentar o ambiente profissional. Possui iluminação, flash, fundo panorâmico e possibilidade de chroma-key. Os alunos também têm à disposição para empréstimo máquinas profissionais Nikon e Canon de última geração. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


O estúdio produz documentários, podcasts, comerciais, jingles e vinheta, além de contar com uma Rádio Web que veicula as produções dos alunos. Esse laboratório é profissional, utilizando equipamentos Broadcast com console BBTECH de 12 canais idênticos aos usados em estúdios de rádio, microfones Eletrovoice RE20, Softwares Vegas e Sound Forge, que atendem aos requisitos técnicos das aulas práticas. Há dois estúdios e uma cabine de locução comum, revestidos acusticamente, para captação de vozes. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Laboratório destinado às aulas práticas, com produção de telejornais, boletins, documentários e outros projetos, permitindo ao aluno a vivência em um ambiente profissional, juntando a teoria e prática em um único espaço. O estúdio de TV atende aos requisitos técnicos, comparado às grandes emissoras de televisão. Possui estúdio panorâmico e chroma-key com acústica, três câmeras Panasonic profissionais, as mesmas usadas nas últimas olimpíadas, sistema Broadcast de mesa de corte Tricaster e três ilhas de edição com softwares ADOBE. Além disso, há funcionários que atuam na área e dão apoio nas atividades.

Acesse o vídeo clicando aqui.


foto laboratório


Trabalho de Conclusão de Curso

Clique para conferir

Mensalidades e Outras Informações

Mensalidade Valor Observações
Mensalidade com Creduniso 962,10 Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso.
O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital
Mensalidade de curso matutino 962,10 Mensalidade vigente nos 4 (quatro) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2026, na matriz curricular 2026, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.
Mensalidade 1º LOTE
Inscrições: 20/10 a 08/12/25
Matrículas: Até o dia 09/12/25
1.346,94 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 09/12/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 20/10 a 08/12/25.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2026, na matriz curricular 2026, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade 2º LOTE
Inscrições: 09/12/25 a 29/01/26
Matrículas: De 10/12/25 a 30/01/26
1.539,36 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 30/01/26, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 09/12/25 a 29/01/26.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2026, na matriz curricular 2026, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade 3º LOTE
Inscrições: 30/01 a 19/02/26
Matrículas: 31/01 a 20/02/26
1.731,78 Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 20/02/26, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 30/01 a 19/02/26.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2026, na matriz curricular 2026, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital
Mensalidade 4º LOTE (valor integral)
Inscrições:20/02 a 02/03/26
Matrículas: até 04/03/26
1.924,20 Mensalidade (valor integral) para matrículas realizadas até 04/03/26, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios.
O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 20/02 a 02/03/26.
Valor referente à mensalidade para ingressantes no 1º semestre de 2026, na matriz curricular 2026, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital.

Outros benefícios*

Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)

Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.

*Acesse o edital do vestibular 2026/01

Vestibular online, inscreva-se!

Critérios de Avaliação

Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.

Clique para conferir

Requisitos

Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.

Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal; sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.

Clique para conferir

Avaliação MEC

Clique para conferir

Matriz Curricular

Selecione um módulo para exibição das disciplinas.



*em horas/aula

Matriz Curricular sujeita a alterações.


Observações:

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.

3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.

4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.

2. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.

Corpo Docente

Professor Componente Curricular Titulação Tempo de Casa
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVA CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre 11 anos
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVA CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre 11 anos
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 13 anos
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 13 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 14 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 14 anos
JOSE FERREIRA DA SILVA NETO FOTOJORNALISMO Mestre 15 anos
JOSE FERREIRA DA SILVA NETO FOTOJORNALISMO Mestre 15 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre 1 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre 1 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR: MÍDIA SONORA EM JORNALISMO Mestre 1 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO PROJETO INTEGRADOR: MÍDIA SONORA EM JORNALISMO Mestre 1 anos
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMES AGENCIA UNIVERSITÁRIA DE NOTÍCIAS DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÃO Mestre 13 anos
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMES ASSESSORIA DE IMPRENSA Mestre 13 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre 1 anos
LUISE MARIANO BERTOLINO CENÁRIOS MIDIÁTICOS REGIONAIS Mestre 1 anos
EDSEL PAMPLONA DIEBE CIÊNCIAS SOCIAIS: ANTROPOLOGIA E SOCIOLOGIA Doutor Um ano
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 13 anos
VANESSA GURGEL GONZALES CORREA DIREITO DA COMUNICAÇÃO Doutor 13 anos
MARA FERREIRA ROVIDA ÉTICA EM JORNALISMO Doutor 9 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 14 anos
TARCYANIE CAJUEIRO SANTOS FILOSOFIA E ÉTICA Doutor 14 anos
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMES FOTOJORNALISMO Mestre 13 anos
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMES FOTOJORNALISMO Mestre 13 anos
MERCIA SEGALA BRUNS INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE Mestre 14 anos
RANIERI VICENTE DA COSTA JORNALISMO DE DADOS Mestre Um ano
GEORGIA DE MATTOS MAIA JORNALISMO ESPECIALIZADO Doutor Um ano
MONICA CRISTINA RIBEIRO GOMES JORNALISMO REGIONAL Mestre 13 anos
RANIERI VICENTE DA COSTA LINGUAGEM JORNALÍSTICA Mestre Um ano
MERCIA SEGALA BRUNS MARKETING E COMUNICAÇÃO Mestre 14 anos
BIANCA DIDONI PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre 1 anos
BIANCA DIDONI PRODUÇÃO EM RÁDIO Mestre 1 anos
JOSE FERREIRA DA SILVA NETO PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA Mestre 15 anos
DANIELE DE OLIVEIRA GARCIA PRODUÇÃO GRÁFICA Doutor 8 anos
RANIERI VICENTE DA COSTA PROJETO INTEGRADOR: MÍDIA SONORA EM JORNALISMO Mestre Um ano
RANIERI VICENTE DA COSTA PROJETO INTEGRADOR: MÍDIA SONORA EM JORNALISMO Mestre Um ano
RANIERI VICENTE DA COSTA PROJETO INTEGRADOR: CRIATIVIDADE EM JORNALISMO Mestre Um ano
MARA FERREIRA ROVIDA PROJETO INTEGRADOR: PODCAST COMUNITÁRIO Doutor 9 anos
MARA FERREIRA ROVIDA PROJETO INTERDISCIPLINAR: RADIOJORNALISMO Doutor 9 anos
BIANCA DIDONI PROJETO INTERDISCIPLINAR: TELEJORNALISMO Mestre 1 anos
GEORGIA DE MATTOS MAIA TEORIAS DO JORNALISMO Doutor Um ano
GEORGIA DE MATTOS MAIA TRABALHO PRÁTICO DE GRADUAÇÃO Doutor Um ano
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVA ATIVIDADES COMPLEMENTARES EM JORNALISMO Mestre 11 anos
EVENIZE DE CASSIA BATISTA MARQUES DA SILVA ESTáGIO SUPERVISIONADO EM JORNALISMO Mestre 11 anos
MIRIAM CRISTINA CARLOS SILVA LÍNGUA INSTRUMENTAL: ESPANHOL NO JORNALISMO Doutor 19 anos

FALE COM O COORDENADOR

Ao submeter este formulário, você receberá uma mensagem de confirmação de envio por e-mail, no endereço fornecido no campo "Seu E-mail".