Apresentação
Objetivos específicos - Orientar o graduando para construir sua identidade profissional, com competência e ética, de forma que o capacite a atuar nos diferentes cenários da prática profissional;
- Proporcionar educação integral para o trabalho multidisciplinar e intersetorial em engenharia e computação;
- Formar profissionais que possam contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico de Sorocaba e região;
- Formar profissionais conscientes de seu papel na sociedade e conhecedores dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, e também prestar serviços especializados à comunidade;
- Incentivar o discente no trabalho de pesquisa e investigação científica, visando ao desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura.
Campo de atuação - O Engenheiro de Computação é um profissional de formação generalista, que atua na informática industrial e de redes industriais, sistemas de informação aplicados à engenharia, sistemas de computação e computação embarcada.
- Especifica, desenvolve, implementa, adapta, industrializa, instala e mantém sistemas computacionais, bem como perfaz a integração de recursos físicos e lógicos necessários para o atendimento das necessidades informacionais, computacionais e da automação de organizações em geral.
- Projeta, desenvolve e implementa equipamentos e dispositivos computacionais, periféricos e sistemas que integram hardware e software; produz novas máquinas e equipamentos computacionais; desenvolve produtos para serviços de telecomunicações, como os que fazem a interligação entre redes de telefonia. Planeja e implementa redes de computadores e seus componentes, como roteadores e cabeamentos.
- Coordena e supervisiona equipes de trabalho, realiza estudos de viabilidade técnico-econômica, executa e fiscaliza obras e serviços técnicos; e efetua vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.
- Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.
Base LegalInício de Funcionamento: 08/02/2010.
Autorização: Resolução Consu 026/2009, publicada em 25/08/2009.
Reconhecimento: Portaria nº 44/2015, publicada no Diário Oficial da União em 23/01/2015.
Renovação de Reconhecimento: Portaria SERES nº 110/2021, publicada no Diário Oficial da União, em 05/02/2021
Laboratórios utilizados
Instalado em um espaço de 100 m², conta com 6 bancadas com computadores e softwares específicos para automação e controle. Também possui 6 bancadas específicas para o desenvolvimento de sistemas pneumáticos e 2 bancadas para o desenvolvimento de sistemas hidráulicos. Uma estação da FESTO Didatic para a simulação real de uma linha de produção industrial, com vários sensores e atuadores, e contendo um Robô Mitsubishi para manipulação de ferramentas, peças e produtos. Possui kits da National Instruments baseados em Labview para experimentos na área de Instrumentação e Controle de Processos.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Os Laboratórios de Desenho Técnico estão instalados em duas salas do Bloco E, com 60 m² cada, equipados com mesas de desenho, régua deslizante e acessórios. São utilizados para atividades do curso de Engenharia Civil.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Possibilita a integração entre o ensino, a pesquisa e a extensão, no curso de Matemática. Promove a busca constante de maneiras diferenciadas que viabilizem e facilitem o processo ensino aprendizagem, tais como: utilização de jogos, softwares e figuras geométricas, o que torna este Laboratório fundamental para a formação dos alunos. As atividades desenvolvidas no LEM também privilegiam a elaboração de materiais manipulativos e outros materiais disponibilizados no mercado, o estudo de situações-problema e as respectivas aplicações no desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Instalado em um espaço de 100 m² com 10 bancadas equipadas com computadores em rede e painel para experiências de circuitos eletroeletrônicos e de instalações elétricas, possui softwares específicos para simulações de circuitos elétricos/eletrônicos. Além disso, conta com kits para eletrônica digital, eletrônica analógica, microcontroladores e sistemas digitais, ensaios para motores elétricos, osciloscópios, multímetros, terrômetro, transformadores e componentes eletroeletrônicos diversos. Fazem parte também do laboratório 4 AGVs (Veículos autoguiados) programáveis para experimentações e projetos.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Os Laboratórios de Física (básica, avançada e de instrumentação) estão estruturados com alto padrão de tecnologia e instrumental didático, possibilitando a criação de condições para a aprendizagem dos alunos. Contam com infraestrutura necessária para aulas práticas, abrangendo as diferentes áreas da Física, como: mecânica clássica, termodinâmica, fluídos, eletrostática, eletrodinâmica, magnetismo, óptica e física moderna. No laboratório é possível realizar estudos fenomenológicos e experimentos simples, utilizando materiais de baixo custo, além de experimentos mais elaborados. A estrutura dos laboratórios permite o desenvolvimento de projetos didáticos e tecnológicos.
Acesse o vídeo clicando aqui.

O prédio contempla 15 laboratórios de informática de uso geral, utilizados por vários cursos na Instituição que oferecem ferramentas para o desenvolvimento pleno das atividades. Todos laboratórios possuem ar condicionado e máquinas que atendem aos requisitos dos cursos ministrados. O laboratório destinado ao curso de Jogos digitais possui computadores equipados com softwares para programação, design, modelagem tridimensional, animação e produção multimídia, mesas digitalizadoras para desenho/pintura digital e sensores infravermelho para captura e detecção de movimento. Propicia práticas de componentes curriculares voltados ao aprendizado aplicado na produção de protótipos e jogos digitais experimentais.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Operações Unitárias: O laboratório conta com conjuntos pilotos dos principais equipamentos utilizados na indústria química, em vidro ou plástico transparente para melhor visualização dos experimentos, tais como: colunas de destilação com diferentes empacotamentos, colunas de filtração a vácuo, colunas de adsorção (carvão ativo, vidro, etc), reatores químicos e trocadores de calor (tubular e placas). Esses equipamentos simulam processos industriais para fabricação de ácidos, bases, produtos orgânicos, efluentes industriais (contaminantes químicos), plásticos, biocombustíveis etc. Fenômenos de Transporte: Os equipamentos são para estudo do transporte de massa, transporte de calor e da mecânica dos fluidos. Os fluidos estudados são os gases e líquidos, que se comportam de forma diferente quando expostos a variações de temperatura e pressão. Os aparelhos de medição de viscosidade, temperatura e pressão são utilizados para avaliar o comportamento do fluido.
Acesse o vídeo clicando aqui.

A finalidade deste laboratório é prioritariamente dar suporte às disciplinas laboratoriais de execução de projetos no curso de Design. Envolve atividades de modelagem, prototipagem, confecção de maquetes, cenários e uso de materiais para o desenvolvimento de uma ampla gama de projetos; além de atividades e projetos de extensão desenvolvidas pelo curso. É equipado com serra de fita, serra de bancada, lixadeira de cinta, tico-tico, furadeira, martelos, serrotes, réguas, trenas, esquadros, entre outras ferramentas comuns de marcenaria.
Acesse o vídeo clicando aqui.

Laboratório de inovação e criação no qual o aluno e o professor têm autonomia para desenvolver projetos e ampliar os seus conhecimentos, visando também à integração de todos os componentes curriculares da Universidade. O intuito é inserir os participantes dentro do universo da cultura maker, ou seja, permitir que coloquem a mão na massa e desenvolvam seus projetos. Aberto também à comunidade. O espaço oferece atividades como workshops, treinamentos e oficinas com estrutura de áudio e vídeo para demonstrações. A estrutura contempla máquinas e equipamentos modernos e intuitivos, como: máquinas de corte a laser, impressoras 3D, Router, centro de usinagem e torno cnc, injetora, extrusora, termoformagem a vácuo, estufas, softwares de projetos para manufatura e criatividade. O Sthemda conta com colaboradores especializados e estagiários multidisciplinares.
Mensalidades e Outras Informações
Mensalidade | Valor | Observações |
---|---|---|
Mensalidade com Creduniso | 964,30 | Programa de financiamento estudantil da Uniso que permite ao aluno pagar metade do valor da mensalidade durante o curso, deixando a outra metade para ser quitada após a conclusão. O valor financiado é calculado com base na mensalidade integral vigente do curso. O Creduniso não é cumulativo com outros financiamentos nem é aplicável às mensalidades de cursos matutinos, aos lotes ou a bolsas de estudo Consulte o edital |
Mensalidade de curso matutino | 964,30 | Mensalidade vigente nos 5 (cinco) primeiros semestres letivos, de acordo com o edital do processo seletivo. Após este período, a transferência é automática para o turno da noite, com valor integral da mensalidade vigente. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital. |
Mensalidade 1º LOTE Inscrições: 19/05 a 26/06/25 Matrículas: Até o dia 27/06/25 |
1.253,59 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 27/06/25, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 19/05 a 26/06/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade 2º LOTE Inscrições: 27/06 a 31/07/25 Matrículas: De 28/06 a 31/07/25 |
1.446,45 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 31/07/2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de de 27/06 a 31/07/25. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade 3º LOTE Inscrições: 01/08 a 29/08/2025 Matrículas: De 01/08 a 05/09/2025 |
1.735,74 | Mensalidade exclusiva para matrículas realizadas até 05/09/2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei), não cumulativa com outros benefícios. O período de inscrições para esta categoria do processo seletivo é de 01/08 a 29/08/2025. Valor referente à mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, e válido até a data de vencimento do boleto. Consulte o edital |
Mensalidade com preço cheio | 1.928,60 | Mensalidade para ingressantes no 2º semestre de 2025, na matriz curricular 2025, válida para o curso todo (com reajuste anual, na forma da lei). Consulte o edital. |
Outros benefícios*
Egressos (30%)
Fidelidade (20% ou 10%)
Família (10%)
Simultâneo (10%)
Consulte Portaria de Benefícios *Os benefícios não são cumulativos.
*Acesse o edital do vestibular 2025/02
Vestibular online, inscreva-se!Critérios de Avaliação
Regulamento Acadêmico da Universidade de Sorocaba
Capítulo V da Frequência e das Notas
Art. 38. Para ser aprovado, o aluno de cursos de graduação deverá ter, no mínimo, 75% de frequência do total da carga horária de cada componente curricular, bem como ter, no mínimo, nota 6,0 (seis), numa escala de 0,0 (zero) a 10,0 (dez), com intervalo de 0,5 (meio) ponto.
Requisitos
Regimento da Universidade de Sorocaba
Seção II
Do Ingresso nos Cursos e nos Componentes Curriculares de Graduação
Art. 34. Os cursos de graduação são abertos a candidatos que tenham concluído o ensino médio ou equivalente.
Parágrafo único. O ingresso nos cursos de graduação se dará:
por processo seletivo ou por outra forma legal;
sem processo seletivo, para candidatos portadores de diploma registrado de curso de graduação, na existência de vagas remanescentes.
Avaliação MEC
Clique para conferirMatriz Curricular
*em horas/aula
Matriz Curricular sujeita a alterações.
Observações:
1. Os componentes curriculares acima elencados seguirão um Plano de Estudos Aconselhado pela Uniso, existente no Projeto Pedagógico do Curso.
2. Em conformidade com o § 2º do art. 3º do Decreto nº 5.626/2005, os alunos poderão cursar, também, o componente curricular Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS (2 créditos/40 horas-aula), como “componente curricular optativo”.
3. Componentes Curriculares “Vida & Carreira” - É um Programa que será constituído de uma relação de componentes curriculares que serão disponibilizados a cada período letivo, e poderão ser escolhidos pelos próprios estudantes, garantindo sua ndependência e autonomia no processo formativo.
4. Os componentes curriculares eletivos poderão ser cursados em qualquer curso da Universidade, de acordo com a escolha feita pelo aluno, dentre os componentes curriculares ofertados na Uniso, no período.
FALE COM O COORDENADOR
Ao submeter este formulário, você receberá uma mensagem de confirmação de envio por e-mail, no endereço fornecido no campo "Seu E-mail".